Pesquisar No Site
FLIC recebe mais de 7 mil visitantes e encerra programação no sábado com artistas mirins
FLIC recebe mais de 7 mil visitantes e encerra programação no sábado com artistas mirins
A 13ª Feira Literária de Caraguatatuba foi aberta oficialmente na quinta-feira (19/10) e está em seu segundo dia de evento. Até às 14h desta sexta-feira (20), mais de 7 mil visitantes já circularam pelo local.
O evento, realizado na Praça da Cultura, centro de Caraguatatuba, conta com estandes de todas as escolas, onde estão expostas as produções feitas pelos próprios estudantes.
Neste ano, a FLIC terá três autores homenageados: André Neves (Educação Infantil), Lygia Bojunga (Ensino Fundamental I – Anos Iniciais) e Conceição Evaristo (Ensino Fundamental II – Anos Finais e Educação de Jovens e Adultos).
É no palco central que acontecem as apresentações de peças teatrais, poemas, danças e musicais com temáticas inspiradas em obras dos autores homenageados.
A FLIC é um dos eventos mais aguardados de Caraguatatuba e, este ano, trouxe diversas novidades. Com uma estrutura grandiosa e opções de atividades para todos os gostos, as crianças demonstraram muita empolgação.
As alunas Julia Araújo Freire Vieira, Lara Silva Dias e Patrícia Fortuna, da EMEI/EMEF Prof.ª Antonia Ribeiro da Silva, contaram que se divertiram muito. Lara ainda disse que ficou surpresa com a estrutura do local. “A feira é muito maior do que eu esperava e tem muitas coisas para fazer. Eu estou me divertindo muito com tudo que tem para descobrir aqui”.
A aluna Patrícia também concordou, acrescentando que não há como ficar parada diante de tantas opções. “São tantas coisas para ver que a gente não fica entediada, o evento está muito legal mesmo”.
O evento oferece uma série de atividades, desde o cantinho da leitura até amostras de projetos desenvolvidos nas unidades de ensino, como o “Bombeiro na Escola” e a horta educativa.
Além disso, ainda tem mais atividades para acontecer até amanhã. O cronograma inclui os campeonatos escolares, como o II GEOGAME e a Mostra de Robótica, além de gincanas, vivências com personagens, oficinas, painéis interativos, rodas de leitura, conversas, aulas de música e de línguas, debates, bem como momentos com os escritores locais e a presença de youtubers.
A FLIC também foi planejada para que os pais se divirtam junto com os filhos. Giovana Soeiro, que visitou a FLIC nesta sexta-feira, comentou que o evento está surpreendente. “Já participei em outros anos, mas este ano está especial. A feira está bem completa, cheia de opções lúdicas para as crianças”.
O aluno da EMEF Prof.º Jorge Passos, Brayan Salviano, aproveitou ao máximo as atividades da FLIC e explorou todas as opções disponíveis. Sua primeira experiência na feira foi muito animadora. “Eu ainda não consegui ver tudo, mas está muito legal, tem muita coisa pra fazer por aqui”, disse.
Além das escolas da rede pública de ensino, também houve a participação de colégios particulares, que foram prestigiar.
A feira não apenas entretém, mas também busca despertar talentos e incentivar o interesse pela leitura entre os alunos. Um exemplo notável é Bianca Barkett, de apenas 15 anos, aluna da EMEF Prof. Auracy Mansano, que já escreveu e publicou seu primeiro livro intitulado “Aventuras de uma Adolescente”.
A 13ª Feira Literária de Caraguatatuba segue até o próximo sábado (21/10), sempre das 9h30 às 20h na Praça da Cultura. O evento conta ainda com Praça de Alimentação e espaço para troca de livros de Literatura.
Um dos destaques da feira esse ano é a presença dos artistas mirins da novela “A Infância de Romeu e Julieta”. Eles estarão na FLIC no sábado (21/10), a partir das 18h.
As crianças poderão conversar com Barbara Cruz, que faz a personagem Rosalina; Miguel Ângelo, que faz o personagem Romeu; Zaira Harue, que faz a personagem Trapaça; e Miguel Trajano, que faz o personagem Chilique.
