Pesquisar No Site
Caraguatatuba reforça alerta sobre cuidados para evitar contaminação pela gripe aviária
Caraguatatuba reforça alerta sobre cuidados para evitar contaminação pela gripe aviária
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, alerta a população dos cuidados ao encontrar qualquer ave silvestre debilitada com sinais de doença. Até o momento, o município tem três casos notificados, sendo um positivo, um negativo e um em investigação.
O último registro foi de uma ave migratória da espécie trinta-réis-real, encontrada doente no bairro Martim de Sá, nesta segunda-feira (15), sendo capturada pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e aguardando resultado da Secretaria Estadual de Defesa Agropecuária.
Segundo o coordenador do CCZ, Guilherme Garrido, duas das aves envolvidas são migratórias, sendo uma com resultado positivo. Quanto ao animal com resultado negativo, é uma espécie silvestre aquática e comum na região.
A orientação é que ao encontrar alguma ave debilitada, ligue para o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), no telefone 12 3887-6888, para que o órgão adote as providências cabíveis.
A influenza aviária é considerada uma doença viral altamente contagiosa que afeta, principalmente, aves silvestres e domésticas. Entre os sintomas, estão: andar cambaleante; pescoço torto; aspecto abatido; dificuldade respiratória; diarreia; alterações bruscas no consumo de água e ração nas aves de criação e redução na produção ou má formação de ovos.
A gripe aviária não é transmitida pelo consumo de carne de aves e de ovos. As infecções humanas pelo vírus da influenza aviária ocorrem por meio do contato direto com aves infectadas, vivas ou mortas. No Brasil, ainda não foi registrado nenhum caso.
Decreto estadual
A Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo em atendimento a um pedido do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento decretou estado de emergência zoosanitária no Estado de São Paulo, nesta segunda-feira (15), em caráter preventivo, por 180 dias, em razão da detecção da infecção pelo vírus da influenza aviária H5N1 de alta patogenicidade em aves silvestres no Brasil. A medida visa reduzir a burocracia nas ações de prevenção e controle da doença.
Veja Também Recentes
Prefeitura de Caraguatatuba orienta quiosques para garantir organização e boas práticas na temporada de verão
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, iniciou nesta semana uma ação preventiva nos quiosques da cidade para orientar os comerciantes sobre boas práticas e procedimentos durante a temporada de verão. Fiscais estão visitando os estabelecimentos e reforçando orientações sobre horários de funcionamento, limpeza diária das praias
Escolas Municipais do Jetuba e Massaguaçu promovem degustação de pratos concorrentes no “Chef Caraguá 2024”
Nessa sexta-feira, as equipes de cozinheiras da EMEF Professor Auracy Mansano, no bairro Jetuba e da EMEF Professora Antônia Antunes Arouca, no Massaguaçu apresentaram os pratos que concorrem no “Chef Caraguá 2024”. Este ano, 17 unidades escolares participam. Essa é a quarta edição do concurso que tem o objetivo de
Etec de Caraguatatuba abre inscrições para o Vestibulinho 1º Semestre 2025
A Etec de Caraguatatuba está anunciando a abertura das inscrições para o Vestibulinho do 1º semestre de 2025, com oportunidades em cursos de excelência para quem busca formação técnica e ensino médio de qualidade. As inscrições estão abertas de 31 de outubro até às 15h do dia 26 de novembro
Prefeitura de Caraguatatuba impede tentativa de invasão de área pública no bairro Golfinhos
A Prefeitura de Caraguatatuba realizou nesta quinta-feira (21), a demolição de um muro que estava sendo construído irregularmente em área pública, na Rua Pedro Reginaldo da Costa, no bairro Balneário dos Golfinhos, região centro/Sul da cidade. A ação só foi possível devido o constante monitoramento realizado pela equipe de fiscalização
Campeonato de Futebol Amador 1ª e 2ª divisão de Caraguatatuba chega às semifinais
Os times que disputam o Campeonato de Futebol Amador da 1ª e 2ª divisão chegaram às semifinais e irão jogar neste domingo (17), no campo do Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonlçalves (Cemug) e CA Poiares, a partir das 13h. Pela 1ª divisão o jogo será decidido no campo do Cemug.