Pesquisar No Site

Aulão Solidário no Ciapi: nutrição e atividade física são grandes aliados do envelhecimento saudável

Aulão Solidário no Ciapi: nutrição e atividade física são grandes aliados do envelhecimento saudável
Aulão Solidário no Ciapi: nutrição e atividade física são grandes aliados do envelhecimento saudável

Cerca de 300 usuários do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (CIAPI) participaram do aulão solidário, na sexta-feira (25).

O evento teve início com a palestra sobre “A importância da alimentação e a prática de atividades físicas”, conduzida pela professora de Educação Física, Thaís Delfino, e a estudante de Nutrição, Bárbara Magalhães Romanelli.

A educadora física ressaltou a importância da alimentação antes e depois de qualquer exercício (natação, hidroginástica, musculação, dança, etc.). “Muito importante consumir carboidratos, antes dos treinos, para que a pessoa tenha energia para se exercitar. Muito importante também tomar água antes, durante e depois das atividades”, destacou.

#PraTodosVerem VSalão do Ciapi. A estudante de Nutrição, Bárbara Magalhães Romanelli, aborda a importância de uma boa alimentação para a manutenção da saúde.

Coube à futura nutricionista explicar o que são carboidratos, lipídios (gorduras) e proteínas, que são macronutrientes presentes nos alimentos que fornecem calorias e energia para o organismo.

“O carboidrato é a principal fonte de energia para o corpo humano. São encontrados no arroz, feijão, lentilha, batata, entre outros alimentos. As carnes são fonte de proteína juntamente com ovos e queijos. As gorduras boas, encontramos no abate, nozes, castanhas, azeite, azeitonas, por exemplo. Também são importantes as vitaminas e sais minerais, presentes nas diversas frutas, vegetais, grãos, cereais, leguminosas, carne, frango, peixes, leite e derivados”, disse Bárbara.

A estudante de Nutrição sanou várias dúvidas dos participantes sobre o que comer no café da manhã, antes dos exercícios, sobre dieta para diabéticos, suplementação, entre outras questões levantadas.

“Cada indivíduo é único e deve ter uma dieta própria. O ideal é que cada pessoa passe por um nutricionista para avaliação e orientação correta da dieta. Inclusive, se há a necessidade ou não de ingestão de suplementos como whey protein, vitaminas e minerais”, afirmou.

Frequentador das aulas de dança sênior e musculação no Ciapi, Marcelo Miranda, 80 anos, disse que é a prova viva que a dupla alimentação e atividade física são imprescindíveis. “Cheguei até aqui, me alimentando muito bem e praticando exercícios. Não consumo bebida alcoólica, não fumo e não bebo refrigerantes”, contou.

Sua colega Delizete Moreira da Silva, 73 anos, também é exemplo para os demais. Desde que passou a frequentar o Ciapi, participando das aulas de musculação e balance, perdeu 20 quilos.

“Estava pesando 90 quilos e agora estou com 70 quilos. Graças ao professor de musculação José Roberto (da Siva) e de balance, Nestor (Prado), consegui emagrecer. Também como muitas de verduras e legumes e isso ajudou na dieta”, declarou.

#PraTodosVerem Salão do Ciapi. Professora de Educação Física do Ciapi, Thaís Delfino, fala aos presentes sobre a influência da alimentação na atividade física.

Após a palestra foi realizado um aulão com alongamento, funcional, balance e ritmos, conduzido pelos professores educadores físicos que atuam no Ciapi. E para encerrar houve um lanche solidário com comidas e bebidas não alcoólicas levadas pelos participantes.

CIAPI

O Ciapi de Caraguatatuba é um equipamento da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, sendo administrado pela Associação de Apoio ao Desenvolvimento Humano Acalento, sob supervisão da Sepedi e oferece dois serviços: o Centro Dia e o Centro de Convivência.