Confira a programação da FLIC:
Sábado (21/10)
9h40: Apresentação “Sonhos e inspirações” (André Neves) – EMEI/EMEF Benedito Inácio Soares
9h50: Apresentação “Chuva de sonhos” (André Neves) – EMEI/EMEF Benedito Inácio Soares
10h: Apresentação “A Lagarta Comilona” (André Neves) – CEI Profª Aparecida Maria Pires de Menezes
10h15: Apresentação “Olhos D’Água” (Conceição Evaristo) – EMEF Prof. Luiz Silvar do Prado
10h30: Apresentação “Entre nuvens da alegria” – CEI Regina Célia Chapira Blaustein
10h45: Apresentação “Sonhar” (André Neves) – EMEI/EMEF Masako Sone
11h15: Apresentação “Voa, voa passarinho” (André Neves) – CEI Regina Célia Chapira Blaustein
11h30: Apresentação “Conversas no sofá estampado” (Lygia Bojunga) – EMEF Profª Maria Thereza de Souza Castro
11h45: Apresentação “Os animais da floresta” (André Neves) – CEI/EMEI Profª Josiane Aparecida Ramos
12h: Apresentação “Jéssika Duarte” – E-Brasil
12h30: Apresentação “Poemas diversos” – EMEF Prof. Antônio de Freitas Avelar
12h45: Apresentação “Memórias, histórias e construção” – EMEF Prof. Euclydes Ferreira
13h – Mostra de Robótica – Auditório
13h05: Apresentação “Carnaval” (Lygia Bojunga) – EMEF Prof. Oswaldo Ferreira
13h30: Reviews de Games com Daniel e André Ferreira da Silva (Youtubers)
13h50: Apresentação “Lagarta Cominola” – CEI Profª Honorina Pacheco Corrêa
14h: Apresentação “O caso da lagarta que tomou chá de sumiço” (André Neves) – CEI/EMEI Prof. Francisco Assis de Carvalho
14h10: Apresentação “Lá fora” (André Neves) – CEI/EMEI Prof. Francisco Assis de Carvalho
14h25: Apresentação “Casulos” (André Neves) – EMEF Yasutada Nasu
14h40: Apresentação “Metamorfose Borboleta” (André Neves) – EMI/EMEF Pedro João de Oliveira
14h55: Apresentação “Amizade” (André Neves) – CIEFI Profª Antônia Ribeiro da Silva
15h10: Apresentação “Os colegas” (Lygia Bojunga) – CIEFI Profª Antônia Ribeiro da Silva
15h20: Apresentação “Margarida” (André Neves) – CEI Profª Elisa Butschkau
15h30: Apresentação “A casa da madrinha” (Lygia Bojunga) – EMEF Maria Aparecida Ujio
15h45: Apresentação “Becos da Memória” – EMEF Profª Antônia Antunes Arouca
16h: Apresentação “Temáticas gerais das obras da autora Conceição Evaristo” – EMEF Profª Antônia Antunes Arouca
16h10: Apresentação “Meio Ambiente: a gargalhada da Dona Ecologia” – EMEI/EMEF Bernardo Ferreira Louzada
16h20: Apresentação “Margarida” (André Neves) – CEI João Lino da Cruz
16h35: Apresentação “Casulos” (André Neves) – CEI Profª Santina Nardi Marques
16h50: Apresentação “Lá no mar” (Lygia Bojunga) – EMEF Prof. Jorge Passos
17h: Apresentação “As invenções de Malvina” (André Neves) – CEI/EMEI Profª Maria Eugênia Aranha Chodounsky
18h: Bate-papo com artistas mirins de “A Infância de Romeu e Julieta”
Veja Também Recentes
Pesquisa prevê que taxa de ocupação da rede hoteleira de Caraguatatuba chegue a 89,7% de hoje até o reveillon
A taxa de ocupação da rede hoteleira de Caraguatatuba deverá atingir o índice de 89,7% entre os dias 27 de dezembro de 2024 e 1º de janeiro de 2025. Em 2023, no mesmo período, a ocupação foi de 88,31%. A pesquisa foi realizada pela Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba
Prefeitura de Caraguatatuba realiza mais de 7 mil atendimentos durante Campanha Novembro Azul
A Campanha Novembro Azul, promovida pela Prefeitura de Caraguatatuba por meio da Secretaria de Saúde, realizou durante o mês de novembro, 7.094 atendimentos voltados à saúde masculina, incluindo 1.266 exames de PSA (Antígeno Prostático Específico), essenciais para o diagnóstico precoce do câncer de próstata. Durante a campanha, as Unidades Básicas
Exposições no MACC apresentam pintura, bordado ativista e fotografia
Fechando o ano de 2024 com muita arte, a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba por meio do Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC) realiza a abertura de três exposições no dia 20 de dezembro, às 18h. As mostras Emaranhadas, do Coletivo Linhas do Mar, Olhares de Ennio
Aplicativo “SOS Caraguá pra Elas” segue prestando pronta assistência às mulheres vítimas de violência
O aplicativo SOS Caraguá Pra Elas, que presta ajuda imediata às mulheres vítimas de violência doméstica do município, foi acionado no dia 18 de novembro e a Guarda Civil Municipal (GCM), por meio do Centro de Operações de Inteligência (COI), conseguiu prender o indivíduo por descumprimento de medida protetiva. A
Parcerias em ações de plantio fortalecem a arborização urbana em Caraguatatuba
A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, em continuidade com o projeto de Arborização Urbana do município, realizou nesse mês diversas ações em parcerias com moradores dos bairros Pontal Santa Marina e Balneário dos Golfinhos. No dia 16/11, um grupo de moradores do bairro Pontal de Santamarina, realizou o