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Reclamações financeiras e de internet dominam ranking de agosto do Procon de Caraguatatuba

Publicado em: 15/09/2023
Reclamações financeiras e de internet dominam ranking de agosto do Procon de Caraguatatuba
Reclamações financeiras e de internet dominam ranking de agosto do Procon de Caraguatatuba

O relatório do  Procon da Prefeitura de Caraguatatuba totalizou 683 procedimentos formalizados, dos 1.387 atendimentos feitos entre os dias 1º e 31 de agosto. Desse montante, 704 registros foram orientações e encaminhamentos para outros órgãos.

#PraTodosVerem: Servidora do Procon de Caraguatatuba atende consumidor que faz uma reclamação (Foto: Divulgação/PMC)

O balanço de agosto foi marcado por problemas com envio de produtos sem solicitação do consumidor e cobranças indevidas (financeiros), além da má prestação de serviços de operadoras de internet fixa (serviços).

Em agosto, o Procon formalizou 266 consultas simples; 21 atendimentos preliminares; 188 cartas de informações preliminares (CIPs) emitidas e desse montante, 34 finalizadas com acordos e 24 encerradas, canceladas ou tiveram consultas concluídas; 58 reclamações foram abertas com o retorno da CIP e quatro abertas sem o retorno da CIP; 63 reclamações tiveram consulta fornecida ou foram encerradas; 25 atendimentos extra Procon (enviados para órgãos competentes); e 14 cadastros de Nota Fiscal Paulista.

O fornecedor deixou de comparecer em cinco das 69 audiências de conciliação marcadas no 8º mês do ano, perfazendo um índice de 7,24% de ausências dos representantes das empresas.

Para o registro da reclamação, o consumidor deve comparecer ao órgão pessoalmente ou por meio de terceiros, com uma procuração. É preciso apresentar RG, CPF e toda documentação pertinente à reclamação, como nota fiscal, ordem de serviço, comprovante de pagamento e outros.  A queixa também pode ser feita via online pelo aplicativo Caraguatatuba 156 na ‘Play Store’ do celular (Android ou IOS) ou no site http://156.caraguatatuba.sp.gov.br/. Atualmente, o Procon conta com 14 funcionários.

O atendimento ao público do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30. O prédio fica na Avenida Frei Pacífico Wagner, 908, no Centro. Mais informações pelo telefone (12) 3897-8282, aplicativo Caraguatatuba 156 ou site http://156.caraguatatuba.sp.gov.br/.

Balanço do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba de 2023
Meses Atendimentos Formalizados Atendimentos realizados Assuntos mais reclamados Audiências agendadas Audiências

sem o fornecedor

Janeiro 694 1.213 Financeiros

e internet fixa (serviços)

61 20
Fevereiro 610 1.128 Financeiros

e internet fixa (serviços)

65 45
Março 745 1.592 Financeiros

e internet fixa (serviços)

100 19
Abril 646 1.397 Financeiros

e internet fixa (serviços)

90 14
Maio 788 1.654 Financeiros

e internet fixa (serviços)

87 01
Junho 834 1.693 Financeiros

e internet fixa (serviços)

93 10
Julho 1092 2.151 Financeiros

e internet fixa (serviços)

68 26
Agosto 683 1.387 Financeiros

e internet fixa (serviços)

69 05

 

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