Pesquisar No Site

Prefeitura lança programa Edifica para estimular construção civil em Caraguatatuba

Publicado em: 16/08/2023
Destaques
Prefeitura lança programa Edifica para estimular construção civil em Caraguatatuba
Prefeitura lança programa Edifica para estimular construção civil em Caraguatatuba

A construção civil em Caraguatatuba tem se destacado nos últimos meses com índices positivos de geração de emprego, sendo o setor que mais contrata e também pelo aumento de aprovações de projetos na Prefeitura.

#PraTodosVerem: Pessoas sentadas enquanto autoridades estão na frente explicando o programa (Foto: Divulgação/PMC)

Para estimular cada vez mais o desenvolvimento econômico na cidade, a Prefeitura de Caraguatatuba lançou nesta terça-feira (16), o programa ‘Edifica’, no Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor (CATE) da Região Sul.

O encontro contou com a presença de construtoras que estão instaladas em Caraguatatuba e nos municípios vizinhos, empresas prestadoras de serviços nesse setor e autoridades locais para apresentar as alterações do Plano Diretor Municipal e a transformação que a cidade terá nos próximos anos, principalmente no setor da construção civil. O programa também tem parceria com o governo estadual.

A diretora do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP) de São José dos Campos, Alexandra Calixto, enfatizou a satisfação de ver uma gestão municipal engajada no desenvolvimento da cidade. “Nosso objetivo é entender a vocação regional, as demandas do município e trazer valor e crescimento para cidade, através das parcerias com Senai e Sebrae”.

#PraTodosVerem: Pessoas sentadas enquanto autoridades estão na frente explicando o programa (Foto: Divulgação/PMC)

O prefeito Aguilar Junior reforça o potencial econômico que Caraguatatuba tem a ser explorado e para isso é necessário criar mecanismos e soluções para que a cidade tenha sempre o melhor a ser ofertado. “Pensando na cidade que cresce todos os dias, criamos um desafio e através deste programa vamos conhecer a realidade das construtoras e buscar qualificação para mão de obra local, sempre com objetivo de fazer o equilíbrio em gerar emprego e renda e fomentar a economia. É Caraguatatuba de A a Z sempre pensando na frente”, destaca.

Em seguida, o secretário de Urbanismo, Wilber Cardozo fez uma breve apresentação do Plano Diretor e as etapas para aprovação de projetos. Também anunciou a criação do serviço para grandes empreendimentos (GE) dentro da secretaria com atendimento preferencial para empresas maiores. “Com diálogo, criamos agilidade na liberação de documentos e atualmente estamos conseguindo entregar os projetos aprovados com no máximo dois dias úteis e nos próximos dias estaremos com 100% de aprovação digital”, contou.

O diretor do CATE, Allan Mattos, reforçou a preocupação da gestão em oferecer mão de obra qualificada e ouviu os empresários nas principais demandas e quais áreas mais encontram dificuldades em contratação. “A partir disso, em parceria com o Estado, vamos trazer cursos de qualificação de acordo com a necessidade do município”.

#PraTodosVerem: Pessoas sentadas enquanto autoridades estão na frente explicando o programa (Foto: Divulgação/PMC)

O encontro também contou com a presença do presidente da Câmara, vereador Tato Aguilar; do presidente da Associação Comercial de Caraguatatuba, Yuri Bellato; da diretora regional de emprego e renda da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Solange Pereira, e da coordenadora do Senai, Ana Lucia Cursino.

O programa

Foi estruturado em três fases: Fase 1 – apresentação do Plano Diretor e levantamento das demandas do setor da construção civil; Fase 2 – qualificação da mão de obra de acordo as demandas do setor; e Fase 3 – inserção dos trabalhadores qualificados no mercado de trabalho.

A Prefeitura, através do PAT e do CATE, está aberta a escutar todos com a finalidade de captar informações a respeito das demandas do setor da construção civil, além de identificar quais as principais deficiências a respeito de contratação de mão de obra no município e a possibilidade de capacitação dos ajudantes de obras locais a fim de alavancarmos as carreiras desses profissionais que tanto fazem pelo setor.

Serviço

CATE: Avenida José Herculano, 7.495 – Travessão (Subprefeitura Sul), telefone (12) 3882-6170.

PAT: Rua Taubaté, 520 – Sumaré, telefone (12) 3882-5211.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba registra mais de 2,5 mil ações em janeiro
Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba registra mais de 2,5 mil ações em janeiro

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba intensificou sua atuação no município durante o mês de janeiro de 2025, totalizando 2.569 ações voltadas à segurança e proteção da população. Entre as principais atividades realizadas, destacam-se 1.341 rondas em estacionamentos, 452 abordagens, 167 rondas em pontos turísticos e 311 multas emitidas.

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 17/02/2025
Cadastro Único fica indisponível para atualização entre 28 de fevereiro e 16 de março
Cadastro Único fica indisponível para atualização entre 28 de fevereiro e 16 de março

A Secretaria Municipal de Assistência Social informa que o sistema do Cadastro Único estará temporariamente indisponível para inclusão de novos beneficiários, atualizações cadastrais e consultas, no período de 28 de fevereiro a 16 de março de 2025. A interrupção ocorre em nível nacional devido à migração do sistema, atualmente administrado

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável Publicado em 26/02/2025
Ocorrência de furto de bicicleta é registrada pela Guarda Civil de Caraguatatuba
Ocorrência de furto de bicicleta é registrada pela Guarda Civil de Caraguatatuba

Durante patrulhamento pela região central da cidade, agentes da Guarda Civil Municipal encontraram dois indivíduos com comportamento suspeito, sendo que um deles correspondia às características de um indivíduo previamente assinalado pelo Centro de Operações Inteligentes (COI) como autor do furto de duas bicicletas ocorridas na manhã da última quarta-feira (26).

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 27/02/2025
Concurso de Marchinhas da Fundacc é atração em Caraguatatuba neste sábado
Concurso de Marchinhas da Fundacc é atração em Caraguatatuba neste sábado

O tradicional Concurso de Marchinhas do 25º Carnaval de Antigamente da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) reúne 12 autores e suas canções para a apresentação pública na Praça Cândido Motta (Coreto), às 20h deste sábado (22). O objetivo é valorizar, difundir e incentivar a festa popular e premiar as

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 18/02/2025
Governo Municipal de Caraguatatuba promove roda de conversa sobre alcoolismo no CAPS-AD
Governo Municipal de Caraguatatuba promove roda de conversa sobre alcoolismo no CAPS-AD

O Governo Municipal de Caraguatatuba realiza nesta quinta-feira (20), às 10h, uma roda de conversa no Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS-AD) para abordar questões referentes ao alcoolismo. O evento reúne integrantes do grupo “Viver a Vida”. O intuito é oferecer um espaço de acolhimento e troca

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 19/02/2025