O Ciapi oferece as seguintes atividades: inclusão digital e tecnologia, violão, academia, fisioterapia para pessoas que passaram por Acidente Vascular Encefálico (AVE), pilates, alongamento, grupo Ativa a Mente (estimulação cognitiva), tai chi chuan, hidroginástica, natação, bocha, dança de salão, oficina de artes e pintura, alongamento com fisioterapeuta, balance, jogos de bilhar e dominó), bocha adaptada, culinária, fortalecimento muscular, ritmos, vôlei adaptado, grupo Bem Viver de terapia ocupacional), ginástica funcional, oficina de Libras, ioga, canto terapia (coral), alfabetização, orientação e mobilidade, musicoterapia.

Para as aulas, os interessados podem fazer a inscrição na sede do Ciapi, à Avenida Jorge Burihan, 30, bairro Jardim Jaqueira, das 8h às 16h, levando os seguintes documentos: carteira de identidade, CPF, comprovante de residência, cartão SUS, comprovante de vacinação das duas doses da vacina contra a Covid-19 e atestado médico atualizado com liberação para atividades físicas. Ciapi, das 8h às 16h, levando os seguintes documentos: carteira de identidade, CPF, comprovante de residência, cartão SUS, comprovante de vacinação das duas doses da vacina contra a Covid-19 e atestado médico atualizado com liberação para atividades físicas.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Secretaria de Habitação recebe exposição de quadros “Caleidoscópio de um Universo Feminino”
Secretaria de Habitação recebe exposição de quadros “Caleidoscópio de um Universo Feminino”

Cinco quadros que integram as 20 obras da coleção “Caleidoscópio de um Universo Feminino” da artista plástica e artesã, Ana Lúcia Soares Pinheiro, estão em exposição na recepção da Secretaria de Habitação de Caraguatatuba, no Indaiá. A exibição itinerante já passou pelo Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba e

Leia Mais Notícias Secretaria de Habitação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 24/03/2025
Guarda Civil de Caraguatatuba atende ocorrência de violência doméstica no Perequê-Mirim
Guarda Civil de Caraguatatuba atende ocorrência de violência doméstica no Perequê-Mirim

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba atendeu uma ocorrência de violência doméstica no bairro Perequê-Mirim, na última quinta-feira (27). A equipe da GCM recebeu uma solicitação da vítima pelo 153, caracterizada pela Lei Maria da Penha. A mulher informou aos guardas municipais que seu filho, que estava na residência,

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 31/03/2025
Informe da Secretaria de Habitação
Informe da Secretaria de Habitação

A equipe gestora da Secretaria de Habitação informa que nesta sexta-feira, dia 21, em virtude da necessidade de dedetizar a unidade de atendimento, o horário de expediente será reduzido, das 9h às 14h.

Leia Mais Notícias Secretaria de Habitação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável Publicado em 20/03/2025
Alterações no Código Tributário serão discutidas em duas audiências públicas na Câmara de Caraguatatuba
Alterações no Código Tributário serão discutidas em duas audiências públicas na Câmara de Caraguatatuba

O projeto de lei que altera o Código Tributário do Município (Lei Complementar n° 1/1997) será discutido em duas audiências públicas nesta quarta e na próxima sexta-feira (12 e 14/3), a partir das 18h, na Câmara de Caraguatatuba, no Centro.  Técnicos da Secretaria de Fazenda vão explicar a proposta aos

Leia Mais Notícias Secretaria de Fazenda ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 10/03/2025
Escola de música da Banda Municipal Carlos Gomes abre inscrições para novos alunos
Escola de música da Banda Municipal Carlos Gomes abre inscrições para novos alunos

Estão abertas as inscrições para a escola de música da Banda Municipal Carlos Gomes entre os dias 19 e 28 de março. Não é necessário ter conhecimento prévio de música para participar e as aulas são gratuitas. Os instrumentos disponíveis são saxofone, flauta transversal, clarinete, metais agudos (trompete e trompa),

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 21/03/2025