Pesquisar No Site

Caraguatatuba recebe Festival FELINO com apresentações de circo, teatro, hip hop e cultura afro

Publicado em: 03/08/2023
Caraguatatuba recebe Festival FELINO com apresentações de circo, teatro, hip hop e cultura afro
Caraguatatuba recebe Festival FELINO com apresentações de circo, teatro, hip hop e cultura afro

A 6ª edição do FELINO – Festival de Artes do Litoral Norte continua a sua programação em agosto na cidade de Caraguatatuba, buscando levar arte e cultura, gratuitamente, para toda a população da região.

As ações do festival ocorrerão em praças públicas e no Teatro Mario Covas, buscando atingir, principalmente, as populações vulneráveis e com menos acesso à cultura.

Em 2023 o projeto conta com o apoio da Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba) e atenderá a comunidade escolar, instituições de atendimento a pessoas com deficiência e população em geral.

No dia 08/08 (terça-feira) acontece a apresentação do grupo Mamulengo de Si Mesmo, às 15h, no Teatro Mário Covas, com o espetáculo “Quem muito cobra, cobrado será!”. O grupo, que trabalha com o teatro popular de bonecos do nordeste através do cotidiano das feiras livres, mostrará a história de Tiana, que é uma feirante com o sonho de entrar para a trupe de Mamulengo e enfrentará o machismo, racismo e coronelismo para conquistar seu lugar de direito.

Na quarta-feira (09/08), às 10h, a companhia Brincantes se apresenta também no Teatro. Os palhaços Babapuru e Tropeço chegam trazendo incríveis esquetes clássicas da palhaçaria em uma super apresentação de comédia. O espetáculo promete ser uma experiência divertida e inesquecível para toda a família.

No mesmo dia e local, às 15h, o Circo Navegador leva o seu espetáculo “Boa Noite” ao público de Caraguatatuba. A peça é uma obra de teatro para crianças que fala sobre o medo e a esperança, utilizando a arte como ferramenta de reforço de vínculos entre cuidadores, pais, mães e filhos e das crianças com elas mesmas.

A artista Maria Elvira ocupa a Praça do Caiçara no dia 11/08 (sexta-feira), às 20h, com seu show de sound system. A artista irá colocar o público para dançar com os sons dos beats, ridins, timbres e batidas, misturando a linguagem nata brasileira com a influência jamaicana, propondo uma roupagem e identidade que nascem das misturas e contrastes de paisagens urbanas e litorâneas. A artista lançou trabalhos totalmente independentes, sendo o mais conhecido o álbum “Chants Inna Babylon”, de onde salta uma versão brasileira de “No No No”, música de reggae com várias versões no mundo. Em 2023, Maria Elvira lança junto do produtor Igor Albuquerque (Amarelo Dubs) o EP “Ocupando o Som”, uma homenagem ao movimento do sound systemque fala justamente sobre sua expressão, voltando a fazer e respirar música.

No sábado (12/08), às 20h, é a vez da artista Ruty Helen soltar a voz no Polo Cultural do Travessão. Trazendo à tona toda a sua força como musicista e como mulher preta. Ruty apresenta no repertório músicas de seu trabalho com a Banda Energia Viva, da sua carreira solo, e se reinventa mais uma vez com uma banda formada por musicistas, Rafaela Amorim, Nicole Melchheier e Nathalia Lima, que esbanjam talentos e representam muito bem a musicalidade feminina do Litoral Norte.

Mais apresentações

A programação do FELINO continua em Caraguatatuba, no final de agosto, com mais apresentações no Teatro Municipal Mario Covas.

No dia 29 de agosto, às 20h, acontece o espetáculo de formas animadas Vidas Secas, inspirado na obra de Graciliano Ramos. O grupo Caravan Maschera utiliza bonecos, imagens, fotografias, vídeos, sons, ritmos e depoimentos reais colhidos em zonas rurais e em comunidades quilombolas, para contar a história, como elementos do teatro visual.

Já no dia 30 de agosto, às 15h, o Grupo Caravan Maschera apresenta o espetáculo “Hoje, Godot Não Vem!”. A peça mostra duas crianças no deserto, que devem esperar por Godot. Quem é Godot? O que é Godot? Por que esperam por ele? Respostas e noção do tempo não existem, porém imagens poéticas, bonecos inspirados em quadros de René Magritte e projeções em Stop-motion sugerem novas respostas e intuições sobre questões profundas da vida e do ato de tornar-se adulto.

Audiovisual e literatura

Neste ano, o FELINO também está contemplando em sua programação atividades de literatura e audiovisual, que acontecerão no Espaço Cultural Circo Navegador, em São Sebastião.

