Pesquisar No Site
Caraguatatuba terá ‘Hora do Mamaço’ neste sábado em incentivo ao aleitamento materno

Caraguatatuba terá ‘Hora do Mamaço’ neste sábado em incentivo ao aleitamento materno
Para garantir que mães amamentem em locais públicos e sem constrangimentos, a Prefeitura de Caraguatatuba promove neste sábado (12), a tradicional ‘Hora do Mamaço’ como incentivo ao aleitamento materno.

#PraTodosVerem: Bebê sendo amamentado pela mãe (Foto: Divulgação/PMC)
A ação será realizada na Praça Cândido Mota (Praça do Coreto), às 16h e podem participar mulheres que estejam amamentando, gestantes e todos apoiadores da causa, sem necessidade de inscrição prévia.
Para a enfermeira e coordenadora do Centro de Atendimento Materno Infantil e do Banco de Leite Humano, Ana Cláudia de Oliveira, a amamentação traz diversos benefícios ao bebê, à saúde da mulher e para toda sociedade.
“O leite materno é o melhor alimento para a criança, é completo, reduz o risco de doenças respiratórias, gastrointestinais e alergias e ajuda no desenvolvimento cognitivo da criança. Quem amamenta tem menos risco de desenvolver câncer de mama, ovário e depressão pós-parto, além de estreitar os laços entre mãe e filho”, destaca.
A ‘Hora do Mamaço’ integra a programação da campanha Agosto Dourado, conhecida por simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação. A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno.

#PraTodosVerem: Convite para população participar do Fórum de Aleitamento Materno (Foto: Divulgação/PMC)
Programação
Até quinta-feira (10) está aberto concurso fotográfico com o tema: “Apoie a amamentação: Faça a diferença para mães e pais que trabalham”. Para participar as mamães devem enviar fotos com foco na amamentação e o retorno ao trabalho. São aceitas, além da imagem da mãe e da criança, o auxílio de empregadores, familiares e profissionais da saúde.
A foto deve ser enviada para o whatsapp (12) 99653-6205 até 10 de agosto. A fotografia mais curtida ganhará uma sessão de fotos com a fotógrafa voluntária Dani Campos. A votação será a partir do dia 11 de agosto e será publicado um álbum com as fotografias recebidas, sendo encerrada a votação no dia 25 de agosto. O resultado será divulgado nos canais oficiais da Prefeitura no dia 28 de agosto.
Para finalizar as comemorações, no dia 28 de agosto (segunda-feira), às 8h, será realizado o 5º Fórum de Aleitamento Materno, no Teatro Mario Covas. Para participar é necessário se inscrever aqui.
Confira a programação do Fórum:
8h: Credenciamento
8h30: Abertura oficial (mesa de autoridades)
9h: Palestra “A Importância do apoio durante a gestação e amamentação”, com a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba, Samara Aguilar.
9h20: Palestra ‘Habilidades de comunicação’, com a Dra Keiko Teruyo, especialista em aleitamento materno.
10h10: Apresentação cultural da Fundacc
10h20: Palestra ‘Apoie a amamentação: Faça a diferença para mães e pais que trabalham’, com Dr. Yechiel Moises Chencinski, membro afiliado da WABA (Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno).
11h10: Apresentação final e sorteio de brindes
Veja Também Recentes

Base da GCM de Caraguatatuba recebe visita do presidente da Câmara de São Sebastião
A Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba (GCM) recebeu a visita do presidente da Câmara Municipal de São Sebastião, vereador Edgard Celestino, na manhã da última quinta-feira (13/2). O superintendente da GCM, Valder Lucio Santana Rocha, recepcionou-o durante o encontro, que teve como objetivo apresentar as principais instalações da sede da

Governo Municipal institui programa de doação de mudas para agricultores em Caraguatatuba
O Governo Municipal de Caraguatatuba instituiu por meio do Decreto 2095/2025, o programa de doação de mudas para propriedades rurais de Caraguatatuba. O agricultor interessado deve encaminhar a solicitação pelo e-mail pnm.juqueriquere@caraguatatuba.sp.gov.br contendo nome completo, um documento com foto, a localização da área do plantio, telefone para contato (se possível,

Escolha do vale-refeição dos servidores municipais de Caraguatatuba termina na próxima segunda-feira
Os servidores públicos de todas as Secretarias do Governo Municipal de Caraguatatuba têm até segunda-feira (17/2) para definir a empresa do vale-refeição de sua preferência, após preencher o formulário disponível no site https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/, na área do “SERVIDOR”. Desde a última terça-feira (11), os servidores podem baixar o formulário e

Caraguatatuba recebe tradicional “Remadão” no próximo domingo no Rio Juqueriquerê
O tradicional “Remadão” chega à Caraguatatuba no próximo domingo (16), às 7h, no Rio Juqueriquerê. O evento promete atrair turistas e moradores de diversas regiões. A atividade é gratuita e recreativa, já é realizada pelo grupo Costa Norte Aventuras há anos e permite a navegação com embarcações a remo em

Governo Municipal de Caraguatatuba executa serviço de desobstrução de vala de drenagem no Jetuba
O governo municipal de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, fez neste sábado (15/2) a limpeza da vala de drenagem localizada ao lado do Residencial Jetuba, na região Norte. A equipe da Secretaria de Serviços Públicos utilizou uma escavadeira para remover a vegetação e objetos descartados irregularmente que