Pesquisar No Site
Ciapi realiza palestra aos usuários sobre prevenção ao suicídio dentro do Setembro Amarelo
Ciapi realiza palestra aos usuários sobre prevenção ao suicídio dentro do Setembro Amarelo
A equipe de profissionais do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi) dentro do “Setembro Amarelo”, mês dedicado à de prevenção ao suicídio, promove a palestra sobre a importância da saúde mental, na quarta-feira (27/9), às 14h, no salão social do Ciapi.
Os palestrantes serão a psicóloga Mirna Fleck de Sá, servidora no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), do bairro Sumaré, e o médico psiquiatra Dr Carlos Eduardo Faleiro. O objetivo da palestra é abordar junto aos usuários do Ciapi, principalmente, idosos, sobre os sintomas da depressão, formas de tratamento, como buscar ajuda, entre outros pontos.
Após a palestra haverá um aulão de Pilates com a fisioterapeuta, Aline Ferreira, e após o café da tarde solidário, onde cada participante levará um prato de salgado ou bebida não alcoólica para comemoração dos aniversariantes do mês.
Pesquisa brasileira sobre depressão na terceira idade
De acordo com matéria publicada no Canaltech e no portal Terra, pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) entrevistaram quase 8 mil pessoas acima dos 50 anos para gerar a última edição do Estudo Longitudinal da Saúde dos Idosos Brasileiros (ELSI-Brasil). O resultado foi que mais de um terço dos idosos do país (34%) têm sintomas depressivos, e 16% sentem solidão.
De acordo com o médico geriatra entrevistado, da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia e do Hospital Estadual Mário Covas, Natan Chehter, é importante diferenciar solidão de isolamento. “Morar sozinho é um indicador de isolamento social, mas não necessariamente de solidão. Este último é um sentimento de desamparo e abandono, algo subjetivo que pode, inclusive, surgir mesmo quando estamos cercados de familiares, amigos ou outras pessoas”, disse.
Para os familiares, perceber sintomas de depressão pode ser feito por sinais indiretos como perda de peso, desânimo e falta de vontade de realizar atividades diárias, alterações do sono, apetite e afins.
Como ajudar um familiar idoso que mora sozinho?
De acordo com Chehter, o principal para melhorar o cuidado com um parente idoso que se sinta solitário é estar presente. Preocupar-se com o familiar, mesmo que à distância, supervisionando seus afazeres do dia-a-dia, pode ajudar a melhorar sintomas, mandando mensagens e ligando com alguma frequência, e visitá-lo com frequência.
Aos idosos que moram sozinhos e não possuem autonomia, como tomar banho ou alimentar-se sozinhos, que fazem uso de medicação e possuem algum comprometimento cognitivo é necessário recorrer ao serviço social do município, associações de bairro, instituições sociais ou até mesmo serviços pagos de cuidadores ou lares de idosos.
Para melhorar e manter a saúde mental o médico geriatra indica exercícios regulares, atividades de lazer e de convívio social, alimentação saudável e manter a distância de vícios como a bebida e o tabagismo.
Origem do Setembro Amarelo
O Setembro Amarelo começou nos EUA, quando o jovem Mike Emme, de 17 anos, cometeu suicídio, em 1994.
Mike era um rapaz muito habilidoso e restaurou um automóvel Mustang 68, pintando-o de amarelo. Por conta disso, ficou conhecido como “Mustang Mike”. Seus pais e amigos não perceberam que o jovem tinha sérios problemas psicológicos e não conseguiram evitar sua morte.
No dia do velório, foi feita uma cesta com muitos cartões decorados com fitas amarelas. Dentro deles tinha a mensagem “Se você precisar, peça ajuda.”. A iniciativa foi o estopim para um movimento importante de prevenção ao suicídio, pois os cartões chegaram realmente às mãos de pessoas que precisavam de apoio.
Em consequência dessa triste história, foi escolhido como símbolo da luta contra o suicídio, o laço amarelo.
Em 2013, Antônio Geraldo da Silva, então presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), deu notoriedade e colocou no calendário nacional a campanha internacional Setembro Amarelo. E, desde 2014, a ABP em parceria com o Conselho Federal de Medicina divulgam e conquistam parceiros no Brasil inteiro com essa campanha.
O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a iniciativa acontece durante todo o ano. Este ano, o lema é “Se precisar, peça ajuda!”
Veja Também Recentes
Fiscalização de Posturas da Prefeitura de Caraguatatuba aplica R$ 13.892 em multas por som alto e exploração irregular de patinete
A Secretaria de Urbanismo da Prefeitura de Caraguatatuba fez mais uma ação de fiscalização intensa no último final de semana para coibir infrações como comércio ambulante irregular e a perturbação do sossego. A Fiscalização de Posturas aplicou cinco multas por perturbação do sossego no valor de 460 VRMs (Valor de
Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba detém três indivíduos por tráfico de drogas próximo à rodoviária
Na última segunda-feira (13), dois servidores da Guarda Civil Municipal (GCM) realizaram uma abordagem na Praça Navegantes, próximo à rodoviária, no bairro Jardim Jaqueira, e detiveram três homens, de 40, 42 e 43 anos, por consumo de drogas embaixo do viaduto. Durante a abordagem, um dos suspeitos foi encontrado com
Principal Avenida do Pegorelli é duplicada e ganha iluminação
A Prefeitura de Caraguatatuba entregou a iluminação no trecho duplicado da principal Avenida do bairro Pegorelli, Região Sul da cidade. Trata-se da Avenida Geraldo Fernandes da Silva e a inauguração faz parte de um pacote de benfeitorias que estão sendo entregues para usufruto da comunidade. A revitalização do espaço inclui
Vira Caraguá 2024/2025 terá queima de fogos em três pontos da cidade
Para fechar o ano de 2024 de forma tradicional e saudar a chegada de um novo ano com muita emoção e energia, não pode faltar a queima de fogos. É por isso que, mais uma vez, a Prefeitura de Caraguatatuba promove a festa de réveillon, à 0h, com o “Vira
Equipe da Defesa Civil está atenta ao índice pluviométrico no município e preparada em caso de alerta
O acumulado de chuvas, nos últimos três dias em Caraguatatuba, foi de 65 mm. De acordo com o coordenador da Defesa Civil, capitão Oduvaldo Romano, esse volume não causa preocupação à equipe do setor. O Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC) está em vigor desde 1º de dezembro e se