Pesquisar No Site
Aula de Libras promove inclusão no Parque Natural do Juqueriquerê

Aula de Libras promove inclusão no Parque Natural do Juqueriquerê
Nesta semana, a equipe de monitores, voluntários e representantes do setor de Educação Ambiental do Parque Natural Municipal Juqueriquerê, em Caraguatatuba, realizou o encerramento das aulas de Libras (Língua Brasileira de Sinais). A iniciativa buscou capacitar os funcionários para se comunicarem de forma eficiente com os visitantes e funcionários que possuem deficiência auditiva.

#PraTodosVerem: Funcionários do parque ao lado do professor Danilo Monteiro, vestido com uma blusa na cor laranja (Foto: Divulgação/PMC)
As aulas foram ministradas voluntariamente pelo professor Danilo Monteiro da Silva, tradutor e intérprete de Libras do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e, desde julho, os funcionários se reuniram nas dependências do Parque Juqueriquerê para aprender a linguagem de sinais e aprimorar suas habilidades de comunicação.
O principal objetivo foi promover a inclusão e a interação entre a equipe de monitoria ambiental e as pessoas com deficiência auditiva que frequentam o parque. Com o conhecimento básico em Libras, os monitores se tornam aptos a fornecer informações, orientações e esclarecimentos de forma acessível para todos os visitantes.
A Prefeitura de Caraguatatuba enfatiza a preocupação com a interação, inclusão e respeito, seguindo sempre nessa direção. A capacitação básica em Libras demonstra o compromisso em oferecer um ambiente acolhedor e inclusivo para todos que frequentam o Parque Natural Municipal do Juqueriquerê.
A diretora do setor de educação ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Tatiana Scian, destacou a importância dessa capacitação. “As aulas representam um passo importante no processo de inclusão e acessibilidade do parque, proporcionando igualdade na oportunidade de comunicação básica para todos os frequentadores, incluindo entre os funcionários”, disse.
Hoje, o Parque Juqueriquerê possui um funcionário com deficiência auditiva e a comunicação se tornou mais eficiente após as aulas de Libras, de modo que ele se sente mais acolhido e integrado com a equipe de trabalho. Por esse motivo, a Prefeitura segue promovendo a quebra de barreiras e o desenvolvimento de uma sociedade mais inclusiva.
Veja Também Recentes

Caraguatatuba encerra inscrições para cursos de Almoxarife e Estoquista e Recepção e Atendimento
A administração municipal de Caraguatatuba informa que as inscrições dos cursos de Almoxarife e Estoquista, e de Recepção e Atendimento estão encerradas. A princípio, a data de encerramento era o dia 7 de abril (próxima segunda-feira), mas a alta demanda de inscritos fez a organização dos cursos antecipar o encerramento.

Festival Muvúka anuncia artistas selecionados para evento em abril
Dez artistas de Caraguatatuba foram selecionados para compor a primeira edição do Festival de Cultura Afro – Muvúka, que ocorre nos dias 26 e 27 de abril, no Polo Cultural do Bairro do Travessão, localizado na Praça Jorge Castro, 35. A entrada é gratuita e a programação completa será divulgada

Caraguatatuba recebe exposição ‘A Grande Maloca’ em comemoração ao aniversário da cidade
A exposição artística de ‘A Grande Maloca’, do Grupo Ubuntu Caraguatatuba – Ceramistas celebra o aniversário de 168 anos de Caraguatatuba e o Dia dos Povos Indígenas (19 de abril). A mostra está aberta ao público a partir de terça-feira, 1º de abril, e permanece em cartaz durante todo o

Alunos de Caraguatatuba participam do 17º Concurso Internacional Canguru de Matemática Brasil
Mais uma vez, alunos da EMEF Professora Maria Moraes de Oliveira, bairro Gaivotas, em Caraguatatuba, aceitaram o desafio de entrar na Olimpíada de Matemática Canguru, voltada para estudantes do 3º ano do Fundamental 1 até o 3º ano do Ensino Médio, de escolas públicas e particulares. A competição tem por

Curso de produção e colheita de cogumelo shiitake capacita agricultores familiares em Caraguatatuba
Agricultores familiares de Caraguatatuba iniciaram o curso de produção e colheita de cogumelo shiitake na quarta-feira (19) e seguem em atividade até esta sexta-feira (21). A capacitação é realizada no sítio São Jorge, da produtora Graziela Frugoli Bustamante, situado no Poço da Anta. É uma parceria entre o Sindicato Rural