Pesquisar No Site
Empreenda Já registra mais de 6 mil atendimentos neste ano e é opção de crescimento ao empreendedor de Caraguatatuba

Empreenda Já registra mais de 6 mil atendimentos neste ano e é opção de crescimento ao empreendedor de Caraguatatuba
No Dia do Empreendedor, Caraguatatuba destaca o serviço pioneiro do ‘Empreenda Já, que reúne em apenas em um único local, diversos atendimentos aos empreendedores da cidade.

#PraTodosVerem: Sala do Empreendedor onde um funcionário faz atendimento a uma munícipe (Foto: Divulgação/PMC)
O Empreenda Já foi criado para aproximar o atendimento aos micro e pequenos empresários, facilitando a rotina dos empreendedores. O local abriga o Sebrae, o Banco do Povo e a Sala do Empreendedor, tornando menos burocrático o fluxo de atendimento e dando mais celeridade.
Somente neste ano, desde janeiro, 6.237 atendimentos foram realizados no espaço, sendo 2.728 da Sala do Empreendedor, 2.187 do Sebrae e 1.322 do Banco do Povo e mais 27 palestras.
Cerca de 15 mil pessoas foram capacitadas em cursos de empreendedorismo, como Empreenda Rápido Online e nos cursos técnicos de Inclusão Produtiva em parceria com o Senai, ofertados às famílias atendidas pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania e o Fundo Social de Solidariedade. Além disso, o conceito do empreendedorismo foi levado aos artesãos da cidade, aos bolsistas do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) e aos reeducandos próximos do cumprimento de pena do CDP de Caraguatatuba.
Até o momento, mais de 60 pessoas se especializaram no Programa Super MEI, que objetiva minimizar a estatística de mortalidade empresarial dos novos negócios e fortalecer o empreendedorismo nascente. Além disso, mais de 9 mil alunos da rede municipal passaram pelo projeto Cultura Empreendedora em parceria com a Secretaria de Educação.
A Sala do Empreendedor possibilitou a formalização de 134 microempreendedores (MEI) e 642 declarações de Imposto de Renda Simples.
Já o Banco do Povo registrou até o momento R$ 1.314.936,17 liberações em linhas de crédito e 81 contratos efetivados, para pessoas que querem inovar o seu negócio, aumentando sua produção.
Segundo o gestor do espaço, Cauê Rubio, Caraguatatuba é responsável por quase 50% dos resultados do Sebrae SJC em toda região. “Esse resultado é fruto de um trabalho que fomenta a criação de novos negócios na cidade, além de oferecer oportunidades de fomentar o comércio local”, destaca.
Serviços reunidos
A Sala do Empreendedor oferece suporte no processo de abertura de empresas, regularização, licenciamento e baixa; bem como serviços exclusivos aos Microempreendedores Individuais (MEI). No espaço, é possível obter orientações gerais sobre licenças municipais, padrões sanitários, segurança e lei de zoneamento.
Já o Banco do Povo oferece a menor taxa de juros entre as instituições financeiras do país, a 0,35% ao mês, e R$ 21 mil no teto de liberações, além de créditos para investimentos comerciais, como a aquisição de mercadorias em geral, matérias-primas, máquinas, ferramentas, equipamentos, veículos e até mesmo itens para publicidade e divulgação do empreendimento.
O Programa Consórcio Empreendedor Sebrae oferece articulação de políticas públicas regionais, atua em frentes paralelas de desenvolvimento, desburocratização, modernização e melhorias dos processos produtivos. São executados hoje, projetos com intensa atuação e comprometimento em toda a Prefeitura que, em breve, resultarão em soluções práticas para o munícipe.
Já o próprio Sebrae é conhecido por sua ampla ação de suporte aos empreendedores, com consultorias, qualificações e acompanhamento aprofundado para todos os portes empresariais. Seja nos primeiros passos de novos negócios, ou na especialização de grandes empresas, o Sebrae estará presente nos cases de sucesso.
O ‘Empreenda Já’ fica na Avenida Engenheiro João Fonseca, 233 – Centro (ao lado do Silvinha). O atendimento presencial é das 8h30 às 16h30; telefone: 3889-1410 e 3882-3854 (whatsapp).
Outra opção para moradores da região Sul é o Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor (CATE) que fica à Avenida José Herculano, 7.495, no Travessão (Subprefeitura Sul), com horário de atendimento ao público das 8h às 14h. O telefone de atendimento é (12) 3882-6170.
Veja Também Recentes

Caraguatatuba é destaque na 1ª etapa do Campeonato Paulista de Bicicross
A 1ª etapa do Campeonato Paulista de Bicicross (BMX) ocorreu na cidade de Paulínia, no dia 16 de março, e os atletas de Caraguatatuba obtiveram destaque na competição. O atleta Caio Garcia foi o campeão da categoria 17-24 anos, enquanto Matheus Santos brilhou com o vice-campeonato na categoria ‘boys 12

Caraguatatuba resultado das indicações para Revelando SP 2025
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) recebeu 43 manifestações de interesse para participar do programa Revelando SP 2025. Após análise técnica, foram indicadas 15 propostas nas áreas de manifestações artísticas, culinária e artesanato. A seleção foi realizada com base nos critérios estabelecidos no edital do evento, disponível em

Caraguatatuba participa da IV Marcha dos Secretários de Turismo em Brasília
Representantes de diferentes regiões do país discutiram políticas públicas e estratégias voltadas à gestão do turismo nos municípios na IV Marcha dos Secretários de Turismo entre os dias 1º e 3 de abril em Brasília. A programação do evento incluiu painéis com especialistas e técnicos do Ministério do Turismo sobre

Professores de Caraguatatuba participam de formação continuada do programa Alfabetiza Juntos SP
Cerca de 70 professores da rede municipal de ensino de Caraguatatuba do 3º ano participaram, na quarta-feira (4), de uma formação continuada do Programa Alfabetiza Juntos SP. O encontro ocorreu no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Trata-se da aula inaugural do processo anual do

Nove cidades participam de seletiva para Olimpíadas Especiais das Apaes em Caraguatatuba
Inclusão e superação. O Centro Esportivo Municipal “Ubaldo Gonçalves”, no bairro Jardim Britânia, em Caraguatatuba, foi palco, na quarta-feira (19), da seletiva para a formação da equipe das Olimpíadas Especiais das Apaes. Nove cidades participaram do evento, Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela, Mogi das Cruzes, Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Biritiba Mirim,