Pesquisar No Site
Prefeitura lança programa Edifica para estimular construção civil em Caraguatatuba
![Prefeitura lança programa Edifica para estimular construção civil em Caraguatatuba Prefeitura lança programa Edifica para estimular construção civil em Caraguatatuba](https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/wp-content/uploads/2023/08/1-46-825x305.jpg)
Prefeitura lança programa Edifica para estimular construção civil em Caraguatatuba
A construção civil em Caraguatatuba tem se destacado nos últimos meses com índices positivos de geração de emprego, sendo o setor que mais contrata e também pelo aumento de aprovações de projetos na Prefeitura.
![](https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/wp-content/uploads/2023/08/2-39.jpg)
#PraTodosVerem: Pessoas sentadas enquanto autoridades estão na frente explicando o programa (Foto: Divulgação/PMC)
Para estimular cada vez mais o desenvolvimento econômico na cidade, a Prefeitura de Caraguatatuba lançou nesta terça-feira (16), o programa ‘Edifica’, no Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor (CATE) da Região Sul.
O encontro contou com a presença de construtoras que estão instaladas em Caraguatatuba e nos municípios vizinhos, empresas prestadoras de serviços nesse setor e autoridades locais para apresentar as alterações do Plano Diretor Municipal e a transformação que a cidade terá nos próximos anos, principalmente no setor da construção civil. O programa também tem parceria com o governo estadual.
A diretora do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP) de São José dos Campos, Alexandra Calixto, enfatizou a satisfação de ver uma gestão municipal engajada no desenvolvimento da cidade. “Nosso objetivo é entender a vocação regional, as demandas do município e trazer valor e crescimento para cidade, através das parcerias com Senai e Sebrae”.
![](https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/wp-content/uploads/2023/08/3-9.jpg)
#PraTodosVerem: Pessoas sentadas enquanto autoridades estão na frente explicando o programa (Foto: Divulgação/PMC)
O prefeito Aguilar Junior reforça o potencial econômico que Caraguatatuba tem a ser explorado e para isso é necessário criar mecanismos e soluções para que a cidade tenha sempre o melhor a ser ofertado. “Pensando na cidade que cresce todos os dias, criamos um desafio e através deste programa vamos conhecer a realidade das construtoras e buscar qualificação para mão de obra local, sempre com objetivo de fazer o equilíbrio em gerar emprego e renda e fomentar a economia. É Caraguatatuba de A a Z sempre pensando na frente”, destaca.
Em seguida, o secretário de Urbanismo, Wilber Cardozo fez uma breve apresentação do Plano Diretor e as etapas para aprovação de projetos. Também anunciou a criação do serviço para grandes empreendimentos (GE) dentro da secretaria com atendimento preferencial para empresas maiores. “Com diálogo, criamos agilidade na liberação de documentos e atualmente estamos conseguindo entregar os projetos aprovados com no máximo dois dias úteis e nos próximos dias estaremos com 100% de aprovação digital”, contou.
O diretor do CATE, Allan Mattos, reforçou a preocupação da gestão em oferecer mão de obra qualificada e ouviu os empresários nas principais demandas e quais áreas mais encontram dificuldades em contratação. “A partir disso, em parceria com o Estado, vamos trazer cursos de qualificação de acordo com a necessidade do município”.
![](https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/wp-content/uploads/2023/08/4-1.jpg)
#PraTodosVerem: Pessoas sentadas enquanto autoridades estão na frente explicando o programa (Foto: Divulgação/PMC)
O encontro também contou com a presença do presidente da Câmara, vereador Tato Aguilar; do presidente da Associação Comercial de Caraguatatuba, Yuri Bellato; da diretora regional de emprego e renda da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Solange Pereira, e da coordenadora do Senai, Ana Lucia Cursino.
O programa
Foi estruturado em três fases: Fase 1 – apresentação do Plano Diretor e levantamento das demandas do setor da construção civil; Fase 2 – qualificação da mão de obra de acordo as demandas do setor; e Fase 3 – inserção dos trabalhadores qualificados no mercado de trabalho.
