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Queixas financeiras e de internet dominam os 4,3 mil atendimentos formalizados do Procon de Caraguá

Publicado em: 07/07/2023
Queixas financeiras e de internet dominam os 4,3 mil atendimentos formalizados do Procon de Caraguá
Queixas financeiras e de internet dominam os 4,3 mil atendimentos formalizados do Procon de Caraguá

O Procon da Prefeitura de Caraguatatuba registrou 4.317 procedimentos formalizados nos 10.205 atendimentos realizados entre os dias 1º de janeiro e 30 de junho. Desse montante, 5.933 registros foram orientações e encaminhamentos para outros órgãos.

#PraTodosVerem: Casal recebe atendimento na recepção do Procon de Caraguatatuba (Foto: Divulgação/PMC)

Com o último relatório mensal concluído, os meses de janeiro, fevereiro, março, abril, maio e junho foram marcados por problemas com envio de produtos sem solicitação do consumidor e cobranças indevidas (financeiros), além da má prestação de serviços de operadoras de internet fixa (serviços).  Dessa forma, as queixas financeiras e de serviços dominaram o 1º semestre de 2023.

Em junho, o Procon formalizou 202 consultas simples; 12 atendimentos preliminares; 159 cartas de informações preliminares (CIPs) emitidas e desse montante, 107 finalizadas com acordos e 170 encerradas, canceladas ou tiveram consultas concluídas; 76 reclamações foram abertas com o retorno da CIP e nove abertas sem o retorno da CIP; 86 reclamações tiveram consulta fornecida ou foram encerradas; 13 atendimentos extra Procon (enviados para órgãos competentes); e 11 cadastros de Nota Fiscal Paulista.

O fornecedor deixou de comparecer em 10 das 93 audiências de conciliação marcadas no ultimo mês.

Para o registro da reclamação, o consumidor deve comparecer ao órgão pessoalmente ou por meio de terceiros, com uma procuração. É preciso apresentar RG, CPF e toda documentação pertinente à reclamação, como nota fiscal, ordem de serviço, comprovante de pagamento e outros.  A queixa também pode ser feita via online pelo aplicativo Caraguatatuba 156 na ‘Play Store’ do celular (Android ou IOS) ou no site http://156.caraguatatuba.sp.gov.br/. Atualmente, o Procon conta com 13 funcionários.

O atendimento ao público do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30. O prédio fica na Avenida Frei Pacífico Wagner, 908, no Centro. Mais informações pelo telefone (12) 3897-8282, aplicativo Caraguatatuba 156 ou site http://156.caraguatatuba.sp.gov.br/.

 

Balanço do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba de 2023
Meses Atendimentos Formalizados Atendimentos realizados Assuntos mais reclamados Audiências agendadas Audiências

sem o fornecedor

Janeiro 694 1.213 Financeiros

e internet fixa (serviços)

61 20
Fevereiro 610 1.128 Financeiros

e internet fixa (serviços)

65 45
Março 745 1.592 Financeiros

e internet fixa (serviços)

100 19
Abril 646 1.397 Financeiros

e internet fixa (serviços)

90 14
Maio 788 1.654 Financeiros

e internet fixa (serviços)

87 1
Junho 834 1.693 Financeiros

e internet fixa (serviços)

93 10
Total 4.317 10.205 Financeiros

e internet fixa (serviços)

496 109
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