Pesquisar No Site
Escolas da Tabatinga e Massaguaçu promovem degustação para avaliadores das receitas inscritas no Chef Caraguá
Escolas da Tabatinga e Massaguaçu promovem degustação para avaliadores das receitas inscritas no Chef Caraguá
A comissão avaliadora do concurso Chef Caraguá, que reúne nessa edição 34 receitas de cozinheiras das unidades escolares municipais, esteve na EMEI/EMEF Pedro João de Oliveira, na Tabatinga, e na EMEI/EMEF Professora Antônia Antunes Arouca, no Massaguaçu, para experimentar a receita de ambas as concorrente, nessa quinta-feira (24).
A competição tem por objetivo estimular a elaboração de novas receitas para serem consumidas pelos alunos no cardápio das escolas e também a valorização do trabalho das cozinheiras.
O primeiro prato a ser experimentado foi a “Surpresa Dourada” das cozinheiras Daniele Santos de Faria e Maria Lindete Chaves de Almeida, feita com abóbora kabocha ou cabotiá, mais conhecida como abóbora japonesa e recheada com carne moída.
“Na escola (Tabatinga) as crianças gostam dessa abóbora picadinha com frango e de escondidinho de batata com carne moída. Pensamos numa receita que unisse a abóbora com a carne moída, pois ambas são bem aceitas. Daí a “Surpresa Dourada”, contou Faria. “Nosso objetivo maior é sempre agradar o paladar da criança”, acrescentou Lindete.
A segunda parada foi no Massaguaçu, onde a comissão provou a “Moussaka de Abobrinha”, das profissionais Camila Cristina Liéppys, Luciana Brito de Paula Sousa e Romi Osório Muniz.
A moussaka é uma comida muito conhecida na Grécia e Turquia e feita com berinjela. “Só o nome é complicado. Mas é bem simples de fazer. Como a berinjela é um legume que não é bem aceito pelos estudantes, trocamos por abobrinha e purê de batata. A receita leva ainda carne moída e pernil, cheiro verde, cebola, alho, ovos, leite, tomate”, explicou Luciana.
A primeira etapa do concurso vai até 29 de setembro, quando todos os 34 pratos terão sido experimentados. Na segunda fase da avaliação, entre 23 e 27 de outubro, as três melhores receitas serão avaliadas por meio de testes de aceitabilidade, junto aos alunos.
O resultado do concurso será anunciado em evento no Teatro Mario Covas, no dia 11 de novembro, e contará com a participação de todas as cozinheiras das unidades escolares.
Serão premiadas as cozinheiras responsáveis pelas três melhores receitas classificadas pela comissão julgadora e avaliadas pelos estudantes. A receita vencedora passará a integrar o cardápio da Rede Municipal de ensino em 2024.
A comissão julgadora é formada pela equipe de nutricionistas da Secretaria Municipal de Educação e também da empresa Verde Mais, que terceiriza os serviços das cozinheiras nas unidades escolares.
Veja Também Recentes
Prefeitura de Caraguatatuba reforça ações de segurança à população nas praias
Nesta terça e quarta-feira, dias 24 e 25 de dezembro, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, realizou uma ação surpresa nas praias da cidade. As fiscalizações foram realizadas com mais rigor durante esses dias festivos. A atividade náutica, em particular, recebeu atenção especial, dada a sua
Prefeitura de Caraguatatuba encerra ciclo de palestras “Orientação Ético Disciplinar”
O Departamento Ético Disciplinar, da Secretaria de Administração da Prefeitura de Caraguatatuba, realizou um ciclo de palestras sobre ética, disciplina e condutas vedadas no exercício da função entre os dias 23 de outubro e 27 de novembro, na Emei/Emef Professora Antônia Ribeiro da Silva, no Jardim Califórnia; no Centro de
EMEFS Geraldo de Lima e Luiz Silvar receberam nessa terça a premiação pela vitória nos Jogos Escolares (JEM)
A cerimônia de premiação dos 13º Jogos Escolares Municipais de Caraguatatuba 2024 (JEM) foi realizada nessa terça-feira (10), na Secretaria de Educação. As EMEFs Professor Geraldo de Lima, no Perequê-Mirim, e Professor Luiz Silvar do Prado, no Casa Branca, sagraram-se campeãs na classificação geral dos 13º Jogos Escolares Municipais (JEM)
Futebol Máster 40 anos chega às semifinais no próximo final de semana
No final de semana foram realizadas as quartas de final do campeonato de Futebol Máster 40 anos. As partidas foram intensas e desafiadoras para os times. No campo do CEMUG quem permaneceu no campeonato foi o Esportinga, que venceu por 2 a 0 o EC 1º de Maio. O A.E
Aplicativo “SOS Caraguá pra Elas” segue prestando pronta assistência às mulheres vítimas de violência
O aplicativo SOS Caraguá Pra Elas, que presta ajuda imediata às mulheres vítimas de violência doméstica do município, foi acionado no dia 18 de novembro e a Guarda Civil Municipal (GCM), por meio do Centro de Operações de Inteligência (COI), conseguiu prender o indivíduo por descumprimento de medida protetiva. A