Pesquisar No Site
Prefeitura alinha estratégias com Agentes Comunitários de Saúde para aumentar cobertura vacinal da população

Prefeitura alinha estratégias com Agentes Comunitários de Saúde para aumentar cobertura vacinal da população
A Secretaria de Saúde de Caraguatatuba, por meio da Vigilância Epidemiológica reuniu nesta quarta-feira (27), cerca de 180 Agentes Comunitários de Saúde (ACS), para alinhar estratégias de como aumentar a cobertura vacinal da população, em especial de crianças e adolescentes.

#PraTodosVerem: Secretária fala com os agentes em sala de reunião (Foto: Divulgação/PMC)
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 5 milhões de vidas são salvas anualmente com a extinção das doenças, em decorrência da vacinação.
Segundo a secretária de Saúde, Derci Andolfo, é preciso definir ações de como melhorar a cobertura vacinal, que nos últimos anos está baixa e conta com o apoio desses profissionais que são o elo entre a população e o Poder Público, levando informações e buscando o público faltoso.
Na ocasião foi apresentada a taxa da cobertura das vacinas deste ano, onde nenhuma alcança a taxa de 90%, além do número de faltosos por cada unidade de saúde, totalizando 2.432 pessoas em atraso, entre crianças e adolescente.

#PraTodosVerem: Enfermeira fala com os agentes em sala de reunião (Foto: Divulgação/PMC)
Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Helienne Santos, a vacina vai além da proteção individual, ela evita a propagação em massa de doenças que podem levar à morte ou a sequelas graves, comprometendo a qualidade de vida e saúde das pessoas. “As Campanhas são compostas de metas e só é considerada um sucesso quando este objetivo é atingido. Se o município não atingir a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, pode até perder recursos”, explicou.
Diante disso, foi criada uma estratégia de como atingir o público faltante e superar a resistência da população à vacinação. Será feita uma campanha casa a casa, alinhada com o mutirão de vacinação no sábado, dia 7 de outubro. Os Agentes farão uma busca ativa, com a detecção de faltosos e a imunização na residência.
A enfermeira responsável pela imunização, Silvia Fernandez dos Santos, explicou que a vacina não é obrigatória, mas é importante, pois previne doenças. “Caso o pai ou responsável não queira vacinar seu filho, terá que assinar um termo de recusa da vacinação, se responsabilizando por qualquer eventualidade que possa vir a acontecer”, destacou a enfermeira.
A Prefeitura aproveita para reforçar que os pais procurem as unidades de saúde para conferir se a carteira de vacinação dos filhos está em dia. Vacinas salvam vidas!
Veja Também Recentes

Oficina de Introdução à Linguagem Cinematográfica abre programação cultural de abril
O programa Pontos MIS realiza no dia 1º/4 (terça-feira), às 14h, na Videoteca Lúcio Braun, em Caraguatatuba, a oficina audiovisual “Introdução à linguagem cinematográfica: Direção, Fotografia e Som”, com Bruno Carneiro. A oficina é gratuita e tem classificação de 18 anos. As vagas são limitadas e a inscrição deve ser

Caraguatatuba oferece 101 vagas de emprego nesta segunda-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 101 oportunidades de emprego nesta segunda-feira (31/3), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor

Futsal masculino se classifica para fase regional dos Jogos Abertos da Juventude sub-18
A seleção de futsal masculino de Caraguatatuba (sub-18) está classificada para a fase regional dos Jogos Abertos da Juventude, evento promovido pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo, com apoio do governo municipal de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação. Os jogos ocorreram no último

Retomada do Programa de Regularização Fundiária beneficia moradores de Loteamento Recanto do Sol e Tinga
Moradores do Núcleo Recanto da Luz, localizado no loteamento Recanto do Sol, com cerca de 35 ocupações, no Golfinhos, e do Núcleo Jardim Samambaia no bairro do Tinga, com cerca de 29 ocupações, estão recebendo a visita da equipe da Secretaria de Habitação para a retomada do Programa de Regularização

Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba abre três novas exposições neste sábado
O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) abre neste sábado (19/4), às 10h, as exposições: “Edna Lins – Tributo”, uma homenagem em memória da artista; “terra terreno território”, da fotógrafa e artista visual Dani Sandrini; e “Loucuras Anunciadas”, que reúne uma coleção de obras gravadas do artista espanhol