No dia 22 de agosto, às 20h, o multiartista Brenalta MC, jovem caiçara nascido e criado em Boiçucanga (São Sebastião), faz o lançamento de seu livro “Margem” no espaço, que conta a sua trajetória, desde sua criação no Beira Rio até se tornar destaque da cena Slam no Litoral Norte.

A atividade também contará com a exibição do mini-documentário EP Sóis, produzido pela Maresias TV, que apresenta os bastidores do processo de gravação do último trabalho musical do multiartista. Com depoimentos intensos e acalorados como os raios do sol, o documentário traz vivências e o relato de quem faz arte por amor. “Sóis é sobre possibilidade, antes de tudo. É sobre encontrar o seu espaço no mundo. É sobre a ancestralidade que está acesa dentro de nós. É sobre as voltas que o nosso corpo continua dando em busca de algo maior”, afirma Brenalta MC.

Após a exibição do filme acontecerão  apresentações musicais do multiartista e seus convidados: o DJ Pipoo, pioneiro do movimento hip hop em São Sebastião, e o power trio de rappers Maré de Rimasformado pelas artistas Maria Diva, Ruty Helen e Mayara Nascimento, todas de Caraguatatuba, que se uniram para empoderar o hip hop feminino, e já lançaram o primeiro single chamado de “Reage!”.

O audiovisual também estará presente no dia 24 de agosto, às 20h, com a apresentação de três documentários com curadoria de Letícia Andra, psicóloga, pesquisadora do tema ancestralidade desde 2008 e idealizadora de Corpo Ancestral, projeto de dança ancestral. Todos os vídeos mostram narrativas das vidas dos povos originários de São Sebastião.

O filme Griô: “A Chave para o Futuro” retrata histórias vividas em tempos antigos, pré analógico, passado, de três mulheres anciãs, moradoras de São Sebastião, com uma linguagem de ficção científica, que mescla história, animação, arte e fantasia. O documentário “Luz e Flores: Origem Caiçara” tem objetivo de dar luz a histórias que muitas vezes são silenciadas, esquecidas e que correm o risco de serem apagadas da origem caiçara. E o curta “Encontro das Águas” traz entrevistas de pessoas que vivem às margens das águas do Parque Serra do Mar, formando uma espécie de mapa de seus habitantes e de uma cultura caiçara que resiste e se transforma.

Histórico

Desde a sua primeira edição, em 2019, a programação do FELINO destaca as culturas negra, tradicional, popular, urbana, LGBTQIAPN+, entre outras, com a presença de artistas de várias gerações, DJs e MCs, movimentos populares e culturais periféricos.

O Festival FELINO já reuniu cerca de 10 mil pessoas com atividades culturais gratuitas nas cidades do Litoral Norte. Porém, a Associação Felino – Frente de Educação e Cultura do Litoral Norte, que desenvolve o projeto, já realizava atividades culturais e artísticas na região desde 2010, que reuniram aproximadamente 12 mil pessoas com espetáculos, cursos, oficinas, montagens e temporadas de espetáculos, todos gratuitos.

A Associação Felino foi reconhecida, em 2018, como Ponto de Cultura, e recebeu diversos fomentos por meio de editais, como patrocínio da Petrobras (2015), IBERESCENA (2018), Culturas Populares – Edição Selma do Coco (2018), IBERESCENA (2018), FUNARTE Descentrarte (2019), PROAC LAB (2020) e edital de Fomento Municipal de São Sebastião (2021 e 2022).

SERVIÇO 

Evento: Teatro infantil Quem muito cobra, cobrado será!, do grupo Mamulengo de Si Mesmo

Data: 08/08 (terça-feira)

Horário: 15h

Valor: Gratuito

Local: Teatro Mario Covas

Endereço: Avenida Goiás, 187 – Indaiá, Caraguatatuba – SP

Evento: Teatro infantil Brincantes

Data: 09/08 (quarta-feira)

Horário: 10h

Valor: Gratuito

Local: Teatro Mario Covas

Endereço: Avenida Goiás, 187 – Indaiá, Caraguatatuba – SP

Evento: Teatro infantil Boa Noite, do grupo Circo Navegador

Data: 09/08 (quarta-feira)

Horário: 15h

Valor: Gratuito

Local: Teatro Municipal Mario Covas

Endereço: Avenida Goiás, 187 – Indaiá, Caraguatatuba – SP

Evento: Show de Maria Elvira

Data: 11/08 (sexta-feira)

