Pesquisar No Site

Campanha Julho Amarelo realiza 1.203 testes rápidos e leva informação e conscientização à população

Publicado em: 31/07/2023
Campanha Julho Amarelo realiza 1.203 testes rápidos e leva informação e conscientização à população
Campanha Julho Amarelo realiza 1.203 testes rápidos e leva informação e conscientização à população

A Unidade de Atendimento a Moléstias Infectocontagiosas (UAMI) da Secretaria de Saúde encerrou nesta segunda-feira (31), a Campanha ‘Julho Amarelo’ após reforçar ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais.

#PraTodosVerem: Coordenador da UAMI em cima do palco fala ao público em evento de encerramento (Foto: Divulgação/PMC)

Foram 1.203 testes rápidos realizados para detectar as hepatites B e C em mutirões promovidos no Centro da cidade e em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

A equipe da UAMI também se preocupou em capacitar os profissionais de saúde sobre as hepatites virais e orientar os pacientes sobre a importância da prevenção e dos cuidados, sendo multiplicadores de informação para os familiares.

O enfermeiro e coordenador da UAMI, Renato Portes, disse que as expectativas foram superadas. “Intensificamos os trabalhos neste período, ampliando a divulgação de uma forma que conscientizasse as pessoas a procurarem o serviço e o melhor, não foi registrado nenhum caso positivo”, destacou.

#PraTodosVerem: Médica infectologista em cima do palco fala ao público em evento de encerramento (Foto: Divulgação/PMC)

A cerimônia de encerramento foi marcada por uma palestra na última sexta-feira (28), com a médica infectologista da UAMI, Natalia Bacellar. Ela abordou sobre as hepatites virais, formas de prevenção, sintomas e tratamento e apresentou a meta estipulada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) de eliminar a doença até 2030.

“No Brasil são 657 mil infectados, sendo apenas 186 mil pessoas diagnosticadas e 167 mil tratadas. Por isso, a importância do diagnóstico para o tratamento precoce e adequado”, explica a médica.

Mesmo com o fim das ações do ‘Julho Amarelo’, a UAMI continua de portas abertas para receber qualquer pessoa, a partir de 12 anos, que deseja realizar os testes rápidos de forma segura e sigilosa para diagnóstico de HIV, sífilis e hepatites B e C. Os testes podem ser realizados de segunda a quinta-feira, das 9h às 15h.

O enfermeiro Renato Portes, agradeceu o empenho de toda equipe e destacou que a UAMI faz a diferença na vida de muitas pessoas, principalmente aquelas em tratamento das doenças infectocontagiosas, dando esperança a uma vida saudável novamente, disse.

O secretário de Saúde, Gustavo Boher, parabenizou a equipe da UAMI por sempre ter esse olhar humano voltado aos pacientes, atendendo da melhor forma todos aqueles que precisam do atendimento.

O espaço também está aberto para orientações, além dos serviços de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), ambulatório de hormonização e oferta gratuita de preservativos masculino e feminino e gel lubrificante.

A unidade está localizada na Avenida Presidente Castelo Branco, 750 – Sumaré. O horário de funcionamento é das 7h às 17h.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Intervenções irregulares na Mococa são fiscalizadas pelo Governo Municipal de Caraguatatuba
Intervenções irregulares na Mococa são fiscalizadas pelo Governo Municipal de Caraguatatuba

O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e com o apoio da Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba realizou, na última quinta-feira (20), vistoria de intervenções irregulares na Estrada da Hípica, no bairro da Mococa, onde existem algumas construções de residências em local proibido. A

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 24/02/2025
Escolha do vale-refeição dos servidores municipais de Caraguatatuba termina na próxima segunda-feira
Escolha do vale-refeição dos servidores municipais de Caraguatatuba termina na próxima segunda-feira

Os servidores públicos de todas as Secretarias do Governo Municipal de Caraguatatuba têm até segunda-feira (17/2) para definir a empresa do vale-refeição de sua preferência, após preencher o formulário disponível no site https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/, na área do “SERVIDOR”.    Desde a última terça-feira (11), os servidores podem baixar o formulário e

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 13/02/2025
Starlight_Divulgacao
Espetáculo Starlight Concert é atração nesta quinta no Teatro Mario Covas

Velas cuidadosamente posicionadas por todo o palco iluminam o ambiente criando uma cena celestial que intensifica a experiência sensorial dos espectadores  O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, apresenta nesta quinta-feira (6/2), às 21h, o espetáculo Starlight Concert com a edição especial “Queen & Coldplay”. A apresentação tem classificação livre e os ingressos podem ser

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável Publicado em 04/02/2025
Inscrições abertas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Inscrições abertas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA)

As pessoas que não tiveram a oportunidade de terminar os estudos na idade regular ou que queiram aprender a ler e escrever, têm a chance de retornar à sala de aula, no programa Educação de Jovens e Adultos (EJA), totalmente gratuito. Em Caraguatatuba, a EJA é oferecida em duas escolas:

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 07/02/2025
Sete blocos desfilam no sábado de Carnaval em Caraguatatuba no Centro e Massaguaçu
Sete blocos desfilam no sábado de Carnaval em Caraguatatuba no Centro e Massaguaçu

Milhares de foliões são esperados no Carnaval 2025 de Caraguatatuba entre os dias 28 de fevereiro e 4 de março para brincar e desfilar nos 21 blocos de rua nas regiões Centro, Sul e Norte do município. Os blocos da Milene, das Piranhas, Gaiola das Loucas e XTrance entram na

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 25/02/2025