Pesquisar No Site
5º Fórum de Aleitamento Materno reúne 400 pessoas e destaca importância da rede para mães que amamentam
5º Fórum de Aleitamento Materno reúne 400 pessoas e destaca importância da rede para mães que amamentam
A manhã desta segunda-feira (28) foi marcada pelo 5º Fórum de Aleitamento Materno que lotou o auditório do Teatro Mario Covas, com mães e bebês, profissionais de saúde, estudantes da área e autoridades locais.
Com o tema “Apoie a amamentação: Faça a diferença para mães e pais que trabalham”, a enfermeira responsável pelo CEAMI/BLH, Ana Cláudia de Oliveira, destacou a participação de diversos municípios presentes no evento. “Temos aqui profissionais de São Sebastião, Ilhabela, Ubatuba, São José dos Campos, Guaratinguetá e Taubaté. Isso reforça o trabalho desenvolvido em nossa cidade, multiplicando e sendo referência aos nossos vizinhos”, disse.
O coordenador da UTI Neonatal da Casa de Saúde Stella Maris, Fabio Ichiy, agradeceu a parceria da Prefeitura, através do Banco de Leite Humano, que permite doar além do leite, mas sim dar vidas aos recém-nascidos prematuros. “Obrigado a todas as doadoras. Cada um dos nossos prematuros são imensamente gratos por esse trabalho”, afirmou.
Para o secretário de Saúde, Gustavo Boher, trabalhar na saúde é compromisso, dedicação e gostar de pessoas. “São diversos investimentos feitos na área da saúde nos últimos anos, onde são realizados mais de 3 mil atendimentos diários nas unidades básicas de saúde e 60 mil consultas por mês na rede municipal. Isso tudo se deve a preocupação da gestão com um olhar voltado à saúde e a importância do trabalho de cada um e por tudo que fazem pelo próximo”, destacou.
A presidente do Fundo Social e primeira dama do município, Samara Aguilar, falou sobre a importância do apoio durante a gestação e amamentação e contou sua história pessoal nesta fase. “Precisamos entender que não é tarefa fácil, exige dedicação, amor e persistência. Por isso precisamos sempre de campanhas, eventos e ações para destacar o quão é importante este momento na vida da mãe e do bebê e principalmente da rede de apoio”, relatou.
Na ocasião, o Rotary Club Poiares fez a doação de 100 frascos de vidro para armazenamento do leite humano e 20 para pasteurização; além de 50 bolsas térmicas para transporte do leite entregues pelo Lions Clube. Também foi anunciada a ganhadora do concurso fotográfico “Agosto Dourado”, a mamãe Júlia.
O Fórum ainda contou com as palestras da Dra. Keiko Teruya, especialista em aleitamento materno; com Dr. Yechiel Moises Chencinski, membro afiliado da WABA (Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno) e apresentação cultural da Fundacc.
Também participaram do evento, a secretária adjunta de Saúde, Derci Andolfo; a presidente do Lins Club Caraguatatuba, Sandra Cajuella; a presidente do Rotary Club Poiares, Júlia de Fátima Umbelino, além de profissionais da saúde e apoiadores da causa.
Veja Também Recentes
Prefeitura de Caraguatatuba mantém serviços de plantão no feriado da Proclamação da República
As repartições da Prefeitura de Caraguatatuba não vão funcionar nesta sexta-feira (15/11), em função do feriado da Proclamação da República. O atendimento ao público continua na próxima segunda-feira (18), às 8h30, no Paço Municipal, e no horário habitual de cada setor. O expediente volta a ser suspenso novamente na quarta-feira
Massaguaçu vive dias especiais com chegada de um bom swell
Localizada na região Norte de Caraguatatuba, a Praia do Massaguaçu é um dos pontos preferidos dos surfistas da cidade para a prática do esporte. Além de ser de tombo, a areia abaixo da linha d’água é marcada por imperfeições provocadas pelas ondas e a correnteza das marés, condição que impossibilita
Com apoio da Polícia Ambiental, Prefeitura de Caraguatatuba impede tentativa de invasão em área pública
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, impediu a tentativa de invasão em uma área pública do bairro Massaguaçu nesta quarta-feira (13). A operação contou com o apoio da Polícia Militar Ambiental. Os fiscais agiram prontamente para coibir o cercamento da área e degradação da mata ao
Lar São Francisco assume administração da Instituição de Longa Permanência em Caraguatatuba
A Organização Social Lar São Francisco, desde o dia 1º de novembro, assumiu a administração da Instituição de Longa Permanência para Idosos e Pessoas com Deficiência Maria Lúcia Baracat (ILP). A medida foi tomada após o término do contrato de gestão 145/2023, firmado entre a Prefeitura de Caraguatatuba e a
Prefeitura notifica e dá aviso prévio para OS João Marchesi por falta de transparência em prestação de contas
A Prefeitura de Caraguatatuba notificou na tarde de quinta-feira (07/11) a Organização Social João Marchesi, responsável pela administração das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A notificação trata de um aviso prévio de 30 dias para que a OS deixe a administração das unidades. A