Pesquisar No Site
Alunos de escola do Perequê participam de formatura do Projeto Bombeiro na Escola

Alunos de escola do Perequê participam de formatura do Projeto Bombeiro na Escola
A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, formou mais uma turma no Programa Bombeiro na Escola, nessa sexta-feira (4). Desta vez, foram 148 formandos do 8º ano da EMEF Professora Edna Maria Nogueira Ferraz (Perequê-Mirim).
O Programa tem o objetivo estratégico de aproximar o Corpo de Bombeiros à comunidade e incutir nos participantes sentimento e atitudes de prevenção de acidentes domésticos evitáveis. Durante o programa os alunos participam de aulas de primeiros socorros, prevenção a acidentes domésticos, meio ambiente, ética e cidadania.
De acordo com o instrutor cabo PM Sérgio, as aulas são dinâmicas e inclusive com parte prática. “Durante os encontros explicamos como acionar o Corpo de Bombeiros, consequências dos trotes, dia a dia dos bombeiros, consequências dos trotes, como sair de um incêndio em segurança, o que fazer durante um engasgamento de criança, adulto ou pessoa idosa ou no caso de parada cardiorrespiratória, afogamento, como usar da forma correta o botijão de gás de cozinha e ainda sobre as brincadeiras de mau gosto divulgadas na internet, que podem acarretar acidentes graves ou até mortes”, contou.

#PraTodosVerem Quadra poliesportiva da EMEF Professora Edna Maria Nogueira Ferraz (Perequê-Mirim). Alunos formandos do Programa Bombeiros na Escola estão sentados em cadeiras durante a cerimônia.
Uma das alunas participantes, Kleiciane Costa Vilar, 13 anos, disse que foi importante participar do programa e aprender noções de primeiros socorros. “Achei legal aprender os procedimentos no caso de uma criança ou adulto engasgar. Também que passar trote para o Corpo de Bombeiros é crime e pode atrapalhar a equipe de prestar socorro a quem realmente precisa. Além disso, que brincadeiras nas salas de aula ou nos corredores, entre colegas, pode causar acidentes graves por conta de tombos”, ressaltou.
Outro formando, Edgar Ornelas Queiroz, 13 anos, contou que aprendeu como agir em caso de uma pessoa sofre um acidente vascular cerebral (AVC) e também em situação de afogamento. “São muitas as ações dos bombeiros realizadas no dia a dia e foi interessante conhecer um pouco de cada uma. É uma corporação que merece mais reconhecimento pela ajuda que presta às pessoas”, afirmou.
Para os pais do aluno Gustavo, 13 anos, Ronie e Luciana dos Santos, essa atividade escolar foi motivo de aproximação em família. Santos contou que o filho sempre se interessou pelo trabalho dos bombeiros e ficou motivado com as aulas.
“Meu marido é técnico em Segurança no Trabalho. Então, muitas das situações que ele se depara no trabalho, necessitam de técnicas que o Corpo de Bombeiro utiliza. Os dois puderam conversar sobre vários assuntos relativos ao aprendizado do programa”, disse a mãe.
A cerimônia contou com a presença da supervisora de ensino, Carmem Emília Abdalla, representando a secretária de Educação, Márcia Paiva, da diretora da unidade escolar, Adriana Pileggi; do comandante do 4º Subgrupamento de Bombeiros de Caraguatatuba, Capitão PM Newton Krüger Tallens Júnior e do cabo PM Sérgio Giovani Vieira da Silva Costa, instrutor do Programa Bombeiro na Escola.
Veja Também Recentes

Livro e literatura são destaques na primeira edição do projeto “Bendita Fruta, a leitura como Semente”
No próximo dia 12 de abril, a partir das 9h, no Espaço Cultural Casa da Democracia, será realizada a primeira edição do projeto Bendita Fruta – A Leitura como Semente. Com o tema “Bendito o que semeia livros e leitura”, a abertura do encontro será realizada pela escritora e professora de Língua Portuguesa

Secretaria de Habitação recebe exposição de quadros “Caleidoscópio de um Universo Feminino”
Cinco quadros que integram as 20 obras da coleção “Caleidoscópio de um Universo Feminino” da artista plástica e artesã, Ana Lúcia Soares Pinheiro, estão em exposição na recepção da Secretaria de Habitação de Caraguatatuba, no Indaiá. A exibição itinerante já passou pelo Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba e

Sabesp oferece 12 vagas para Programa Jovem Aprendiz no Litoral Norte
O governo municipal de Caraguatatuba informa que a Sabesp, concessionária dos serviços de água e esgoto no município, abriu inscrições para o Programa Jovem Aprendiz 2025-2026. O processo seletivo oferece 12 vagas destinadas ao Litoral Norte, todas para a função de assistente administrativo, com jornada de trabalho de quatro horas

GCM de Caraguatatuba apreende drogas e cumpre mandado de busca e apreensão
A Guarda Civil Municipal atuou em duas ocorrências nesta terça-feira (18), em Caraguatatuba. Trata-se de uma apreensão de drogas e o cumprimento de mandato de busca e apreensão. Na primeira ocorrência, equipes da GCM prestaram apoio ao Poder Judiciário para cumprir mandados de busca e apreensão em diversos pontos da

Caraguatatuba realiza evento de tecnologia de inclusão de gênero
Tecnologia e inclusão. O Governo Municipal de Caraguatatuba realiza no dia 24 de abril, às 9h, o #ElasTech – evento de tecnologia de inclusão de gênero. A data comemora o Dia Internacional das Meninas na TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), que conscientiza sobre a necessidade de mais meninas e