Pesquisar No Site
Campanha Julho Amarelo realiza 1.203 testes rápidos e leva informação e conscientização à população
Campanha Julho Amarelo realiza 1.203 testes rápidos e leva informação e conscientização à população
A Unidade de Atendimento a Moléstias Infectocontagiosas (UAMI) da Secretaria de Saúde encerrou nesta segunda-feira (31), a Campanha ‘Julho Amarelo’ após reforçar ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais.
Foram 1.203 testes rápidos realizados para detectar as hepatites B e C em mutirões promovidos no Centro da cidade e em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
A equipe da UAMI também se preocupou em capacitar os profissionais de saúde sobre as hepatites virais e orientar os pacientes sobre a importância da prevenção e dos cuidados, sendo multiplicadores de informação para os familiares.
O enfermeiro e coordenador da UAMI, Renato Portes, disse que as expectativas foram superadas. “Intensificamos os trabalhos neste período, ampliando a divulgação de uma forma que conscientizasse as pessoas a procurarem o serviço e o melhor, não foi registrado nenhum caso positivo”, destacou.
A cerimônia de encerramento foi marcada por uma palestra na última sexta-feira (28), com a médica infectologista da UAMI, Natalia Bacellar. Ela abordou sobre as hepatites virais, formas de prevenção, sintomas e tratamento e apresentou a meta estipulada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) de eliminar a doença até 2030.
“No Brasil são 657 mil infectados, sendo apenas 186 mil pessoas diagnosticadas e 167 mil tratadas. Por isso, a importância do diagnóstico para o tratamento precoce e adequado”, explica a médica.
Mesmo com o fim das ações do ‘Julho Amarelo’, a UAMI continua de portas abertas para receber qualquer pessoa, a partir de 12 anos, que deseja realizar os testes rápidos de forma segura e sigilosa para diagnóstico de HIV, sífilis e hepatites B e C. Os testes podem ser realizados de segunda a quinta-feira, das 9h às 15h.
O enfermeiro Renato Portes, agradeceu o empenho de toda equipe e destacou que a UAMI faz a diferença na vida de muitas pessoas, principalmente aquelas em tratamento das doenças infectocontagiosas, dando esperança a uma vida saudável novamente, disse.
O secretário de Saúde, Gustavo Boher, parabenizou a equipe da UAMI por sempre ter esse olhar humano voltado aos pacientes, atendendo da melhor forma todos aqueles que precisam do atendimento.
O espaço também está aberto para orientações, além dos serviços de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), ambulatório de hormonização e oferta gratuita de preservativos masculino e feminino e gel lubrificante.
A unidade está localizada na Avenida Presidente Castelo Branco, 750 – Sumaré. O horário de funcionamento é das 7h às 17h.
Veja Também Recentes
Folia de Reis de Santo Antônio é atração em Caraguatatuba no próximo dia 11
O encontro, que celebra o dia de Reis, será realizado na EMEF Prof. Lúcio Jacinto dos Santos, no bairro do Tinga, a partir das 9h Integrando as comemorações do culto católico do Natal, a Folia de Reis de Santo Antônio do Bairro do Tinga, em Caraguatatuba, realiza no próximo sábado (11), a partir das 9h, a
Prefeitura de Caraguatatuba repara trecho da Avenida Geraldo Nogueira após erosão provocada pela chuva
A Secretaria de Obras Públicas da Prefeitura de Caraguatatuba fez um reparo em um trecho da Avenida Geraldo Nogueira da Silva, no Jardim Aruan, em função da erosão provocada pela chuva do último sábado (4/1). Além de transbordar da galeria, a água causou erosão nos bloquetes da via. Os operários
Fundo Social entrega primeiro kit maternidade de 2025
O Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba realizou a entrega do primeiro kit maternidade do ano de 2025 à gestante Joelma Carlson, de 30 anos, na tarde da última quarta-feira (8). O kit contém: 2 panos, 2 macacões, 2 bodies, 2 calças, 1 kit de berço, 1 manta, 1 toalha,
Defesa Civil de Caraguá participa de reunião do Estado para alinhar ações durante as fortes chuvas previstas para dias 26 e 27
Integrantes da Defesa Civil de Caraguatatuba participaram na tarde desta quinta-feira (26) de uma reunião online convocada pela Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil do Estado, para tratar de questões diante da previsão de fortes chuvas e altos acumulados entre quinta-feira e sexta-feira (26 e 27) em toda a faixa
Caraguatatuba continua com índice zero de afogamento neste final de ano, com reforço de guarda-vidas
Dados do Subgrupamento de Bombeiros Marítimos (SGBMar) apontam que Caraguatatuba continua registrando índice zero de afogamento e nenhum óbito registrado durante o período de 27 a 29 de dezembro de 2024. O município mantém o melhor índice em comparação aos demais municípios do litoral Norte do Estado de São Paulo: