Pesquisar No Site
Secretaria de Educação realiza Parada Avaliativa para traçar estratégias pedagógicas para rede municipal de ensino

Secretaria de Educação realiza Parada Avaliativa para traçar estratégias pedagógicas para rede municipal de ensino
A Secretaria de Educação de Caraguatatuba realiza nas 58 unidades escolares do município a Parada Avaliativa 2023.
O objetivo do movimento é engajar todos (direção, supervisão, professores, funcionários, estudantes e pais/responsáveis) nas reflexões e ações que promovam uma escola de qualidade. Visa também ampliar o repertório sobre avaliação relacionando com os objetivos de aprendizagem e as habilidades em função das competências e matrizes de avaliação, bem como incorporando a autoavaliação às práticas escolares.
Segundo a secretária de Educação, Márcia Paiva, ao longo dos cinco anos, a rede municipal dedica uma semana do tempo letivo, de forma democrática, para discutir ações benéficas para cada modalidade de ensino, desde a Educação Infantil até os anos finais do Ensino Fundamental.

#PraTodosVerem: Comunidade escolar recebe instruções e participa de Parada Avaliativa em unidade
“Após os dois últimos anos de aulas remotas por conta da pandemia, tais objetivos se configuram para que a rede tenha mais êxito no trabalho frente às habilidades previstas no currículo flexibilizado, sem desmerecer a importância de cada um e também as fragilidades e potencialidades diagnosticadas anteriormente”, explica.
Ainda, de acordo com a secretária, a Parada Avaliativa almeja a continuação do envolvimento dos atores na Unidade Escolar para conversar, partilhar, retomar, alinhar, ouvir todos, bem como traçar ações pedagógicas para o segundo semestre.
“A ideia é repensar boas práticas que potencializem a aprendizagem, enaltecendo o Projeto Político Pedagógico, bem como ampliando os saberes das crianças e estudantes”, finaliza.
A Parada Avaliativa segue um cronograma e nesta semana o encontro é voltado aos estudantes, professores, pais e funcionários.
De 28 de agosto a 05 de setembro haverá a aplicação de um simulado e um questionário socioeconômico nas escolas que atendem os 2º, 5º e 9º anos. A partir daí, as equipes dos Setores de Apoio Pedagógico e Supervisão Escolar realizarão o estudo de caso em cada unidade para posteriormente apresentar nos grupos os cenários dos dados da escola. Com os resultados em mão, juntos traçarão mais ações colaborativas que possibilitem a formação integral dos estudantes.
Veja Também Recentes

Conselho de Saneamento de Caraguatatuba elege representantes nesta sexta-feira
A participação da sociedade civil na formulação de políticas públicas é uma das formas de fortalecer a gestão democrática. Em Caraguatatuba, o Conselho Municipal de Saneamento Básico é um dos espaços destinados a esse diálogo entre governo e população, com representantes da administração pública, entidades e usuários dos serviços. Nesta

Caraguatatuba encerra inscrições para cursos de Almoxarife e Estoquista e Recepção e Atendimento
A administração municipal de Caraguatatuba informa que as inscrições dos cursos de Almoxarife e Estoquista, e de Recepção e Atendimento estão encerradas. A princípio, a data de encerramento era o dia 7 de abril (próxima segunda-feira), mas a alta demanda de inscritos fez a organização dos cursos antecipar o encerramento.

Comissão Organizadora da 1ª Conferência Municipal da Cidade elabora regimento interno
Caraguatatuba se prepara para realizar sua 1ª Conferência Municipal da Cidade, etapa local que integra a construção da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano. Como parte desse processo, o governo municipal promoveu, na terça-feira (25) a primeira reunião oficial da Comissão Organizadora, na sede da Secretaria de Educação. O encontro teve

Primeira-dama de Caraguatatuba visita Casa Beija-Flor e Comunidade Terapêutica Restitui
A primeira-dama e presidente do Fundo Social, doutora Talita Carneiro Veneziani da Silva, médica pediatra do município, visitou a Casa Beija-Flor e a comunidade Terapêutica Restitui. Na Casa Beija-Flor, Dra. Talita teve a oportunidade de conhecer o projeto “Família Feliz””, que cuida de 69 crianças e adolescentes, de 6 a

Caraguatatuba lança campanha para Imposto de Renda Solidário 2025
Contribuintes de Caraguatatuba já podem destinar parte do Imposto de Renda para os Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA) e da Pessoa Idosa (FMDPI). A campanha Imposto Solidário 2025 foi lançada nesta semana pelo governo municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social, da Secretaria dos