Pesquisar No Site
Concessão completa 45 dias com novas linhas, ônibus 0km e mais de 583,7 mil passageiros transportados
Concessão completa 45 dias com novas linhas, ônibus 0km e mais de 583,7 mil passageiros transportados
A nova concessão do transporte coletivo em Caraguatatuba completou 45 dias de operação com novas linhas e seis ônibus 0km. No período entre 1º de junho e 12 de julho foram transportados 538.732 passageiros no município.
Destaque para criação de novas linhas e ampliação de outras. A Linha 406 (Jaraguazinho via Hospital Regional), por exemplo, foi implantada em 1º de junho e atende desde o bairro Jaraguazinho, passando inclusive pela Secretaria de Saúde e seguindo até o Hospital Regional.
A linha tem horário a cada 40 minutos e opera com 38 viagens por dia, das 6h à 0h20, todos os dias da semana, e serve de reforço para o percurso entre o Jaraguazinho até o bairro Pontal Santamarina, passando por supermercados, escolas, Poupatempo, facilitando a interligação dos usuários dessas imediações. Todas as linhas do sistema de transporte municipal podem integrar nessa linha, ampliando o serviço ao usuário. Durante o período, cerca de 2.150 passageiros utilizaram a rota.
Já a Linha 112 (Golfinhos) atende uma área do bairro Golfinhos que ainda não estava no quadro de itinerários e também servirá de reforço para os horários das linhas já existentes e que atendem os bairros Golfinho, Morro do Algodão e Pontal Santamarina. Foram aumentadas 20 viagens nesse quadro de horários, operando diariamente das 4h40 às 23h, diariamente.
Essa linha atenderá ainda o Condomínio Residencial e a UBS do Golfinhos, passando também pelo Colégio Adventista e pelo Terminal Rodoviário. O Centro de Referência da Mulher (Pró-Mulher) e as imediações do Camaroeiro e bairro Sumaré também farão parte do itinerário da linha. Já passaram pela rota no período cerca de 5,6 mil passageiros.
A Linha 1010 (Rio Claro/CDP) passou a operar diariamente com seis viagens (6h, 11h e 15h saindo do Centro; e 7h, 12h e 16h saindo do bairro). A linha também está servindo de reforço nas linhas da Região Sul da cidade, passando pelo CIDE Sul, UPA Sul, Residencial Nova Caraguá I e segue até o CDP e bairro Poço da Anta, tanto no sentido bairro como no sentido Centro. No período, mais de 7,3 mil passageiros utilizaram a rota.
Já a Linha 401 (Rio do Ouro via Cantagalo) teve o quadro de horários ampliado diariamente no período noturno. Os horários para o bairro Cantagalo também foram estendidos aos finais de semana e feriados. Antes o bairro só era atendido nos dias úteis. São 28 horários operando durante os dias úteis/sábados e 16 aos domingos, das 6h30 as 21h30. Utilizaram o itinerário cerca de 8,1 mil passageiros.
Os horários estão disponíveis no site da Prefeitura através do link https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/secretaria-de-mobilidade-protecao/horario-dos-onibus/
Cartões novos
De acordo com o relatório da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, desde a entrada em vigor da nova concessão em 1º de junho, mais de 2 mil novos cartões foram expedidos.
O usuário do serviço pode solicitar a primeira via do seu cartão, sem custo adicional, através do link https://fenixfacil.com.br/caraguatatuba/ e retirar junto ao guichê localizado no terminal rodoviário, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
As recargas podem ser feitas junto ao guichê na Banca do Léo (localizada na Praça Candido Mota) ou ainda através do WhatsApp (11) 99909-0688. Nos próximos 60 dias serão divulgados os novos pontos de venda e recargas.
Com o novo modelo de integração, onde o usuário embarca na segunda linha gratuitamente num intervalo de 90 minutos, constatou-se um aumento no número de pessoas utilizando esse serviço.
Antes, o número de integração era de 2.900 e no primeiro mês da concessão esse numero passou a ser de 4.947. Vale ressaltar que a integração sem o pagamento da segunda tarifa somente será possível através do uso do cartão eletrônico e é válida para as linhas que não caracterizem retorno do percurso.