A Prefeitura, através do PAT e do CATE, está aberta a escutar todos com a finalidade de captar informações a respeito das demandas do setor da construção civil, além de identificar quais as principais deficiências a respeito de contratação de mão de obra no município e a possibilidade de capacitação dos ajudantes de obras locais a fim de alavancarmos as carreiras desses profissionais que tanto fazem pelo setor.
Serviço
CATE: Avenida José Herculano, 7.495 – Travessão (Subprefeitura Sul), telefone (12) 3882-6170.
PAT: Rua Taubaté, 520 – Sumaré, telefone (12) 3882-5211.
Veja Também Recentes
![Vigilância Sanitária fecha açougue em Caraguatatuba por irregularidades Vigilância Sanitária fecha açougue em Caraguatatuba por irregularidades](https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/wp-content/uploads/2025/01/1-7-530x530.jpg)
Vigilância Sanitária fecha açougue em Caraguatatuba por irregularidades
A Vigilância Sanitária atendeu, na quarta-feira (15), uma denúncia relacionada à venda de carnes impróprias e à fabricação irregular de linguiças em um açougue na região Sul. Durante a fiscalização, a equipe encontrou o estabelecimento em condições inadequadas de higiene e organização, com carnes armazenadas de maneira imprópria em uma
![Caraguatatuba recebe 12ª edição do 3mFight com lutas profissionais e amadoras Caraguatatuba recebe 12ª edição do 3mFight com lutas profissionais e amadoras](https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/wp-content/uploads/2025/02/6978c37f-f7b9-4f07-a7c9-533dd607eb4e-e1739317292907-530x530.jpg)
Caraguatatuba recebe 12ª edição do 3mFight com lutas profissionais e amadoras
Caraguatatuba recebe da 12ª edição do 3mFight no dia 22 de fevereiro, a partir das 17h, na Arena montada na Alameda Ciprestes, nº 145, bairro Cidade Jardim. São 18 lutas confirmadas e três disputas de cinturão. Os entusiastas da modalidade vão apreciar lutas do MMA profissional e amador, além de
![Foto-Capa Foto-Capa](https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/wp-content/uploads/2025/01/Foto-Capa-530x530.jpg)
Caraguatatuba participa de reunião sobre Alerta e Preparação para Emergências Locais em relação ao gasoduto no município
O Governo Municipal, por meio de representantes da Secretaria de Mobilidade Urbana e Defesa do Cidadão, Defesa Civil e Guarda Civil Municipal, juntamente com colaboradores da Petrobras/UTGCA (Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato), Universidade de Taubaté (UniTau), empresa de energia EDP São Paulo e do Corpo de Bombeiros de
![Prefeitura e EDP iniciam retirada de cabeamentos irregulares de postes em Caraguatatuba Prefeitura e EDP iniciam retirada de cabeamentos irregulares de postes em Caraguatatuba](https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/wp-content/uploads/2025/01/Capa-1-530x530.jpg)
Prefeitura e EDP iniciam retirada de cabeamentos irregulares de postes em Caraguatatuba
A Prefeitura de Caraguatatuba e a empresa EDP, distribuidora de energia elétrica da cidade, iniciaram um mutirão na quinta-feira (16/1) para retirar cabeamentos irregulares de telecomunicação dos postes em oito bairros de Caraguatatuba. Com o suporte da Secretaria de Urbanismo, a ação da concessionária e do governo municipal visa garantir
![Vigilância Sanitária de Caraguatatuba promove orientação e melhoria em estabelecimentos alimentícios Vigilância Sanitária de Caraguatatuba promove orientação e melhoria em estabelecimentos alimentícios](https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/wp-content/uploads/2025/02/fd626a77-6801-4c3b-87dc-f5afeddee7d9-1-530x530.jpg)
Vigilância Sanitária de Caraguatatuba promove orientação e melhoria em estabelecimentos alimentícios
A Vigilância Sanitária (Visa) de Caraguatatuba, ligada à Secretaria de Saúde, desempenha um papel importante na proteção da saúde pública por meio de um conjunto de ações destinadas a eliminar, reduzir ou prevenir riscos à saúde pública. As iniciativas visam adequar questões de higiene dos estabelecimentos de consumo alimentício, garantir