Pesquisar No Site
Usuários da APAE se apresentam em escolas estaduais e no IFSP de Caraguatatuba na programação do “Setembro Verde”

Usuários da APAE se apresentam em escolas estaduais e no IFSP de Caraguatatuba na programação do “Setembro Verde”
No mês de luta das pessoas com deficiência, o “Setembro Verde”, o grupo de dança “Passos Vibrantes”, formado por alunos da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) fará apresentações nas escolas estaduais Mário Trombini e Benedita Pinto e no IFSP (Instituto Federal São Paulo) Campus Caraguatatuba.
O “Passos Vibrantes” é resultado de um projeto de dançaterapia da APAE liderado pela psicopedagoga, Roseli França, e tem como objetivo promover a interação social, física, mental, entre alunos e usuários da instituição, estimular a coordenação motora e ritmo, proporcionando aos participantes o autoconhecimento e o desenvolvimento da sua criatividade.
“Nossa intenção é que todos os usuários da APAE participem do projeto. A primeira apresentação desse grupo foi em maio, durante a comemoração dos 46 anos da associação. Levar esse trabalho aos alunos de outras escolas é demonstrar que as pessoas com deficiência são capazes de fazer tudo, dentro das limitações e do tempo deles”, afirmou França.
De acordo com a psicopedagoga, as duas escolas estaduais e o IFSP serão as primeiras a conhecer o resultado da dançaterapia com o “Passos Vibrantes”. “No mês passado, estive nessas instituições de ensino para palestrar aos alunos sobre o tema inclusão. Inclusão é um direito humano e uma responsabilidade de toda a sociedade. Agora, eles terão a oportunidade de verem, na prática, o que é inclusão”, disse.
O grupo “Passos Vibrantes” está aberto a convites das demais escolas da rede estadual e municipal como também de colégios particulares. Para mais informações e agendamentos, entre em contato com a APAE pelo telefone (12) 3883-2743.
“Setembro Verde”
O Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência foi instituído, oficialmente, pela Lei nº 11.133/2005, com o objetivo de conscientizar a população de que as pessoas com deficiência devem ter seus direitos respeitados.
O dia 21 foi escolhido por sua proximidade com a primavera e por ser também o Dia da Árvore, de forma a ressaltar que uma sociedade acessível e inclusiva tem que ser sustentável em todos os aspectos. A cor verde representa o conceito de florescimento e frutificação dos direitos como processo de consolidação dos mesmos.
Serviço
Apresentações do grupo “Passos Vibrantes: dia 18/9, às 9h, na Escola Estadual Mario Trombini (Jaraguazinho); dia 20/9, às 9h30, no IFSP Campus Caraguatatuba (Indaiá); e no dia 22/9, às 9h, na Escola Estadual Benedita Pinto (Casa Branca).
Veja Também Recentes

#ElasTech reúne centenas de alunas em evento de tecnologia de inclusão de gênero em Caraguatatuba
Para comemorar o Dia Internacional das Meninas da TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), Caraguatatuba realizou nesta quinta-feira (22), no Teatro Mário Covas, a primeira edição do #ElasTech, evento de tecnologia de inclusão de gênero. As atividades foram propostas para conscientizar sobre a necessidade de mais meninas e mulheres no

Fundacc lança novo credenciamento de artistas e fazedores de Cultura para 2025
Está aberto o credenciamento 2025 para propostas de artistas e fazedores de Cultura, voltado para compor programação com atividades ou criações de obras artísticas nas programações culturais da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc). Lançada no início de abril, a inscrição segue até o dia 4 de março de 2026, é gratuita e voltada a artistas, grupos e entidades

Viadutos no planalto da Tamoios ganham reforço estrutural
A Concessionária Tamoios realiza até novembro atividades de reforço das estruturas de alguns viadutos localizados no trecho de planalto da rodovia. As atividades têm por objetivo a manutenção preventiva para manter a segurança dos usuários. As intervenções serão realizadas no km 21,5, km 34 e km 38,4. Em decorrência da

Arquivo Municipal de Caraguatatuba realiza palestra sobre cultura e identidade das religiões de matriz africana
O Arquivo Municipal de Caraguatatuba “Arino Sant’Ana de Barros”, realizou na última quinta-feira (10/4), no Salão Monteiro Lobato (Secretaria Municipal de Educação), a palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi – Artefatos Encantados e o Som da Religiosidade de Matriz Africana, Elo entre o Terreno e o Divino”. A palestra foi ministrada pela

Secretaria de Serviços Públicos segue com ações de zeladoria em vários bairros de Caraguatatuba
As limpezas e bota-foras da Secretaria de Serviços Públicos continuam simultaneamente nos bairros do Perequê-Mirim, Travessão, Porto Novo, Jardim Jaqueira, Sumaré (Morro de Santo Antônio e praças), Camaroeiro (Complexo Turístico) e Praia da Cocanha, nas regiões Sul, Centro e Norte de Caraguatatuba (vide cronograma abaixo). Desde segunda-feira (14/4), grupos de