Pesquisar No Site
GCM prende agressor em flagrante após ser acionada pelo aplicativo ‘SOS Caraguá pra Elas’
GCM prende agressor em flagrante após ser acionada pelo aplicativo ‘SOS Caraguá pra Elas’
A Guarda Civil Municipal (GCM) da Prefeitura de Caraguatatuba prendeu um homem acusado de violência doméstica em flagrante por descumprir uma medida protetiva imposta pela “Lei Maria da Penha”.
A vítima acionou o Centro de Operações e Inteligência (COI) da GCM, por meio do aplicativo ‘SOS Caraguá pra Elas’, na tarde da última segunda-feira (21/8), por volta das 16h10, no Perequê-Mirim.
Após o pedido de socorro da moradora, o COI entrou em contato com a viatura estacionada no Parque Natural Municipal Juqueriquerê, no Porto Novo. De posse da geolocalização (localização geográfica) informada pelo aplicativo SOS Caraguá pra Elas, os patrulheiros encontraram a vítima e o agressor 10 minutos depois do chamado.
Durante o atendimento da ocorrência, a GCM verificou no sistema que já existia uma medida protetiva de urgência ativa contra o homem e o prendeu em flagrante.
Os dois foram conduzidos à Delegacia Defesa da Mulher (DDM), no Jardim Primavera, onde foi lavrado o auto de prisão em fragrante contra o homem por descumprimento da medida protetiva imposta pela Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006). O acusado ficou a disposição da Justiça e a vítima foi liberada.
Aplicativo ‘SOS Caraguá pra Elas’
Caraguatatuba possui desde março o aplicativo ‘SOS Caraguá pra Elas’ que possui um botão de pânico, para que seja acionado em situações emergenciais. Ele envia a localização da mulher para a Guarda Civil Municipal, que imediatamente envia uma viatura ao local.
Para ter acesso ao aplicativo, a mulher precisar ter uma medida protetiva concedida pelo Poder Judiciário. Com esse documento elas devem procurar o CIAM (Centro Integrado de Atendimento à Mulher), no Indaiá, ou o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), no Jardim Aruan, e efetuarem um cadastro.
Denúncias de atos de violência contra mulheres podem ser feitas nos telefones 180 e 100 (Disque Direitos Humanos). Esses números são gratuitos, confidenciais (anônimos) e funcionam 24 horas, todos os dias da semana, inclusive nos finais de semana e feriados de qualquer lugar do Brasil. O telefone de emergência da GCM é o 153.
Veja Também Recentes
Prefeitura de Caraguatatuba retira cercas irregulares em área pública no Porto Novo
Em uma ação conjunta com a Policia Militar Ambiental, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, retirou as cercas irregulares que começaram a ser instaladas em uma área pública no bairro Porto Novo, região Sul da cidade. A medida foi tomada para coibir a tentativa de apropriação
Defesa Civil do Estado emite aviso de pancadas de chuva em Caraguatatuba
A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil emitiu um aviso de passagem de uma frente fria com fortes pancadas de chuva, seguidas de raios e ventos, entre segunda (2) e terça-feira (3). Entre quarta e sexta-feira, mesmo com a frente fria já afastada, ela ainda influencia, pois o calor,
Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba entra em recesso a partir do dia 23
O Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba estará em atividade somente até o dia 20 de dezembro (sexta-feira). A partir do dia 23, a instituição encerra suas atividades e entra em recesso. A reabertura, em 2025, está programada para o dia 2 de janeiro (quinta-feira). A instituição desenvolve ações que
Prefeitura de Caraguatatuba encerra ciclo de palestras “Orientação Ético Disciplinar”
O Departamento Ético Disciplinar, da Secretaria de Administração da Prefeitura de Caraguatatuba, realizou um ciclo de palestras sobre ética, disciplina e condutas vedadas no exercício da função entre os dias 23 de outubro e 27 de novembro, na Emei/Emef Professora Antônia Ribeiro da Silva, no Jardim Califórnia; no Centro de
Prefeitura alerta para cuidados redobrados com a pele no verão
Faltam poucos dias para chegada do verão e junto com ele, o aumento da temperatura. Por isso, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, reforça a importância dos cuidados com a pele para prevenir o câncer de pele. Essa é uma medida essencial para proteger a população