Pesquisar No Site
Absenteísmo em consultas e exames da saúde ultrapassam 18 mil faltosos neste ano em Caraguatatuba
Absenteísmo em consultas e exames da saúde ultrapassam 18 mil faltosos neste ano em Caraguatatuba
Segundo o levantamento da Secretaria de Saúde de Caraguatatuba foi registrada uma média de 20% de absenteísmo (faltosos) em consultas e exames ambulatoriais da rede municipal, de acordo com dados dos dois quadrimestres deste ano.
Dos 27.149 pacientes agendados em consultas, 5.527 não compareceram. Já os exames, 14.099 foram agendados e 2.730 faltaram. Em relação ao Ambulatório Médico de Especialidades (AME), das 10.314 consultas marcadas, 2.091 pacientes faltaram (20%) e dos 7.174 exames agendados, 1.368 não compareceram, uma taxa de 19% de absenteísmo.
Já nos procedimentos da rede privada, onde a Prefeitura possui convênios, foram agendadas 19.077 consultas, com 3.555 faltosos (18%). E os exames somam 11.305 agendados, com 2.243 pacientes que não compareceram (19%).
No Hospital Regional do Litoral Norte, das 1.979 consultas agendadas, 314 pacientes não compareceram (15%) e dos 5.374 exames marcados, 992 pessoas não estiveram presentes (18%).
A Secretaria de Saúde conta com o apoio da população para redução das taxas. É importante que o paciente mantenha o cadastro atualizado na Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência, principalmente quando houver mudanças de número e endereço.
“Avisar com antecedência quando não puder comparecer, contribui para que outras pessoas que estão na fila de espera possam ser atendidas. Não ir à consulta médica ou ao exame geram diversos problemas como aumento da espera e, consequentemente, as reclamações pela demora do serviço”, destaca o secretário de saúde, Gustavo Boher.
Em caso de falta, a pessoa pode informar a UBS de referência, ou o ACS do bairro. O ideal é que a ausência seja justificada com dois dias de antecedência para que a Central de Agendamentos da Secretaria de Saúde realize encaixe de outro paciente.
A Central de Agendamentos utiliza o sistema da Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (Cross), regulamentada pela Diretoria Geral de Saúde (DRS-17), onde conta com equipe multiprofissional, adotando os protocolos de Manchester, desenvolvido com o objetivo de classificar a prioridade de atendimento dos pacientes.
Veja Também Recentes
Caraguatatuba é uma das 5 cidades do Brasil com certificação máxima em Previdência Social – Pró-Gestão Nível IV
O Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev) conquistou a certificação Pró-Gestão Nível IV da Secretaria de Regime Próprio e Complementar (SRPC), do Ministério da Previdência Social (MPS). Desta forma, Caraguatatuba passa a ser um dos cinco municípios brasileiros com a certificação Pró-Gestão Nível IV, a mais alta certificação
Prefeitura publica homologação da classificação da 2ª Fase do Curso de formação para a GCM
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Comissão do Concurso Público, publicou nessa segunda-feira (04), no site oficial, a homologação da Classificação Preliminar da 2ª Fase do Curso de Formação para a Guarda Municipal de Caraguatatuba (GCM). Veja aqui O prazo de validade do Concurso Público é de 02 anos,
GCM fecha balanço com mais de 2.400 mil ações em outubro
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba registrou no mês de outubro 2.422 atividades realizadas, entre ocorrências, bloqueios, prisão de indivíduos, ocorrências ligadas à Lei Maria da Penha, rondas escolares e outros. Foram 41 ações em apoio às secretarias municipais, 28 ocorrências, 38 ocorrências resolvidas no local, sete indivíduos presos,
Prefeitura de Caraguatatuba promove conscientização sobre câncer de próstata no Centro POP
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretária de Assistência Social, promoveu nesta terça-feira (26), uma ação voltada à conscientização sobre a prevenção do câncer de próstata no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua – Centro Pop. O evento contou com uma palestra ministrada pela enfermeira
Prefeitura de Caraguatatuba intensifica ações de combate e reforça alerta e cuidados sobre casos de chikungunya
A Prefeitura de Caraguatatuba tem reforçado as ações de prevenção e controle do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zica. As equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) continuam com vistoria nas residências e aplicação de inseticidas nas regiões com casos positivos. A preocupação é com aumento