Pesquisar No Site

Defesa Civil atende ocorrências por conta dos ventos e alguns serviços são suspensos temporariamente

Publicado em: 13/07/2023
Destaques
Defesa Civil atende ocorrências por conta dos ventos e alguns serviços são suspensos temporariamente
Defesa Civil atende ocorrências por conta dos ventos e alguns serviços são suspensos temporariamente

A Defesa Civil de Caraguatatuba registrou pelo menos 14 ocorrências em função dos ventos fortes que atingiram a cidade na manhã desta quinta-feira (13/7).

#PraTodosVerem: Arbusto tombado pelo vento sobre o banco na praça do centro (Foto: Divulgação/PMC)

Foram atendidas nove chamadas para queda de árvores em residências (Martim de Sá, Portal Patrimonium, Barranco Alto, Indaiá, Recanto Verde Mar, Mar Verde, Ponte Seca e Loteamento Rio-Santos). Não houve vítimas, apenas avarias nas residências.

Além disso, a Defesa Civil realizou uma vistoria de árvore em residência no Indaiá e registrou queda de árvore em área pública na Tabatinga, uma queda de árvore em quintal de residência também na Tabatinga, além de vistoria de imóvel no bairro Casa Branca e apoio, em parceria com o Departamento de Trânsito, para desvio de uma árvore caída na Avenida Brasília, no Jardim Jaqueira.

Na Praça Cândido Motta, em frente à Igreja Matriz, no centro, o vento também tombou um arbusto e a Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) atendeu a ocorrência.

Na avenida José Herculano (SP-55), próximo ao Serramar Shopping, um poste de energia elétrica ficou curvado após ser atingido pelo vento. Agentes de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão estiveram no local para comandar um desvio na rodovia, até que a equipe da empresa EDP pudesse tomar as devidas providências.

Com os alertas da Marinha do Brasil e dos Institutos Meteorológicos, a Defesa Civil adequou as escalas de serviço e cancelou as folgas para atuar com mais eficiência no atendimento aos casos de emergência.

Além disso, com os alertas, as equipes de campo intensificam fiscalizações e vistorias nas chamadas áreas de risco.

Lembramos que desde o ano passado, a Prefeitura de Caraguatatuba adquiriu um sistema de monitoramento, o Geopixel Monitor, que fornece informações automáticas para a Coordenadoria da Defesa Civil sobre a possibilidade de eventos extremos, dando subsídios mais precisos para tomadas de decisões de ações preventivas.

Atividades suspensas

Em decorrência dos fortes ventos e do risco iminente de queda de árvores, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, informa que o Parque Natural Municipal do Juqueriquerê encontra-se temporariamente fechado por questões de segurança.

A decisão foi tomada pelas autoridades competentes após uma análise criteriosa das condições climáticas. Os ventos intensos registrados nas últimas horas aumentaram significativamente o perigo de quedas de árvores, o que pode colocar em risco não somente a integridade física dos visitantes, mas também dos funcionários.

A Secretaria de Esportes e Recreação também informa que, devido às condições climáticas adversas causadas pelos ventos fortes, algumas atividades serão suspensas até segunda-feira (17). Isso inclui o uso da piscina no Centro Esportivo Ubaldo Gonçalves (Cemug), as aulas de futebol e as atividades da Praia Acessível. A suspensão visa garantir a segurança dos atletas e funcionários envolvidos.

As atividades do Centro Dia e do CIAPI (Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso) estão suspensas também hoje e amanhã por conta dos ventos e para garantir a segurança dos usuários. Os espaços são ligados a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi).

Por motivos de segurança no Teatro Mario Covas, a Fundacc (Fundação de Arte e Cultura de Caraguatatuba) e o Instituto de Dança Promodança decidiram cancelar hoje o evento “Festival Dançar a Vida”, marcado para às 18h.

 

 

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Fim de semana com muito esporte agita Caraguatatuba
Fim de semana com muito esporte agita Caraguatatuba

O fim de semana foi marcado por atrações esportivas em Caraguatatuba. Teve Jogos Abertos da Juventude sub-18 com partidas do futsal masculino e feminino, final do campeonato municipal de beach soccer (categoria de base), quartas de finais da Copa Nova Liga de futebol de campo, Adrena Run e muitas outras

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 31/03/2025
Conselho Municipal de Saneamento Básico de Caraguatatuba divulga resultados das eleições para biênio 2025
Conselho Municipal de Saneamento Básico de Caraguatatuba divulga resultados das eleições para biênio 2025

O Conselho Municipal de Saneamento Básico de Caraguatatuba anunciou o resultado final das eleições para o biênio 2025. O pleito foi realizado conforme a Lei Municipal nº 2.211, de 12 de dezembro de 2014, com alterações pela Lei Municipal nº 2.544, de 3 de fevereiro de 2021. Foram eleitos os

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 04/04/2025
DSC_8121
Núcleo Comunitário e Cultural do Massaguaçu recebe Pré-Conferência de Direitos da Pessoa Idosa da região norte nesta quarta-feira

Os moradores do Massaguaçu e dos bairros da região norte têm a oportunidade de discutir, opinar e propor ações voltadas aos idosos do município, durante a pré-conferência de Direitos da Pessoa Idosa, nesta quarta-feira (16). O encontro será no Núcleo Comunitário e Cultural “Calixto Leandro, na Avenida Geraldo Alves, 42,

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 15/04/2025
Curso de produção e colheita de cogumelo shiitake capacita agricultores familiares em Caraguatatuba
Curso de produção e colheita de cogumelo shiitake capacita agricultores familiares em Caraguatatuba

Agricultores familiares de Caraguatatuba iniciaram o curso de produção e colheita de cogumelo shiitake na quarta-feira (19) e seguem em atividade até esta sexta-feira (21). A capacitação é realizada no sítio São Jorge, da produtora Graziela Frugoli Bustamante, situado no Poço da Anta. É uma parceria entre o Sindicato Rural

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 12 - Consumo e produção responsáveis ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 20/03/2025
Idosos de Caraguatatuba participam de seletiva para os Jogos Regionais da Melhor Idade 2025
Idosos de Caraguatatuba participam de seletiva para os Jogos Regionais da Melhor Idade 2025

Os idosos esportistas de Caraguatatuba participam durante esta semana da seletiva municipal para os Jogos Regionais da Melhor Idade (Jomi). O Jomi é organizado pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo. A sede e a data da competição ainda não foram definidas pela organização do evento. Já a

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 08/04/2025