Pesquisar No Site
Prefeito de Caraguatatuba realiza entrega de casas populares no Balneário Golfinhos
Prefeito de Caraguatatuba realiza entrega de casas populares no Balneário Golfinhos
O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, realizou oficialmente neste sábado (16/9), a entrega de 30 unidades habitacionais no Balneário dos Golfinhos, na Região Sul do município.
O investimento está na ordem de R$ 3,5 milhões e foi realizado com recursos municipais. Cada unidade tem 45 metros quadrados, sendo dois dormitórios, sala conjugada, cozinha e banheiro. As unidades vão abrigar moradores que se encontram em área de risco do bairro do Rio do Ouro.
A escolha do local foi estratégica, pois o bairro Golfinhos está em constante desenvolvimento e conta com infraestrutura como escola, unidade de saúde e um campo de futebol.
A cerimônia de entrega das chaves contou com diversas autoridades, entre elas, vereadores, secretários municipais e a comunidade em geral.
O secretário de Habitação, Carlinhos da Farmácia, falou sobre os desafios para adquirir as unidades habitacionais e parabenizou o prefeito e funcionários públicos que se uniram para tornar possível todo esse processo. “As casas serão os novos lares das famílias a partir de agora. São casas novas, construídas com recursos municipais e só foram possíveis graças aos esforços do prefeito Aguilar Junior e os demais funcionários públicos que se empenharam neste processo”, destacou.
Já o vereador Marcos Kinkas reforçou que entende as dificuldades de realizar uma mudança tão grande, especialmente pela fase de adaptação dos moradores. “Eu e o prefeito Aguilar Junior estivemos in loco no bairro Rio do Ouro para avaliar as condições de moradias. Sabemos o quanto cada um batalhou para construir suas casas e foi por isso que o nosso prefeito também se empenhou para conquistar estas unidades habitacionais e oferecer as melhores condições de moradia às famílias”, disse.
O prefeito Aguilar Junior agradeceu presença de todos naquele momento, parabenizou os funcionários presentes e se emocionou ao entregar, em mãos, a primeira chave ao casal Márcio da Silva Mota e Fernanda Prates.
Ele destacou o compromisso que assumiu desde o início de sua gestão. “Oferecer dignidade às famílias é um compromisso que assumi para a minha gestão e também um desafio pessoal. Sabemos que mudanças são difíceis, deixar a casa onde construímos nossos laços familiares é um processo que demanda tempo para adaptação, mas o bem-estar das pessoas é, e sempre foi, nossa prioridade. Todos tem o sonho da casa própria, regularizada, com escritura e matrícula, e hoje nós estamos entregando tudo isso a vocês. Nós agimos para garantir a segurança e dignidade das famílias que residiam no Rio do Ouro”, afirmou.
A primeira chave, entregue ao casal Márcio Mota e Fernanda Prates da casa 35, rendeu agradecimentos. Foram mais de 10 anos vivendo no bairro Rio do Ouro e eles se surpreenderam com a nova casa. “É uma satisfação poder dizer que é a nossa casa própria e está registrada em nosso nome”, disse Márcio.
O Balneário dos Golfinhos passa por obras de pavimentação de ruas, obras contra enchentes e implantação de rede de esgoto.
Além das unidades habitacionais construídas com recursos municipais, a Prefeitura de Caraguatatuba já solicitou recursos federais e estaduais para a construção de novas moradias na cidade. Várias áreas já foram mapeadas e apresentadas aos governos estadual e federal.
Ação integrada
A mudança dos moradores para as unidades habitacionais foi realizada neste sábado (16/8) com a ajuda de caminhões da Secretaria de Serviços Públicos e de Educação. Estiveram como apoio as Secretarias de Educação, Habitação, Guarda Civil Municipal e Defesa Civil.
Ainda neste sábado (16/9), foram realizadas as primeiras demolições das residências do bairro do Rio do Ouro e que se encontravam em áreas de risco (perto do rio) e que foram condenadas pela Defesa Civil após as chuvas de fevereiro.
O trabalho foi coordenado pela equipe da Secretaria de Serviços Públicos e foi utilizada uma máquina retroescavadeira para deixar os locais inabitáveis. A remoção de todo o entulho deve continuar durante a semana.
Veja Também Recentes
Com apoio da Prefeitura, Polícia Civil deflagra “Operação Receptação Zero”
A Polícia Civil de Caraguatatuba deflagrou na manhã desta sexta-feira (8/11) “Operação Receptação Zero” em depósitos de reciclagem e ferros velhos. A ação contou com apoio de fiscais da Secretaria de Urbanismo e vistoriou 11 depósitos de reciclagem e ferros velhos na Região Sul da cidade. O objetivo foi verificar
Prefeitura abre 10 novos pontos de recarga do cartão de transporte público
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, informa que foram criados 10 novos pontos para recarga do cartão de transporte público. Através do link https://mapa.piu.com.br/sou-caraguatatuba é possível que o usuário consulte o ponto mais próximo de sua residência. Os pontos estão distribuídos
Fundacc incentiva artistas a migrar para o Mapa Cultural Federal
A Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba) convida os artistas locais a migrar seus perfis para o Mapa Cultural Federal. O Mapa Cultural de Caraguatatuba (https://mapas.fundacc.sp.gov.br/) ficará disponível até o dia 1º de janeiro de 2025. Após essa data, a plataforma será desativada e os conteúdos pessoais ficarão disponíveis
Eleição para cargo de diretor de unidade escolar na rede municipal de Caraguá será dia 9 de dezembro
O Conselho Municipal de Educação informa que faltam menos de duas semanas para a votação, em cada uma das 60 escolas municipais, para o cargo de direção. Podem votar o pai ou a mãe ou a pessoa responsável, caso o aluno não tenha 16 anos completos. Além de todos os
Prefeitura de Caraguatatuba reforça fiscalização aos finais de semana durante a temporada de verão
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, atendeu 35 denúncias de perturbação do sossego no último final de semana, resultando em quatro multas no valor de R$ 2.116,00 (460 VRMS) cada. Além disso, sete estabelecimentos comerciais também foram fiscalizados e um foi interditado por falta de alvará.