Pesquisar No Site
EMEI/EMEF na Tabatinga realiza Café Literário e presenteia pais e alunos com kit inédito de livros infantis

EMEI/EMEF na Tabatinga realiza Café Literário e presenteia pais e alunos com kit inédito de livros infantis
O dia foi diferente para os estudantes da 1ª e 2ª Fases, da EMEI/EMEF Pedro João de Oliveira, na Tabatinga. A equipe gestora reuniu pais e filhos em um café literário, que teve contação de histórias, distribuição de kit de livros didáticos de literatura doados às famílias, com direito a lanche com frutas, bolo e suco, preparado com carinho para essa confraternização.

#PraTodosVerem Pátio coberto do CEI/EMEI Pedro João de Oliveira. A professora Priscila Rodrigues, da 1ª Fase, narra a história “A lagarta que tomou chá de sumiço”, acompanhada atentamente pelos pequenos e de vários pais.
O momento literário faz parte do projeto pedagógico ‘Território da Leitura’, da rede municipal de ensino, que tem o objetivo de promover o gosto pela leitura desde a primeira infância.
Na parte da manhã, a professora e contadora de histórias de Ubatuba, Fabiana Monteiro, apresentou duas que são “A princesa e a serpente” e a “Cabra e os sete cabritinhos” aos alunos da 2ª Fase, da professora Ivonete Aparecida Pereira Barboza .
“As crianças ficaram muito atentas às narrações. Depois, em sala, pedi que desenhassem o que mais tinham gostado e o resultado foi desenhos riquíssimos, com reprodução até dos diálogos das histórias. Os pais também gostaram demais e comentaram que essas ações se refletirão no desenvolvimento e no futuro deles, positivamente”, declarou Barboza.

#PraTodosVerem Pátio coberto do CEI/EMEI Pedro João de Oliveira. A secretária de Educação, Márcia Paiva, está sentada em um tapete de borracha azul com alguns meninos e meninas. Ela distribui o kit com livros infantis às crianças.
Na parte da tarde foi a vez da professora Priscila Rodrigues, da 1ª Fase, narrar a história “O caso da lagarta que tomou o chá de sumiço”, do autor Milton Cesar de Oliveira Filho e do ilustrador André Neves. “Este livro foi o escolhido pelos alunos para ser trabalhado em sala de aula, visando a Feira Literária de Caraguatatuba, a FLIC deste ano, que terá inclusive uma homenagem ao ilustrador”, contou a educadora.
Ao final, a secretária de Educação, Márcia Paiva, que prestigiou o encontro, agradeceu e ressaltou a importância da presença dos pais na escola e a participação ativa na vida escolar dos filhos.
A coordenadora pedagógica, Amanda Papi, disse que no kit doado às famílias, os livros além das histórias são acompanhados de um caderno de atividades para ser feito, em conjunto, entre pais e filhos, e ainda um outro caderno de atividade realizadas em sala de aula.

#PraTodosVerem Os pais de Miguel, 4 anos, Janaina Francisco Soares e Jair Longo estão sentados em um banco com o filho Miguel, 4 anos, eles abrem o kit e manuseias os livros.
Os pais de Miguel, 4 anos, Janaina Francisco Soares, 31 anos, e Jair Longo, 37 anos, participaram da contação. “Nós procuramos sempre estar presentes nos eventos em que somos convidados. Este ano, participamos de piquenique, do stand up paddle na praia e agora esse café literário. Hoje, por exemplo, gostei muito da forma que a professora contou a história do livro. Vou mudar, em casa, a forma de ler para o Miguel”, afirmou.
Outro casal presente foi Letícia de Oliveira, 25 anos, e Joab de Souza, 27 anos, pais do Conrado, 5 anos. “Gostei muito dessa iniciativa. Temos sempre que incentivar o hábito da leitura seja na escola e em casa. Desperta a imaginação e a criatividade da criança”, disse a mãe. Já o marido acrescentou que a participação dos pais proporciona uma segurança e uma grande satisfação aos pequenos. “Como não tive a participação dos meus pais na minha vida escolar, dou muita importância a essa atitude na infância do meu filho. Leitura é tudo de bom e nos faz seres humanos melhores”, afirmou.
Veja Também Recentes

Caraguatatuba abre inscrições para Jogos Escolares Municipais 2025
Estão abertas as inscrições para os Jogos Escolares Municipais (JEM) 2025 de Caraguatatuba. O evento, regulamentado pela Lei Municipal nº 2.708 de 8 de março de 2024, tem como objetivo fomentar a prática esportiva entre os estudantes do ensino fundamental, promover a integração entre as escolas e a descoberta de

CIEE inaugura novo polo de aprendizagem em Caraguatatuba
Nesta terça-feira (6), o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) inaugurou um novo polo de aprendizagem em Caraguatatuba, no Condomínio Atlântico – Avenida Anchieta, centro. O evento contou com a presença do vice-prefeito e secretário de Serviços Públicos, Sérgio Braz; e a secretária de Governo, Eloíza Antunes. O CIEE possibilita aos adolescentes

Caraguatatuba inicia disputa da fase regional dos Jogos Abertos da Juventude neste fim de semana
Os atletas de Caraguatatuba viajam na próxima semana para a disputa da fase regional do 40º Jogos Abertos da Juventude (sub-18) com as modalidades futsal masculino, vôlei de praia feminino, xadrez masculino, vôlei feminino, tênis masculino, tênis de mesa masculino e judô masculino e feminino. Ainda neste fim de semana

Caraguatatuba promove 17ª Semana do Bebê e do Brincar
A primeira infância, que vai do primeiro mês de vida aos seis anos, é uma fase fundamental para garantir um desenvolvimento emocional, social, físico e cognitivo adequados, que terão um impacto duradouro na vida de cada indivíduo. Nesse sentido, Caraguatatuba tem um pacto com a primeira infância na rede municipal

Exposição de Loucuras Anunciadas apresenta gravuras que retratam período mais obscuro e complexo de Goya
Segue em cartaz no Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) a exposição “Loucuras Anunciadas”, com uma compilação de gravuras do artista espanhol Francisco de Goya (1746 – 1828). A mostra tem entrada gratuita e pode ser visitada até o dia 21 de junho. As gravuras são do início