Cittamobi
O novo sistema municipal de transporte está disponível no aplicativo Cittamobi, onde é possível o acesso às linhas e seus quadros de horários, pontos de embarque possibilitando que o usuário acesse em tempo real a localização da linha que pretenda utilizar e o tempo que o ônibus chegará no ponto em que estiver aguardando.
O Cittamobi está sendo aprimorado e num prazo de até 30 dias o mesmo deverá apresentar as alterações solicitadas pela Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão para que o usuário possa ter informações mais precisas.
O aplicativo está disponível para os sistemas Android e IOS, conforme links https://static.cittamobi.com.br/app/cittamobi?utm=appshare&ct=appshare&utm_source=android e https://itunes.apple.com/br/app/cittamobi/id875544889?mt=8
PMV
O contrato prevê a instalação de Painéis de Mensagens Variáveis – PMV, sendo que os primeiros serão instalados nos próximos 30 dias nos pontos de ônibus com maior concentração de passageiros.
Através dos PMV os usuários do serviço de transporte coletivo poderão acompanhar os horários e até mesmo o tempo que sua linha chegará no ponto de espera.
Fiscalização
A equipe do Setor de Transportes da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão fiscaliza diariamente os serviços oferecidos, a situação dos ônibus, bem como o cumprimento de horários nas linhas estabelecidas.
Todos os ônibus dispõem de GPS, o que possibilita que a operação seja acompanhada e fiscalizada em tempo real pelos agentes de transporte da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão.
Para o mês são programadas 15.903 viagens, contabilizados todos os quadros de horários. Hoje a taxa de cumprimento das viagens é de 99,74%.
A Prefeitura de Caraguatatuba disponibiliza o canal de atendimento ao usuário através do telefone 0800.778.8080 para o esclarecimento e dúvidas.
As reclamações, sugestões e elogios devem ser registrados junto ao canal oficial da Prefeitura 156 (app, site ou telefone).
Veja Também Recentes
Beneficiários com dados desatualizados no CadÚnico podem ter pagamento do BPC bloqueados
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Assistência Social, alerta os beneficiários do BPC, Benefício de Prestação Continuada, sobre o bloqueio do pagamento para quem não realizou a inscrição ou atualização no Cadastro Único (CadÚnico), para Programas Sociais do Governo Federal, nos últimos 48 meses. A medida cumpre
CCZ de Caraguatatuba abre agendamento para 350 vagas de castração de cães e gatos nesta sexta-feira
Somente na próxima sexta-feira (1º/11), o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba abre agendamento para 350 vagas de castração gratuita de cães e gatos, a partir dos seis meses de idade. O atendimento será feito apenas presencialmente e as senhas começam a ser distribuídas, a partir das 8h30.
Prefeitura notifica e dá aviso prévio para OS João Marchesi por falta de transparência em prestação de contas
A Prefeitura de Caraguatatuba notificou na tarde de quinta-feira (07/11) a Organização Social João Marchesi, responsável pela administração das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A notificação trata de um aviso prévio de 30 dias para que a OS deixe a administração das unidades. A
Escolas Municipais de Caraguatatuba promovem Feiras de Empreendedorismo do 1º ao 5º ano
A EMEF Professora Aida de Almeida Castro Grazioli, no bairro Rio do Ouro, foi a segunda unidade escolar da rede municipal, a realizar a Feira de Empreendedorismo, este ano, no dia 19/10. A EMEF Professor Jorge Passos foi a primeira a preparar a exposição no final de setembro (28/9). O
Prefeitura reforça necessidade de autorização para entrada de veículos fretados em Caraguatatuba
Com a aproximação da temporada de verão, a Prefeitura de Caraguatatuba reforça a necessidade de obter autorização para que veículos fretados como vans e ônibus entrem na cidade. A Lei Nº 2.456, de 7 de dezembro de 2018, regulamenta entrada, circulação e estacionamento de ônibus, micro-ônibus ou vans de fretamento