Pesquisar No Site
Prefeitos do LN discutem demandas da região e desestatização da Sabesp com governador de São Paulo

Prefeitos do LN discutem demandas da região e desestatização da Sabesp com governador de São Paulo
Os prefeitos de Caraguatatuba, Aguilar Junior, de Ubatuba, Márcio Marciel, e de Ilhabela, Toninho Colucci, se reuniram nesta segunda-feira (11/9) com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, para tratar das demandas do Litoral Norte, bem como o processo de desestatização da Sabesp, liderado pelo Governo do Estado.
Além do governador, o encontro teve a presença do secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado, Gilberto Kassab, da secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado, Natália Resende, e da subsecretária de Recursos Hídricos e Saneamento Básico, Samanta Souza.
Segundo o governador, o modelo da desestatização pode ampliar investimentos no Estado, reduzir tarifas e tornar a companhia uma plataforma multinacional do setor.
A desestatização da Sabesp está balizada pela lei 14.026 de 2020, que estabeleceu o Novo Marco do Saneamento. A legislação traz incentivos à regionalização do saneamento básico, a cotitularidade entre Estado e municípios, quando as infraestruturas são compartilhadas, e a abertura do setor ao capital privado.
Segundo o texto, 99% da população brasileira deve ter abastecimento de água, e 90%, coleta e tratamento de esgoto, até 2033. O Estado de São Paulo quer antecipar a meta em quatro anos, ou seja, em 2029.
“Entendemos que o Estado quer tonar a Sabesp uma potência internacional e quer antecipar seus investimentos. O importante é que nós prefeitos poderemos rever os contratos e antecipar os investimentos nas cidades”, explicou Aguilar Junior.
Outros assuntos
O prefeito de Caraguatatuba informou que outros assuntos estiveram na pauta do encontro, como a recuperação da SP-55 e as verbas do DADE (Departamento de Apoio e Desenvolvimento às Estâncias).
“O governador informou que dará nos próximos dias a ordem de serviço para a recuperação da SP-55, uma antiga reivindicação nossa. Além disso, o Estado deve descontingenciar pelo menos 50% do valor que cabe aos municípios estâncias da verba oriunda do DADE”, comentou.
Veja Também Recentes

Ocorrência de furto de bicicleta é registrada pela Guarda Civil de Caraguatatuba
Durante patrulhamento pela região central da cidade, agentes da Guarda Civil Municipal encontraram dois indivíduos com comportamento suspeito, sendo que um deles correspondia às características de um indivíduo previamente assinalado pelo Centro de Operações Inteligentes (COI) como autor do furto de duas bicicletas ocorridas na manhã da última quarta-feira (26).

Equipe da Defesa Civil de Caraguatatuba participa do lançamento do Sistema GeoRisk em São José dos Campos
O coordenador da Defesa Civil de Caraguatatuba, capitão Oduvaldo Romano e o técnico Marcos Alves Medeiros marcaram presença no lançamento nacional do Sistema GeoRisk do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), desenvolvido pelo Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), em São José dos Campos, na segunda-feira

Agentes da Guarda Civil atendem ocorrência de indivíduo indiciado por sequestro
A equipe de agentes da Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba recebeu um alerta de monitoramento do Centro de Operações Inteligentes (COI), na segunda-feira (3) de que um indivíduo procurado da justiça circulava em um veículo tipo modelo motorhome. A ocorrência foi informada também pelo secretário de Mobilidade Urbana e Proteção

Governo Municipal de Caraguatatuba reforça orientações sobre doenças infecciosas no Carnaval
A Secretaria de Saúde de Caraguatatuba alerta para os riscos de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e gastrointestinais durante o Carnaval. A recomendação segue diretrizes do Governo do Estado de São Paulo e faz parte das ações do Governo Municipal para a prevenção dessas doenças. Neste período de festas, o risco

PAT de Caraguatatuba inicia semana com 106 vagas de emprego
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 106 oportunidades de emprego nesta segunda-feira (24/2), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor