Pesquisar No Site

Aulão Solidário no Ciapi: nutrição e atividade física são grandes aliados do envelhecimento saudável

Aulão Solidário no Ciapi: nutrição e atividade física são grandes aliados do envelhecimento saudável
Aulão Solidário no Ciapi: nutrição e atividade física são grandes aliados do envelhecimento saudável

Cerca de 300 usuários do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (CIAPI) participaram do aulão solidário, na sexta-feira (25).

O evento teve início com a palestra sobre “A importância da alimentação e a prática de atividades físicas”, conduzida pela professora de Educação Física, Thaís Delfino, e a estudante de Nutrição, Bárbara Magalhães Romanelli.

A educadora física ressaltou a importância da alimentação antes e depois de qualquer exercício (natação, hidroginástica, musculação, dança, etc.). “Muito importante consumir carboidratos, antes dos treinos, para que a pessoa tenha energia para se exercitar. Muito importante também tomar água antes, durante e depois das atividades”, destacou.

#PraTodosVerem VSalão do Ciapi. A estudante de Nutrição, Bárbara Magalhães Romanelli, aborda a importância de uma boa alimentação para a manutenção da saúde.

Coube à futura nutricionista explicar o que são carboidratos, lipídios (gorduras) e proteínas, que são macronutrientes presentes nos alimentos que fornecem calorias e energia para o organismo.

“O carboidrato é a principal fonte de energia para o corpo humano. São encontrados no arroz, feijão, lentilha, batata, entre outros alimentos. As carnes são fonte de proteína juntamente com ovos e queijos. As gorduras boas, encontramos no abate, nozes, castanhas, azeite, azeitonas, por exemplo. Também são importantes as vitaminas e sais minerais, presentes nas diversas frutas, vegetais, grãos, cereais, leguminosas, carne, frango, peixes, leite e derivados”, disse Bárbara.

A estudante de Nutrição sanou várias dúvidas dos participantes sobre o que comer no café da manhã, antes dos exercícios, sobre dieta para diabéticos, suplementação, entre outras questões levantadas.

“Cada indivíduo é único e deve ter uma dieta própria. O ideal é que cada pessoa passe por um nutricionista para avaliação e orientação correta da dieta. Inclusive, se há a necessidade ou não de ingestão de suplementos como whey protein, vitaminas e minerais”, afirmou.

Frequentador das aulas de dança sênior e musculação no Ciapi, Marcelo Miranda, 80 anos, disse que é a prova viva que a dupla alimentação e atividade física são imprescindíveis. “Cheguei até aqui, me alimentando muito bem e praticando exercícios. Não consumo bebida alcoólica, não fumo e não bebo refrigerantes”, contou.

Sua colega Delizete Moreira da Silva, 73 anos, também é exemplo para os demais. Desde que passou a frequentar o Ciapi, participando das aulas de musculação e balance, perdeu 20 quilos.

“Estava pesando 90 quilos e agora estou com 70 quilos. Graças ao professor de musculação José Roberto (da Siva) e de balance, Nestor (Prado), consegui emagrecer. Também como muitas de verduras e legumes e isso ajudou na dieta”, declarou.

#PraTodosVerem Salão do Ciapi. Professora de Educação Física do Ciapi, Thaís Delfino, fala aos presentes sobre a influência da alimentação na atividade física.

Após a palestra foi realizado um aulão com alongamento, funcional, balance e ritmos, conduzido pelos professores educadores físicos que atuam no Ciapi. E para encerrar houve um lanche solidário com comidas e bebidas não alcoólicas levadas pelos participantes.

CIAPI

O Ciapi de Caraguatatuba é um equipamento da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, sendo administrado pela Associação de Apoio ao Desenvolvimento Humano Acalento, sob supervisão da Sepedi e oferece dois serviços: o Centro Dia e o Centro de Convivência.

O Ciapi oferece as seguintes atividades: inclusão digital e tecnologia, violão, academia, fisioterapia para pessoas que passaram por Acidente Vascular Encefálico (AVE), pilates, alongamento, grupo Ativa a Mente (estimulação cognitiva), tai chi chuan, hidroginástica, natação, bocha, dança de salão, oficina de artes e pintura, alongamento com fisioterapeuta, balance, jogos de bilhar e dominó), bocha adaptada, culinária, fortalecimento muscular, ritmos, vôlei adaptado, grupo Bem Viver de terapia ocupacional), ginástica funcional, oficina de Libras, ioga, canto terapia (coral), alfabetização, orientação e mobilidade, musicoterapia.

Para as aulas, os interessados podem fazer a inscrição na sede do Ciapi, à Avenida Jorge Burihan, 30, bairro Jardim Jaqueira, das 8h às 16h, levando os seguintes documentos: carteira de identidade, CPF, comprovante de residência, cartão SUS, comprovante de vacinação das duas doses da vacina contra a Covid-19 e atestado médico atualizado com liberação para atividades físicas. Ciapi, das 8h às 16h, levando os seguintes documentos: carteira de identidade, CPF, comprovante de residência, cartão SUS, comprovante de vacinação das duas doses da vacina contra a Covid-19 e atestado médico atualizado com liberação para atividades físicas.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba aguarda nove mil pessoas na 1ª etapa do Circuito Mares 2025 neste fim de semana
Caraguatatuba aguarda nove mil pessoas na 1ª etapa do Circuito Mares 2025 neste fim de semana

Caraguatatuba recebe a 1ª etapa do Circuito Mares 2025 neste fim de semana, nos dias 22 e 23 de fevereiro. São 3,4 mil atletas confirmados e o público total estimado é de nove mil pessoas na Praia da Cocanha durante fim de semana. O evento traz desafios de natação, corrida,

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 19/02/2025
Vale Verão chega à Caraguatatuba neste fim de semana com atividades gratuitas na Martim de Sá
Vale Verão chega à Caraguatatuba neste fim de semana com atividades gratuitas na Martim de Sá

Caraguatatuba recebe Vale Verão, promovido pela TV Thathi SBT, neste fim de semana (8 e 9/2). O evento será realizado na Praia Martim de Sá e conta com o apoio do Governo Municipal, com diversas atividades esportivas e de entretenimento. No sábado (8), as ações começam cedo, com ginástica terapêutica

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 06/02/2025
Últimas apresentações do “Canto Caiçara” movimentam fim de semana em Caraguatatuba
Últimas apresentações do “Canto Caiçara” movimentam fim de semana em Caraguatatuba

 Os shows do “Canto Caiçara” chegam à  reta final com diversas apresentações neste fim de semana, nos dias 22 e 23 de fevereiro. No sábado (22) e domingo (23), o Complexo Turístico do Camaroeiro, o Deck da Orla do Massaguaçu e o Centro da cidade recebem shows de diferentes estilos

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 20/02/2025
Caraguatatuba recebe primeiras apresentações públicas de projeto da Política Nacional Aldir Blanc neste sábado
Caraguatatuba recebe primeiras apresentações públicas de projeto da Política Nacional Aldir Blanc neste sábado

Caraguatuba recebe os primeiros projetos fomentados pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) 2024 com apoio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) a partir deste sábado (15), às 9h no estacionamento do Projeto Céu Azul no Jardim Gaivotas com KombiCirque – Jornada da Alegria, iniciativa que divulga a magia do circo.  A classificação

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 13/02/2025
Caraguatatuba retoma Projeto Cárie Zero nas escolas
Caraguatatuba retoma Projeto Cárie Zero nas escolas

O Governo Municipal de Caraguatatuba deu início ao segundo ano do Projeto Cárie Zero durante o “Dia da Família na Escola”, realizado no último sábado (22). Um projeto executado pela Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Educação. A iniciativa reuniu dentistas e auxiliares de saúde bucal da

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 26/02/2025