Pesquisar No Site
Curso de Nutrição Biológica forma 20 pessoas no Parque Natural do Juqueriquerê
Curso de Nutrição Biológica forma 20 pessoas no Parque Natural do Juqueriquerê
O Curso de Nutrição Biológica do Solo, realizado no Parque Natural Municipal do Juqueriquerê (PNMJ), formou 20 alunos na última semana. Composto por quatro módulos e um total de 10 aulas, o curso foi iniciado no mês de maio.
A realização é resultado de uma parceria entre Prefeitura de Caraguatatuba, Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI)/ Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e Sindicato Rural de Paraibuna.
Durante o curso, os alunos passaram por formação em nutrição biológica do solo, com aulas teóricas e práticas, que foram realizadas no PNMJ.
Os módulos apresentavam os seguintes temas: Preparo do solo com microrganismos, plantio em solo tratado com microrganismos, manejo do solo tratado com microrganismos e colheita e biometria.
Algumas das aulas foram sobre a inoculação de Bokashi (adubo orgânico, que melhora o padrão quantitativo e qualitativo das hortaliças) e a montagem de pilha de compostagem.
Os mesmos alunos, no Rancho Mauro Leite, implantaram uma área de teste do adubo para demonstrar a importância da nutrição do solo. No último módulo, foi realizada a pesagem dos pés de alface plantados e foi contabilizado o número de folhas por pé.
O Parque
Importante atrativo turístico e educacional, o Parque Natural Municipal do Juqueriquerê já recebeu mais de 6 mil visitantes, especialmente de escolas e de instituições, desde sua inauguração, em abril deste ano.
A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca da Prefeitura comemora o fato de que o espaço verde continua atraindo não apenas os moradores locais, mas também turistas e visitantes de cidades vizinhas.
O espaço é rico em biodiversidade e importante meio de conservação. Possui 35 mil m² e é uma unidade de proteção integral, cujos objetivos principais são a preservação dos ecossistemas e da biodiversidade, bem como a promoção da pesquisa científica.
Visitação gratuita
Vale lembrar que a visitação ao Parque é gratuita. Para entrar, o visitante preenche um formulário e, ao término do passeio, informa o horário de sua saída. O agendamento de grupos como escolas, faculdades e associações deve ser feito exclusivamente pelo e-mail pnm.juqueriquere@caraguatatuba.sp.gov.br.
Mais informações sobre o Parque Natural Municipal do Juqueriquerê estão disponíveis no site https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/, na área da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca.
Veja Também Recentes
Golfinhos ganha nova creche para 146 crianças
A Prefeitura de Caraguatatuba realiza nesta semana a entrega oficial de mais uma creche, desta vez no bairro Golfinhos. Trata-se de um convênio com a SOAPROC (Associação de Amparo e Proteção a Criança e ao Adolescente) para atender 146 crianças de zero a 3 anos; Essa é a segunda unidade
Eleição para cargo de diretor de unidade escolar na rede municipal de Caraguá será dia 9 de dezembro
O Conselho Municipal de Educação informa que faltam menos de duas semanas para a votação, em cada uma das 60 escolas municipais, para o cargo de direção. Podem votar o pai ou a mãe ou a pessoa responsável, caso o aluno não tenha 16 anos completos. Além de todos os
No mês da consciência negra MACC apresenta exposições com temáticas Afro
O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC) apresenta a partir desta sexta-feira (1/11), às 18 horas, três novas exposições que visam valorizar a cultura negra do município: a 3ª Mostra Coletiva da Consciência Negra, com curadoria da Comissão Setorial de Artes Plásticas; Olhos de África, com curadoria de
Empresa EDP apresenta Projeto Verão e promete equipes fixas no Litoral Norte
A EDP apresentou nesta quinta-feira (07/11) o Projeto Verão para as cidades administradas pela concessionária. Segundo a empresa, haverá reforço de novas equipes técnicas para mobilização em campo e no Centro de Operação Integrado (COI), além de equipes multidisciplinares. Em caso de necessidade, será realizada a migração de técnicos de outras
14º Festival do Mexilhão supera expectativas e comercializa 1,5 tonelada do molusco
O 14º Festival do Mexilhão, realizado no último final de semana, encerrou com chave de ouro o calendário gastronômico de 2024. Organizado pela Prefeitura de Caraguatatuba e Associação dos Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha (Amapec), o festival movimentou a economia local ao comercializar cerca de 1,5 tonelada de