Pesquisar No Site
Unidades Básicas de Saúde de Caraguatatuba registram mais de 80 mil atendimentos por mês
Unidades Básicas de Saúde de Caraguatatuba registram mais de 80 mil atendimentos por mês
Caraguatatuba possui 14 Unidades Básicas de Saúde (UBS) distribuídas por todo município que juntas somam mais de 80 mil atendimentos por mês, entre acolhimentos, triagem, consultas médicas e de enfermagem, saúde bucal, vacinação, medicação e procedimentos.
Na contagem geral dos números mensais são mais de 9 mil atendimentos do acolhimento, 22 mil da triagem, mais de 12,7 mil consultas médicas e mais de 6 mil da enfermagem. Atendimentos de diabéticos e hipertensos chegam a quase 5 mil; já medicação, curativos e vacinação são quase 14 mil. Coleta de exames chega a uma média de 6,5 mil e atendimento de preventivo e gestante mais de 1,7 mil.
Além disso, o setor de saúde bucal realiza 15 mil procedimentos por mês, entre restaurações, exodontias, pulpotomias, necropulpectomia decíduo, selamento provisório, raspagem coronária, profilaxia, aplicação tópica de flúor, atendimento coletivo e domiciliar.
Para acompanhar o crescimento populacional nos últimos setes anos, o município tem investido em diversos novos equipamentos para sempre oferecer um melhor atendimento aos moradores.
As equipes de Estratégias de Saúde da Família (ESF) aumentaram de 23 para 31, sendo composta por médico, enfermeiro, auxiliar ou técnico de enfermagem, administrativo e agente comunitário de saúde. Equipes de saúde bucal são 19 que contam com dentista e auxiliar.
Além disso, foram construídas cinco novas UBSs, nos bairros Jetuba, Perequê-Mirim, Golfinhos, Rio do Ouro e Sumaré e reformadas outra oito. Em andamento, existe um projeto de ampliação da unidade do Porto Novo para otimizar o atendimento da região.
Como retaguarda, a cidade possui três Unidades de Pronto Atendimento (UPA) que juntas somam mais de 1 mil atendimentos diários na baixa temporada e quase 1,5 mil entre os meses de janeiro a fevereiro, com consultas com clínico geral e pediatra.
O secretário de Saúde, Gustavo Boher, enfatiza que os números comprovam que o serviço de saúde de Caraguatatuba está sempre ativo e oferece atendimento de qualidade aos munícipes, procurando sempre acompanhar a demanda do município que só cresce, destacou.
Veja Também Recentes
Caraguatatuba lança campanha “Ouvir e ver o mar” para coibir uso de caixas de som nas praias
A Prefeitura de Caraguatatuba iniciou a campanha “Ouvir e ver o mar”, para desencorajar o uso de caixas de som nas praias e promover um contato maior com a natureza. A iniciativa foca no respeito ao sossego de todos, especialmente dos banhistas. De acordo com o Código de Posturas do
Prefeitura reforça uso dos Pontos de Entregas Voluntárias (PEV’s) para descarte de bitucas de cigarro
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, reforça a adesão da população em Pontos de Entregas Voluntárias (PEV’s) para o descarte em grande quantidade de bitucas de cigarro. Os PEV’s são de grande uso para empresas ou comerciantes que acabam por acumular as
Defesa Civil de Caraguá participa de reunião do Estado para alinhar ações durante as fortes chuvas previstas para dias 26 e 27
Integrantes da Defesa Civil de Caraguatatuba participaram na tarde desta quinta-feira (26) de uma reunião online convocada pela Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil do Estado, para tratar de questões diante da previsão de fortes chuvas e altos acumulados entre quinta-feira e sexta-feira (26 e 27) em toda a faixa
Caraguatatuba continua com índice zero de afogamento neste final de ano, com reforço de guarda-vidas
Dados do Subgrupamento de Bombeiros Marítimos (SGBMar) apontam que Caraguatatuba continua registrando índice zero de afogamento e nenhum óbito registrado durante o período de 27 a 29 de dezembro de 2024. O município mantém o melhor índice em comparação aos demais municípios do litoral Norte do Estado de São Paulo:
Prefeitura de Caraguatatuba atende moradores e limpa local de descarte irregular no Jardim Jaqueira
A Secretaria de Serviços Públicos da Prefeitura de Caraguatatuba removeu na última quarta-feira (15/2), os resíduos sólidos descartados irregularmente em uma área no Jardim Jaqueira. Há muito tempo os moradores da região vinham solicitando a limpeza do terreno, que está localizado embaixo de uma linha de transmissão da Companhia Energética