Pesquisar No Site
Curso de Nutrição Biológica forma 20 pessoas no Parque Natural do Juqueriquerê

Curso de Nutrição Biológica forma 20 pessoas no Parque Natural do Juqueriquerê
O Curso de Nutrição Biológica do Solo, realizado no Parque Natural Municipal do Juqueriquerê (PNMJ), formou 20 alunos na última semana. Composto por quatro módulos e um total de 10 aulas, o curso foi iniciado no mês de maio.
A realização é resultado de uma parceria entre Prefeitura de Caraguatatuba, Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI)/ Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e Sindicato Rural de Paraibuna.
Durante o curso, os alunos passaram por formação em nutrição biológica do solo, com aulas teóricas e práticas, que foram realizadas no PNMJ.
Os módulos apresentavam os seguintes temas: Preparo do solo com microrganismos, plantio em solo tratado com microrganismos, manejo do solo tratado com microrganismos e colheita e biometria.
Algumas das aulas foram sobre a inoculação de Bokashi (adubo orgânico, que melhora o padrão quantitativo e qualitativo das hortaliças) e a montagem de pilha de compostagem.
Os mesmos alunos, no Rancho Mauro Leite, implantaram uma área de teste do adubo para demonstrar a importância da nutrição do solo. No último módulo, foi realizada a pesagem dos pés de alface plantados e foi contabilizado o número de folhas por pé.
O Parque
Importante atrativo turístico e educacional, o Parque Natural Municipal do Juqueriquerê já recebeu mais de 6 mil visitantes, especialmente de escolas e de instituições, desde sua inauguração, em abril deste ano.
A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca da Prefeitura comemora o fato de que o espaço verde continua atraindo não apenas os moradores locais, mas também turistas e visitantes de cidades vizinhas.
O espaço é rico em biodiversidade e importante meio de conservação. Possui 35 mil m² e é uma unidade de proteção integral, cujos objetivos principais são a preservação dos ecossistemas e da biodiversidade, bem como a promoção da pesquisa científica.
Visitação gratuita
Vale lembrar que a visitação ao Parque é gratuita. Para entrar, o visitante preenche um formulário e, ao término do passeio, informa o horário de sua saída. O agendamento de grupos como escolas, faculdades e associações deve ser feito exclusivamente pelo e-mail pnm.juqueriquere@caraguatatuba.sp.gov.br.
Mais informações sobre o Parque Natural Municipal do Juqueriquerê estão disponíveis no site https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/, na área da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca.
Veja Também Recentes

Festival Muvúka anuncia artistas selecionados para evento em abril
Dez artistas de Caraguatatuba foram selecionados para compor a primeira edição do Festival de Cultura Afro – Muvúka, que ocorre nos dias 26 e 27 de abril, no Polo Cultural do Bairro do Travessão, localizado na Praça Jorge Castro, 35. A entrada é gratuita e a programação completa será divulgada

Caraguatatuba apresenta experiência sobre atenção à saúde de adolescentes em evento estadual
Caraguatatuba participa da 38ª edição do Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, realizado paralelamente à 21ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios e ao 14º Prêmio David Capistrano. O evento é promovido pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde de São Paulo (COSEMS/SP) e reúne

Caraguatatuba promove celebração do Dia Internacional da Síndrome de Down
O Dia Internacional da Síndrome de Down é celebrado no dia 21 de março. A data foi escolhida para representar a trissomia do 21, ou seja, a triplicação do cromossomo 21 que causa a síndrome. A data é oficialmente observada pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde 2012 e tem

Caraguatatuba recebe oficina sobre políticas culturais e participação social
No próximo dia 16 de abril, quarta-feira, às 18h, a cidade de Caraguatatuba recebe a Oficina de Políticas Culturais e Participação Social: Formação para Conselheiros, na Biblioteca Municipal Afonso Schmidt, no Polo Cultural e Educacional Profª Eloíza Andrade Antunes. A atividade será ministrada por Camila Marujo e Luciana Souza. A

Guarda Civil de Caraguatatuba atende ocorrência de violência doméstica no Perequê-Mirim
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba atendeu uma ocorrência de violência doméstica no bairro Perequê-Mirim, na última quinta-feira (27). A equipe da GCM recebeu uma solicitação da vítima pelo 153, caracterizada pela Lei Maria da Penha. A mulher informou aos guardas municipais que seu filho, que estava na residência,