Pesquisar No Site
Prefeitura realiza mais de 400 atendimentos em 2023 para elaboração de projetos de calçadas acessíveis

Prefeitura realiza mais de 400 atendimentos em 2023 para elaboração de projetos de calçadas acessíveis
A equipe técnica da Diretoria de Projetos e Acessibilidade da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) de Caraguatatuba, registrou mais de 400 atendimentos em 2023 aos munícipes que estão em dúvida ou que foram notificados para construir/reformar as calçadas de acordo com as normas de acessibilidade. Esse número já supera os registros apurados até o 2º quadrimestre do ano de 2022.

#PraTodosVerem: Modelo de calçada que seguem as normas e padrões de acessibilidade
Caraguatatuba, por meio da Lei Municipal 2.074/13, visou regularizar as calçadas para garantir o deslocamento de qualquer pessoa, independente da limitação de mobilidade ou percepção, com autonomia, conforto e segurança.
Para facilitar a vida das pessoas que precisam construir ou adequar a calçada, a Diretoria de Projetos e Acessibilidade da Sepedi, disponibiliza orientação e elaboração de projetos gratuitamente, para a construção de calçadas acessíveis, respeitando as faixas de serviço, a faixa livre e a de acesso.
“A partir do momento que a equipe da Sepedi é acionada, por meio da abertura do protocolo de atendimento, vamos até a residência para averiguar a situação da calçada e, a partir daí, orientar o profissional que já está realizando a obra ou então para fazermos o projeto”, ressalta o secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, Amauri Toledo. “O proprietário do imóvel é o responsável pela construção da calçada em frente a seu lote e deverá mantê-lo em perfeitas condições de conservação”.
Os munícipes que forem notificados, após fiscalização da Secretaria de Urbanismo, devem procurar a Sepedi no prazo de 30 dias, a partir da data de recebimento do AR (carta registrada), com a notificação para protocolo e orientação. O munícipe que não atender aos critérios corre risco de multa com valor a partir de R$ 1.037,50, de acordo com a testada mínima de 5 metros do lote.
Faixas

#PraTodosVerem: Ilustração colorida mostra como deve ser uma calçada acessível com faixa de acesso (rente à grade de entrada de edifício), faixa livre (para trânsito de pedestres) e faixa de serviço com plantio de árvores e canteiro, nessa ordem. À direita da faixa de serviço há uma rua asfaltada com carros estacionados (Foto: Arte)
A faixa de serviço tem largura mínima de 70 cm, destinada à instalação de equipamentos e mobiliários urbanos como lixeiras, bancos, postes, telefones públicos, sinalização, rebaixamento de guia para veículos, vegetação (espécimes permitidas na lei de calçada), entre outros.
A faixa livre é destinada exclusivamente à circulação de pedestres. Deve ser regular, firme, contínua e antiderrapante, preferencialmente de concreto desempenado. Tem que ter largura mínima de 1,20 metros, não sendo permitidas quaisquer interferências estruturais como mobiliários, sinalizações, rebaixamentos de guia, vegetações, lixeiras, etc.
Já a faixa de acesso só pode ser instalada em calçadas com largura mínima de 2 metros, admitindo vegetação (espécimes permitidas na lei de calçada), anúncios, veículos, bancos, mesas e cadeiras, desde que autorizados pelos órgãos competentes e que não interfiram na faixa de circulação livre e estejam em conformidade com a lei 2.074/2013.
Serviço:
Secretaria dos Diretos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi)
Diretoria de Projetos e Acessibilidade.
Horário de funcionamento: das 8h às 16:30h
Endereço: Rua Jorge Burihan, 30, bairro Jardim Jaqueira
Telefone: 3886-3050
Veja Também Recentes

Batalha de rima, grafite e dança são atrações do Intervenção La Favela neste sábado
O coletivo La Favela Records realiza neste sábado (15/2), às 19h, na Praça Ton Ferreira e na pista de skate Pedro Henrique Amorim Cunha (Pedrinho Backflip), no Centro de Caraguatatuba, uma intervenção com poesia, pocket shows, grafite, dança e batalha de rima. Além dos artistas que representam a cultura urbana na região, o

Caraguatatuba está com inscrições abertas para capacitação em esporte Paralímpico
O Programa de Desenvolvimento Paralímpico do Estado de São Paulo abriu inscrições para curso de capacitação em Caraguatatuba, de 11 a 14 de março, das 8h às 18h. O evento será realizado no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug) e abrange oito modalidades divididas em duas grades, a serem escolhidas

Concurso de Marchinhas da Fundacc é atração em Caraguatatuba neste sábado
O tradicional Concurso de Marchinhas do 25º Carnaval de Antigamente da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) reúne 12 autores e suas canções para a apresentação pública na Praça Cândido Motta (Coreto), às 20h deste sábado (22). O objetivo é valorizar, difundir e incentivar a festa popular e premiar as

Governo Municipal de Caraguatatuba fiscaliza intervenções irregulares na Mococa
O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, com o apoio da Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba realizou, na última terça-feira (4), vistoria de intervenções irregulares e supressão de vegetação na Estrada da Hípica, no bairro da Mococa. A ação reforça o objetivo do Governo

“Canto Caiçara” agita Caraguatatuba no fim de semana
“Canto Caiçara” traz variedades musicais e food trucks no próximo fim de semana em Caraguatatuba. Do forró ao rock, os shows serão realizados no Massaguaçu, Mirante do Camaroeiro e Centro. No sábado (1º/2), o Complexo Turístico do Camaroeiro recebe o grupo Forró de Todos, das 18h às 19h. No mesmo