Horário: 20h

Valor: Gratuito

Local: Praça do Caiçara

Endereço: Rua Dr. Paul Harris, 1-107 – Centro, Caraguatatuba – SP

Evento: Show de Ruty Helen

Data: 12/08 (sábado)

Horário: 20h

Valor: Gratuito

Local: Polo Cultural do Travessão

Endereço: Praça Jorge de Castro, 35 – Travessão, Caraguatatuba – SP

Evento: Brenalta MC – Lançamento de livro Margem, exibição do documentário EP Sóis e show com convidados: Dj Pipoo e trio de rappers Maré de Rimas (Maria Diva, Ruty Helen e Mayara Nascimento)

Data: 22/08 (terça-feira)

Horário: 20h

Valor: Gratuito

Local: Espaço Cultural Circo Navegador

Endereço: Rua Pref. Mansueto Pierotti, 826 – Centro, São Sebastião – SP

Evento: Exibição de documentários de Letícia Andra – Griô: A Chave para o Futuro, Luz e Flores: Origem Caiçara Encontro das Águas

Data: 24/08 (quinta-feira)

Horário: 20h

Valor: Gratuito

Local: Espaço Cultural Circo Navegador

Endereço: Rua Pref. Mansueto Pierotti, 826 – Centro, São Sebastião – SP

Evento: Teatro de bonecos Vidas Secas, do grupo Caravan Maschera

Data: 29/08 (terça-feira)

Horário: 20h

Valor: Gratuito

Local: Teatro Mario Covas

Endereço: Avenida Goiás, 187 – Indaiá, Caraguatatuba – SP

Evento: Teatro de bonecos Hoje, Godot Não Vem!, do grupo Caravan Maschera

Data: 30/08 (quarta-feira)

Horário: 15h

Valor: Gratuito

Local: Teatro Mario Covas

Endereço: Avenida Goiás, 187 – Indaiá, Caraguatatuba – SP

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba abre 200 vagas para castração de cães e gatos na próxima segunda-feira
Caraguatatuba abre 200 vagas para castração de cães e gatos na próxima segunda-feira

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba abre agendamento para 200 vagas de castração gratuita de cães e gatos a partir dos seis meses de idade, na próxima segunda-feira (17). O atendimento é feito apenas de forma presencial e as senhas começam a ser distribuídas a partir das

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 15 - Vida terrestre Publicado em 13/03/2025
Universidade de Caraguatatuba promove conscientização sobre câncer de pele na Martim de Sá neste sábado
Universidade de Caraguatatuba promove conscientização sobre câncer de pele na Martim de Sá neste sábado

A Praia Martim de Sá, em Caraguatatuba, recebe neste sábado (8), das 8h às 13h a segunda edição do Projeto “Saúde à Beira-Mar”, uma iniciativa voltada à conscientização e prevenção do câncer de pele. Com a chegada do verão e o aumento das temperaturas, a exposição excessiva ao sol torna-se

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 07/03/2025
Governo Municipal divulga serviços que abrem e fecham no período do Carnaval em Caraguatatuba
Governo Municipal divulga serviços que abrem e fecham no período do Carnaval em Caraguatatuba

As repartições do governo municipal de Caraguatatuba não funcionam nas próximas segunda e terça-feira (3 e 4/3), em razão da folga prolongada de Carnaval e das compensações de jornadas do Calendário Oficial de 2025. Algumas secretarias mantêm serviços de plantão no período. Nas unidades escolares municipais, as aulas recomeçam no

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 27/02/2025
Eleitos representantes da Sociedade Civil e Poder Público para  organização da 1ª Conferência Municipal das Cidades
Eleitos representantes da Sociedade Civil e Poder Público para  organização da 1ª Conferência Municipal das Cidades

Promover a sensibilização, mobilização e interlocução entre o poder público e a sociedade civil para debater e fomentar políticas públicas voltadas para aprimorar o desenvolvimento urbano e a qualidade de vida em Caraguatatuba como também em outros municípios. Este é o objetivo da 1ª Conferência Municipal das Cidades de Caraguatatuba.

Leia Mais Notícias Secretaria de Governo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 14/03/2025
Caraguatatuba recebe curso de capacitação paralímpica e está com inscrições abertas
Caraguatatuba recebe curso de capacitação paralímpica e está com inscrições abertas

Caraguatatuba recebe curso de capacitação paralímpica entre os dias 11 e 14 de março, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemu), das 8h às 18h. As inscrições ainda estão abertas e são gratuitas, com certificado ao final do curso. São 50 vagas para cada uma das oito modalidades disponíveis, que

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 3 - Saúde e Bem-Estar ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 07/03/2025