Pesquisar No Site
Unidades Básicas de Saúde de Caraguatatuba registram mais de 80 mil atendimentos por mês
Unidades Básicas de Saúde de Caraguatatuba registram mais de 80 mil atendimentos por mês
Caraguatatuba possui 14 Unidades Básicas de Saúde (UBS) distribuídas por todo município que juntas somam mais de 80 mil atendimentos por mês, entre acolhimentos, triagem, consultas médicas e de enfermagem, saúde bucal, vacinação, medicação e procedimentos.
Na contagem geral dos números mensais são mais de 9 mil atendimentos do acolhimento, 22 mil da triagem, mais de 12,7 mil consultas médicas e mais de 6 mil da enfermagem. Atendimentos de diabéticos e hipertensos chegam a quase 5 mil; já medicação, curativos e vacinação são quase 14 mil. Coleta de exames chega a uma média de 6,5 mil e atendimento de preventivo e gestante mais de 1,7 mil.
Além disso, o setor de saúde bucal realiza 15 mil procedimentos por mês, entre restaurações, exodontias, pulpotomias, necropulpectomia decíduo, selamento provisório, raspagem coronária, profilaxia, aplicação tópica de flúor, atendimento coletivo e domiciliar.
Para acompanhar o crescimento populacional nos últimos setes anos, o município tem investido em diversos novos equipamentos para sempre oferecer um melhor atendimento aos moradores.
As equipes de Estratégias de Saúde da Família (ESF) aumentaram de 23 para 31, sendo composta por médico, enfermeiro, auxiliar ou técnico de enfermagem, administrativo e agente comunitário de saúde. Equipes de saúde bucal são 19 que contam com dentista e auxiliar.
Além disso, foram construídas cinco novas UBSs, nos bairros Jetuba, Perequê-Mirim, Golfinhos, Rio do Ouro e Sumaré e reformadas outra oito. Em andamento, existe um projeto de ampliação da unidade do Porto Novo para otimizar o atendimento da região.
Como retaguarda, a cidade possui três Unidades de Pronto Atendimento (UPA) que juntas somam mais de 1 mil atendimentos diários na baixa temporada e quase 1,5 mil entre os meses de janeiro a fevereiro, com consultas com clínico geral e pediatra.
O secretário de Saúde, Gustavo Boher, enfatiza que os números comprovam que o serviço de saúde de Caraguatatuba está sempre ativo e oferece atendimento de qualidade aos munícipes, procurando sempre acompanhar a demanda do município que só cresce, destacou.
Veja Também Recentes
Campeonato de Futebol Amador 1ª e 2ª divisão de Caraguatatuba chega às semifinais
Os times que disputam o Campeonato de Futebol Amador da 1ª e 2ª divisão chegaram às semifinais e irão jogar neste domingo (17), no campo do Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonlçalves (Cemug) e CA Poiares, a partir das 13h. Pela 1ª divisão o jogo será decidido no campo do Cemug.
Câmara recebe 1ª audiência pública do orçamento de 2025 de Caraguatatuba na próxima segunda-feira
A Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025 da Prefeitura de Caraguatatuba será tema de duas audiências públicas na próxima segunda-feira (4/11) e no dia 13 de novembro (quarta-feira), a partir das 18h, na Câmara Municipal, no Centro. O projeto estima a receita e fixa a despesa do município para o
EMEF Professor Auracy Mansano promove Semana de Prevenção e Combate às Drogas
Os alunos do 6º ao 9º ano da EMEF Professor Auracy Mansano receberam diversas atividades durante a Semana de Prevenção e Combate às Drogas. O evento integra ações educativas da escola e trouxe uma palestra enriquecedora sobre os perigos associados ao uso de substâncias como álcool e cigarro. A palestra
Escolas Municipais do Jetuba e Massaguaçu promovem degustação de pratos concorrentes no “Chef Caraguá 2024”
Nessa sexta-feira, as equipes de cozinheiras da EMEF Professor Auracy Mansano, no bairro Jetuba e da EMEF Professora Antônia Antunes Arouca, no Massaguaçu apresentaram os pratos que concorrem no “Chef Caraguá 2024”. Este ano, 17 unidades escolares participam. Essa é a quarta edição do concurso que tem o objetivo de
GCM fecha balanço com mais de 2.400 mil ações em outubro
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba registrou no mês de outubro 2.422 atividades realizadas, entre ocorrências, bloqueios, prisão de indivíduos, ocorrências ligadas à Lei Maria da Penha, rondas escolares e outros. Foram 41 ações em apoio às secretarias municipais, 28 ocorrências, 38 ocorrências resolvidas no local, sete indivíduos presos,