Pesquisar No Site
Mais de 250 alunos da rede municipal recebem palestra sobre ‘Linha Sem Cerol’
Mais de 250 alunos da rede municipal recebem palestra sobre ‘Linha Sem Cerol’
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, continua sua campanha educativa ‘linha sem cerol’ com a realização da terceira palestra, nesta quarta-feira (30), na EMEI/EMEF Benedito Inácio Soares, no bairro Massaguaçu. A iniciativa já envolveu mais de 250 alunos desde o início das atividades no começo de agosto.
O principal objetivo do evento foi conscientizar os jovens estudantes sobre os riscos associados ao uso do cerol, linha chilena e outras linhas cortantes em pipas. A Prefeitura tem se concentrado nas escolas da rede municipal de ensino, priorizando as crianças como seu público-alvo, a fim de promover uma conscientização em larga escala e transformar os hábitos negativos relacionados ao uso de cerol e linhas cortantes.
A palestra foi ministrada por Alex Catapani, fiscal de posturas da Secretaria de Urbanismo, e direcionada aos alunos das turmas dos 4° anos. Com sua experiência e conhecimento sobre o assunto, Catapani esclareceu os riscos envolvidos nesta prática, diferenciou os tipos de linhas e abordou a regulamentação que proíbe o uso dessas linhas cortantes em pipas. Além disso, foram compartilhados relatos de acidentes envolvendo linhas com cerol.
Durante a palestra, os alunos demonstraram grande interesse e contribuíram com comentários pertinentes, como Lívia de Sousa Santos, de 9 anos, que destacou o perigo das linhas enroscarem nas fiações dos postes públicos. “Essas linhas que cortam podem se enroscar nos fios dos postes também. Se a gente tentar pegar a pipa, acabamos tomando um choque.”, disse.
A utilização irresponsável de linhas cortantes pode resultar em consequências graves, como acidentes e até mesmo fatalidades. Por isso, a Prefeitura está empenhada em alertar toda a sociedade sobre os perigos envolvidos e encorajar a adoção de práticas mais seguras e responsáveis quando se trata da diversão com pipas.
Outros colegas também contaram que a palestra foi muito importante para aprender sobre os locais adequados para essa prática e como brincar de maneira saudável. Gustavo Francisco Cortes Amaral, de 10 anos, explicou que já sabia dos perigos da linha com cerol e, inclusive, contou a seu pai. “Já ensinei que não podemos usar o cerol, pois, além de machucar a nossa mão, também pode ferir outras pessoas”, explicou.
A palestra também foi bastante elogiada pelos alunos Wesley Lucas Cruz Nascimento, de 10 anos, Daniel Felipe de Matos Oliveira e Samara da Silva Rangel de Oliveira, ambos de 9 anos, todos estudantes do 4° ano C, que além de enaltercerem a importância do tema se comprometeram a repassar as informações adiante, alertando amigos e pais sobre a responsabilidade de soltar pipas com segurança.
A utilização irresponsável dessas linhas pode resultar em consequências graves, como acidentes e até mesmo fatalidades. A Prefeitura está empenhada em alertar toda a sociedade sobre os perigos envolvidos e encorajar a adoção de práticas mais e responsáveis.
A Secretaria de Urbanismo realizará uma última palestra no início de setembro, também na EMEI/EMEF Benedito Inácio Soares, para alunos do 5° ano. O evento está marcado para o dia 06/09.
A última etapa da campanha será a realização de um campeonato de pipa na cidade, que terá como objetivo reunir e promover a interação das crianças, jovem e até adultos, mostrando como o ato de soltar pipa pode ser divertido e seguro.
Veja Também Recentes
Futebol Máster 40 anos chega às semifinais no próximo final de semana
No final de semana foram realizadas as quartas de final do campeonato de Futebol Máster 40 anos. As partidas foram intensas e desafiadoras para os times. No campo do CEMUG quem permaneceu no campeonato foi o Esportinga, que venceu por 2 a 0 o EC 1º de Maio. O A.E
Concessionária Tamoios faz alerta sobre pagamentos pendentes no Free Flow-Pedágio Eletrônico
A Concessionária Tamoios alerta que há usuários que passaram pelo Free Flow – Pedágio Eletrônico no Contorno Sul e ainda não efetuaram o pagamento da tarifa. O pedágio eletrônico começou a funcionar em 18 de novembro e está próximo de completar 30 dias de operação. Os usuários que não realizarem
Empresa EDP é sentenciada a apresentar plano para retirada de cabos e fios caídos em Caraguatatuba
Em decisão proferida pela Justiça, a empresa EDP foi sentenciada a elaborar um plano de trabalho para a limpeza dos cabos e fios caídos na cidade. Além de comprometer a estética urbana, os cabos também representam um sério risco à segurança das pessoas. Desde 2019, a Prefeitura de Caraguatatuba, por
RFC é campeão do Futebol Máster 40 anos de Caraguatatuba
No último sábado (14), o RFC disputou contra o A.E Grêmio/Cirrose a final do Campeonato de Futebol Máster 40 anos, vencendo a disputa por 2 a 0, levando o troféu para casa. O jogo se iniciou às 15h e o RFC mostrou que não veio para brincar, e com um
Recadastramento para transporte universitário termina no próximo dia 16
A Secretaria Municipal de Educação de Caraguatatuba informa aos universitários que estavam cadastrados no 2º semestre de 2024, no transporte com destino às Universidades em São José dos Campos, que o prazo para realizar o recadastramento para o 1º semestre de 2025, termina dia 16 (segunda-feira), e deve ser feito