Pesquisar No Site
Serviço de escuta especializada para crianças de Caraguatatuba é referência para outros municípios
Serviço de escuta especializada para crianças de Caraguatatuba é referência para outros municípios
O ‘Protege’ de Caraguatatuba, serviço pioneiro que proporciona assistência e acolhimento para crianças e adolescentes vítimas de violências recebeu na quarta-feira (9), visita do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Guaratinguetá após articulação com o CMDCA de Caraguatatuba.
O objetivo foi trocar experiências sobre a importância do fluxo de atendimento da rede de proteção para escuta especializada com proposta de implantação em Guarantiguetá. Como referência buscaram informações e experiências junto a presidente do CMDCA de Caraguatatuba, Cintia Alves.
O encontro contou com a presença de membros do conselho tutelar, técnicos e o do secretário de Assistência Social de Guaratinguetá, Marcos Evangelista; secretária adjunta de Saúde de Caraguatatuba, Derci Andolfo, coordenadores e técnicos dos serviços do Protege.
Para secretária adjunta é de suma importância a troca de informações. “Com esta vivência divulgamos o serviço para que mais municípios implantem o projeto e garantam os direitos das crianças e adolescentes”, destacou.
O ‘Protege’ é um setor da Prefeitura de Caraguatatuba, ligado à Secretaria de Saúde, implantado em 2019 e formado por profissionais das áreas de psicologia, enfermagem, psiquiatria, serviço social e pediatria que recebem as fichas de notificações de violência (SINAN) encaminhadas por qualquer profissional que identifica ou suspeita de uma violência nas áreas da educação, saúde, social e demais órgão de proteção. Estas notificações chegam a um prazo curto e as vítimas são atendidas em, no máximo, 72 horas em casos de violência sexual.
O serviço que hoje vem sendo referência no Estado de São Paulo tem por objetivo a não revitimização das crianças e adolescentes vítimas de violência e a possibilidade de inserção em atendimento intersetorial integrado, com acompanhamento médico e psicológico, buscando minimizar o sofrimento vivenciado.
Veja Também Recentes
Câmara finaliza audiências públicas da atualização do Plano de Amortização do Déficit Atuarial do CaraguaPrev
A Câmara Municipal promoveu duas audiências públicas sobre o projeto de lei da alteração parcial do Plano de Amortização do Déficit Atuarial do Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev – Lei Municipal nº 2.348/2017) nas últimas segunda e quinta-feira (4/11 e 31/10), na sede do Legislativo, no Centro.
Secretaria de Educação abre inscrição para processo seletivo para o cargo de diretor das Unidades Escolares Municipais
A Secretaria de Educação recebe, a partir desta segunda-feira (4), documentação dos candidatos interessados em assumir o cargo de diretor em uma das 60 escolas municipais. A Lei Municipal nº. 2.065, de 18 de janeiro de 2013, com redação dada pela Lei Complementar Municipal nº. 131, de 28 de agosto
Prefeitura de Caraguatatuba inicia transição de governo na próxima segunda
A Prefeitura de Caraguatatuba inicia na próxima segunda-feira (4/11) o processo de transição de governo. Para isso, foi publicado em outubro o Decreto 2.044/24 que dispõe sobre a transição do governo municipal e sobre a nomeação dos membros da respectiva equipe. A transição de governo é o procedimento institucionalizado que
Prefeitura divulga classificação para bolsa de estudos para alunos em vulnerabilidade social
A Prefeitura de Caraguatatuba divulga nesta terça-feira (05) em Diário Oficial do Município, a classificação para concessão de bolsas de estudos no Colégio Módulo para alunos em vulnerabilidade social. Veja aqui O processo seletivo teve a finalidade de conceder um total de 39 bolsas de estudos, que vão de 33,33%
GCM fecha balanço com mais de 2.400 mil ações em outubro
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba registrou no mês de outubro 2.422 atividades realizadas, entre ocorrências, bloqueios, prisão de indivíduos, ocorrências ligadas à Lei Maria da Penha, rondas escolares e outros. Foram 41 ações em apoio às secretarias municipais, 28 ocorrências, 38 ocorrências resolvidas no local, sete indivíduos presos,