Pesquisar No Site

Caraguatatuba realiza oficinas para elaboração do Plano de Resíduos Sólidos

Caraguatatuba realiza oficinas para elaboração do Plano de Resíduos Sólidos
Caraguatatuba realiza oficinas para elaboração do Plano de Resíduos Sólidos

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, dará início à elaboração da próxima etapa do Plano Municipal de Saneamento Básico, com foco nos Resíduos Sólidos.

O objetivo principal dessa nova fase é estabelecer Caraguatatuba como uma cidade totalmente preparada para implementar todas as infraestruturas e serviços necessários para alcançar, o mais rápido possível, a cobertura de saneamento básico de 100% da população.

O saneamento básico pode ser definido como o conjunto de serviços públicos, infraestruturas e instalações operacionais de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, drenagem e manejo das águas pluviais urbanas.

A Lei Federal nº 11.445/2007, que estabelece o marco legal do saneamento básico brasileiro, atualizada pela Lei Federal nº 14.026/2020, criou uma base legal, administrativa e regulatória para que todas as esferas de governo (federal, estadual e municipal), os órgãos da administração pública e a sociedade civil se unam em esforços para universalizar o acesso e a prestação efetiva dos serviços de saneamento básico.

Caraguatatuba já conta com serviços essenciais de abastecimento de água e esgotamento sanitário em pleno funcionamento, aproximando-se da universalização desses serviços para a população, ambos contemplados pelo Plano Municipal de Saneamento Básico – Água e Esgotamento Sanitário (PMSB-AES).

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Leandro Caetano, o saneamento básico é de suma importância para as pessoas, especialmente para as populações urbanas. “Seus efeitos positivos são amplamente comprovados em várias áreas, como a saúde humana, as condições básicas para o crescimento econômico dos municípios, a qualidade das relações humanas e o bem-estar social, bem como seu papel estruturante na proteção dos recursos naturais e na melhoria do ambiente urbano, entre outros aspectos”, explicou.

Ele destaca ainda que um exemplo pouco notado, mas com efeitos que podem afetar negativamente toda uma geração é o das doenças decorrentes da falta de saneamento básico. “Podem inclusive comprometer o comportamento e a função cognitiva das crianças, principalmente no que diz respeito à capacidade de atenção e concentração, afetando seu desempenho escolar e dificultando a aprendizagem”, reforçou Caetano.

A Secretaria de Meio Ambiente realizará inicialmente três audiências públicas com oficinas participativas, para a construção conjunta do Plano Municipal de Saneamento Básico – Resíduos Sólidos (PMSB-RS), cumprindo o estabelecido pela Lei Federal nº 11.445/2007 e priorizando a ampla participação popular em todas as etapas desse processo.

A participação da população é fundamental para que o plano seja desenvolvido de forma colaborativa, abrangendo a realidade de todos os setores da sociedade e aproveitando ao máximo as experiências das pessoas que vivem na cidade.

As oficinas participativas ocorrerão nos seguintes locais e datas:

Região Sul

– EMEF Profº. Alaor Xavier Junqueira

– Terça-feira, 25/07 – início às 19h

Região Central

– EMEF Profº. Antônio de Freitas Avelar

– Quarta-feira, 26/07 – início às 19h

Região Norte

– EMEF Profª. Antônia Antunes Arouca

– Quinta-feira, 27/07 – início às 19h

Para obter mais informações, entre em contato com a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca pelo telefone (12) 3897-2530 ou pelo e-mail meioambiente@caraguatatuba.sp.gov.br.

A Prefeitura também disponibilizará a consulta pública em formato eletrônico. Em breve, será divulgado o link para o envio de contribuições, permitindo que qualquer cidadão interessado possa colaborar na elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico – Resíduos Sólidos (PMSB-RS).

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Novo Valor de Referência da Prefeitura de Caraguatatuba para 2025 entra em vigor
Novo Valor de Referência da Prefeitura de Caraguatatuba para 2025 entra em vigor

O Valor de Referência do Município (VRM) foi reajustado de R$ 4,60 para R$ 4,81 desde a última quarta-feira (1º/1), em Caraguatatuba. O reajuste leva em consideração o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que variou em 4,60% entre novembro de 2023

Leia Mais Notícias Secretaria de Fazenda ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 02/01/2025
‘Aulão’ Gratuito de dança e atividades físicas é atração em Caraguatatuba nesta sexta-feira
‘Aulão’ Gratuito de dança e atividades físicas é atração em Caraguatatuba nesta sexta-feira

Os professores de Educação Física e Dança do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi) da Prefeitura de Caraguatatuba realizam nesta sexta-feira (17), a partir das 8h, aulas de alongamento, ginástica funcional, balance e dança, na Praça da Cultura, no Centro, a partir das 8h.

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 16/01/2025
Folia de Reis do bairro do Tinga
Folia de Reis de Santo Antônio é atração em Caraguatatuba no próximo dia 11

O encontro, que celebra o dia de Reis, será realizado na EMEF Prof. Lúcio Jacinto dos Santos, no bairro do Tinga, a partir das 9h Integrando as comemorações do culto católico do Natal, a Folia de Reis de Santo Antônio do Bairro do Tinga, em Caraguatatuba, realiza no próximo sábado (11), a partir das 9h, a

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável Publicado em 06/01/2025
Guarda Civil Municipal apoia operação contra tráfico de drogas em Caraguatatuba
Guarda Civil Municipal apoia operação contra tráfico de drogas em Caraguatatuba

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba participou de uma operação de combate ao tráfico de drogas no Residencial Caraguatatuba 2 nesta quarta-feira (15/1). A ação foi iniciada após solicitação da Polícia Militar, que pediu apoio para atender a uma ocorrência envolvendo resistência à prisão. Viaturas e agentes da GCM

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 15/01/2025
Exposições do grupo Ubuntu Caraguatatuba - Ceramistas integram inauguração do Complexo do Mirante do Camaroeiro
Exposições do grupo Ubuntu Caraguatatuba – Ceramistas integram inauguração do Complexo do Mirante do Camaroeiro

As exposições “A Grande Maloca e Percurso” do grupo Ubuntu Caraguatatuba – Ceramistas criam o ambiente para a inauguração no Centro Administrativo do Complexo do Mirante do Camaroeiro no dia 27 de dezembro, às 9h. Os artistas Carlo Cury, Claudia Canova, Lu Chiata, Kadu Gravato e Giuliana Argañaraz e a artista plástica convidada Érica

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável Publicado em 23/12/2024