Pesquisar No Site
Fazedores de cultura, de Caraguatatuba, estarão no Revelando SP, apresentando a cultura caiçara
Fazedores de cultura, de Caraguatatuba, estarão no Revelando SP, apresentando a cultura caiçara
Caraguatatuba estará presente no Revelando SP – São José dos Campos, o maior festival de cultura tradicional e economia criativa paulista, que reúne culinária típica, artesanato e diversas manifestações culturais populares. O encontro será de 26 e 29 de outubro, (quinta a domingo) no Parque Roberto Burle Marx (Parque da Cidade). A entrada é gratuita.
O Mestre Pedro Caetano com o projeto Construindo rabecas: Bem imaterial caiçara; Luana Kogus com Artesanato tradicional identitário; Carlo Cury com Cerâmica identitária caiçara; Erica Souza com Artesanato em escamas de peixes e Débora Jacobelli leva culinária caiçara Azul marinho para o Revelando São José dos Campos. Juntos, representam o que Caraguatatuba tem de melhor em cultura tradicional.
O festival leva ao Parque da Cidade 162 participantes, sendo 65 de artesanato, 49 de culinária e 48 de manifestações culturais, com uma amostra do melhor das tradições paulistas.
Além disso, se apresentam no Revelando SP de São José dos Campos alguns dos maiores nomes da música brasileira: Almir Sater abre a programação dia 26, às 19h30, Marcelo Jeneci se apresenta dia 27, às 19h30. As Marcianas cantam dia 28 às 16h e Fernanda Costa às 19h30. A Orquestra Joseense abre a programação do dia 29, às 11h e Renato Teixeira faz o encerramento do festival, às 18h.
Conheça os representantes de Caraguá
Mestre Pedro Caetano
Aprendeu o ofício da produção artesanal da rabeca com o avô. A rabeca é um instrumento artesanal, entalhado em caixeta, é elemento da cultura popular tradicional caiçara, do Fandango Caiçara e Folia de Reis. Considerada bem imaterial, a rabeca, desde sua construção até o uso final como instrumento, incorpora práticas e saberes que expressam os modos de vida da comunidade.
Débora Jacobelli
Caiçara nascida e criada em Caraguatatuba, a pesca está na família por gerações, trazendo consigo a cultura pesqueira e o resgate do fazer caiçara.
Apresenta o prato Azul Marinho, prato típico caiçara feito com peixe cozido com banana nanica verde e servido com pirão. O tanino presente na banana, ao ser liberado durante o cozimento, se associa às proteínas do peixe e forma um composto de tom azulado, dando nome ao prato.
Erica Souza
Artesã, caiçara nata, expositora da FEMAAC – Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba. Desenvolve trabalhos artesanais que retratam a vida à beira mar e a atmosfera praiana, prezando pela sustentabilidade. A principal matéria prima são as escamas de peixes, provenientes da pesca artesanal, que através de técnicas de beneficiamento são transformadas em flores e aplicações. Não utiliza plásticos nas embalagens. Confecciona peças artesanais autorais, afetivas e sustentáveis.
Luana Kogus
Luana Kogus é uma artesã cuja paixão pelas técnicas manuais foi enraizada através da influência de seus pais e avós, também artesãos. Desenvolve o trançado em fibra de coqueiro, passando a ministrar aulas com o objetivo de preservar a tradição do trançado e garantir que essa arte não se perca no tempo. Comprometida em compartilhar sua expertise, busca levar os ensinamentos dessa técnica a outros municípios, difundindo a cultura artesanal e perpetuando a beleza e importância desse saber.
Carlo Cury
Em 2011 descobriu na cerâmica a possibilidade de aprofundar o diálogo do desenho com o tridimensional. Suas peças utilitárias contêm elementos referentes à Serra e Mar, com desenhos exclusivos.
Tem realizado pesquisas sobre cerâmica de povos nativos do Brasil e da América Latina, aprofundando-se na questão de peças sonoras, inclusive pré-colombianas. Em seu Ateliê foi construído o Espaço Hartãt, para exposições do seu acervo de peças indígenas originais que pode ser visitado gratuitamente mediante agendamento pelo telefone (12)98195 0786.
O Revelando SP é promovido pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas. Em São José dos Campos, o festival conta com a correalização da Prefeitura de São José dos Campos e gestão e produção da Associação Paulista Amigos da Arte em parceria com a Fundação Cultural Cassiano Ricardo.
Veja Também Recentes
Câmara finaliza audiências públicas da atualização do Plano de Amortização do Déficit Atuarial do CaraguaPrev
A Câmara Municipal promoveu duas audiências públicas sobre o projeto de lei da alteração parcial do Plano de Amortização do Déficit Atuarial do Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev – Lei Municipal nº 2.348/2017) nas últimas segunda e quinta-feira (4/11 e 31/10), na sede do Legislativo, no Centro.
Prefeitura executa obras de duplicação da Avenida José Geraldo Fernandes no Pegorelli
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Obras Públicas, executa as obras de duplicação da Avenida José Geraldo Fernandes, no bairro do Pegorelli, Região Sul da cidade. As intervenções foram divididas em três trechos. Nos trechos já liberados e desapropriados, a empresa terceirizada executa os serviços, como da
Fundo Social de Caraguatatuba doa mais de 1 tonelada de alimentos à instituição social Restitui
O Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba entregou nesta segunda-feira (11), mais de 1 tonelada de alimentos à instituição social Restitui, dedicada ao acolhimento de pessoas em situação de rua. Os alimentos foram arrecadados por meio de doações solidárias durante um show realizado no último final de semana na cidade.
Novembro em Caraguá é mês de teatro para todo lado: serão 27 espetáculos gratuitos do Litoral Encena e Festival Estudantil
A 15ª Mostra Nacional de Teatro de Rua, Teatro de Bonecos, Circo e Dança de Caraguatatuba começa no dia 21 e o 13º FET dia 25 Caraguá vai respirar teatro neste mês! A 15ª edição do Litoral Encena – Mostra Nacional de Teatro de Rua, Teatro de Bonecos, Circo e Dança de Caraguatatuba,
Futebol Máster 40 Anos: A.E Grêmio/Cirrose e A.F Santa Cruz avançam para as quartas
O sábado (23) foi marcado por grandes emoções no Campeonato de Futebol Máster 40 Anos 2024, com partidas desafiadoras e um verdadeiro espetáculo de gols no campo do Centro Esportivo Municipal (CEMUG). Na primeira partida, a equipe A.E Grêmio/Cirrose enfrentou o C.A Fortaleza e garantiu a vitória com um placar