Pesquisar No Site
EMEI/EMEF na Tabatinga realiza Café Literário e presenteia pais e alunos com kit inédito de livros infantis

EMEI/EMEF na Tabatinga realiza Café Literário e presenteia pais e alunos com kit inédito de livros infantis
O dia foi diferente para os estudantes da 1ª e 2ª Fases, da EMEI/EMEF Pedro João de Oliveira, na Tabatinga. A equipe gestora reuniu pais e filhos em um café literário, que teve contação de histórias, distribuição de kit de livros didáticos de literatura doados às famílias, com direito a lanche com frutas, bolo e suco, preparado com carinho para essa confraternização.

#PraTodosVerem Pátio coberto do CEI/EMEI Pedro João de Oliveira. A professora Priscila Rodrigues, da 1ª Fase, narra a história “A lagarta que tomou chá de sumiço”, acompanhada atentamente pelos pequenos e de vários pais.
O momento literário faz parte do projeto pedagógico ‘Território da Leitura’, da rede municipal de ensino, que tem o objetivo de promover o gosto pela leitura desde a primeira infância.
Na parte da manhã, a professora e contadora de histórias de Ubatuba, Fabiana Monteiro, apresentou duas que são “A princesa e a serpente” e a “Cabra e os sete cabritinhos” aos alunos da 2ª Fase, da professora Ivonete Aparecida Pereira Barboza .
“As crianças ficaram muito atentas às narrações. Depois, em sala, pedi que desenhassem o que mais tinham gostado e o resultado foi desenhos riquíssimos, com reprodução até dos diálogos das histórias. Os pais também gostaram demais e comentaram que essas ações se refletirão no desenvolvimento e no futuro deles, positivamente”, declarou Barboza.

#PraTodosVerem Pátio coberto do CEI/EMEI Pedro João de Oliveira. A secretária de Educação, Márcia Paiva, está sentada em um tapete de borracha azul com alguns meninos e meninas. Ela distribui o kit com livros infantis às crianças.
Na parte da tarde foi a vez da professora Priscila Rodrigues, da 1ª Fase, narrar a história “O caso da lagarta que tomou o chá de sumiço”, do autor Milton Cesar de Oliveira Filho e do ilustrador André Neves. “Este livro foi o escolhido pelos alunos para ser trabalhado em sala de aula, visando a Feira Literária de Caraguatatuba, a FLIC deste ano, que terá inclusive uma homenagem ao ilustrador”, contou a educadora.
Ao final, a secretária de Educação, Márcia Paiva, que prestigiou o encontro, agradeceu e ressaltou a importância da presença dos pais na escola e a participação ativa na vida escolar dos filhos.
A coordenadora pedagógica, Amanda Papi, disse que no kit doado às famílias, os livros além das histórias são acompanhados de um caderno de atividades para ser feito, em conjunto, entre pais e filhos, e ainda um outro caderno de atividade realizadas em sala de aula.

#PraTodosVerem Os pais de Miguel, 4 anos, Janaina Francisco Soares e Jair Longo estão sentados em um banco com o filho Miguel, 4 anos, eles abrem o kit e manuseias os livros.
Os pais de Miguel, 4 anos, Janaina Francisco Soares, 31 anos, e Jair Longo, 37 anos, participaram da contação. “Nós procuramos sempre estar presentes nos eventos em que somos convidados. Este ano, participamos de piquenique, do stand up paddle na praia e agora esse café literário. Hoje, por exemplo, gostei muito da forma que a professora contou a história do livro. Vou mudar, em casa, a forma de ler para o Miguel”, afirmou.
Outro casal presente foi Letícia de Oliveira, 25 anos, e Joab de Souza, 27 anos, pais do Conrado, 5 anos. “Gostei muito dessa iniciativa. Temos sempre que incentivar o hábito da leitura seja na escola e em casa. Desperta a imaginação e a criatividade da criança”, disse a mãe. Já o marido acrescentou que a participação dos pais proporciona uma segurança e uma grande satisfação aos pequenos. “Como não tive a participação dos meus pais na minha vida escolar, dou muita importância a essa atitude na infância do meu filho. Leitura é tudo de bom e nos faz seres humanos melhores”, afirmou.
Veja Também Recentes

Caraguatatuba recebe mil mudas de plantas nativas como parte de compensação ambiental
Caraguatatuba recebeu a doação de mil mudas de plantas nativas na última sexta-feira (14), como parte de uma compensação ambiental da empresa Pedreira Massaguaçu S.A . As mudas foram disponibilizadas para a população na Praça Cândido Mota, no Centro. Essa doação faz parte de um processo regular de compensação ambiental

Alterações no Código Tributário serão discutidas em duas audiências públicas na Câmara de Caraguatatuba
O projeto de lei que altera o Código Tributário do Município (Lei Complementar n° 1/1997) será discutido em duas audiências públicas nesta quarta e na próxima sexta-feira (12 e 14/3), a partir das 18h, na Câmara de Caraguatatuba, no Centro. Técnicos da Secretaria de Fazenda vão explicar a proposta aos

Servidores municipais se mobilizam para doar chocolates ao projeto Padrinhos da Alegria em Páscoa Solidária
Servidores da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão entraram na corrente solidária e arrecadaram bombons, que serão doados à “Páscoa Solidária” do projeto “Padrinhos da Alegria de Caraguatatuba”. A ação teve o objetivo de angariar caixas de bombons para atender 500 crianças dos bairros Morro do Algodão, Golfinho,

GCM de Caraguatatuba localiza três motos roubadas no Jardim Gaivotas
A Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba recebeu, na noite de sábado (15), uma denúncia por meio do Centro de Operações Inteligentes (COI), sobre uma residência que abrigava diversas motos roubadas, no Jardim Gaivotas. No local, os guardas municipais localizariam três motos que foram furtadas, sendo uma delas já em processo

Palestra sobre saneamento em Caraguatatuba comemora Dia Mundial da Água
Nesta quinta-feira (27), Caraguatatuba recebe a palestra com o tema “Saneamento que transforma vidas”, em alusão ao Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março. O evento será realizado das 19h30 às 21h no Centro Universitário Módulo – Auditório Bloco 1, localizado na Rua Maria D’Assumpção Carvalho, 1.000, Martim