Pesquisar No Site
Taxa de absenteísmo em consultas e exames da saúde passam de 21% em Caraguatatuba

Taxa de absenteísmo em consultas e exames da saúde passam de 21% em Caraguatatuba
Segundo o levantamento da Secretaria de Saúde de Caraguatatuba, durante o 1º quadrimestre deste ano, foram registrados 21,39% de absenteísmo (faltosos) em consultas e exames ambulatoriais da rede municipal.

#PraTodosVerem: Atendimento da recepção em unidade de saúde (Foto: Divulgação/PMC)
Dos 14.621 pacientes agendados em consultas, 3.128 não compareceram. Já os exames, 6.391 foram agendados e 1.103 faltaram. Em relação ao Ambulatório Médico de Especialidades (AME), das 4.983 consultas marcadas, 1.021 pacientes faltaram (20,49%) e dos 3.320 exames agendados, 640 não compareceram, uma taxa de 19% de absenteísmo.
Já nos procedimentos da rede privada, onde a Prefeitura possui convênios, foram agendadas 8.719 consultas, com 1.580 faltosos (18,12%). E os exames somam 6.167 agendados, com 1.300 pacientes que não compareceram (21,08%).
No Hospital Regional do Litoral Norte, as taxas são menores, cerca de 15% de absenteísmo. Das 1.107 consultas agendadas, 174 pacientes não compareceram e dos 2.667 exames marcados, 418 pessoas não estiveram presente.
A Secretaria de Saúde conta com o apoio da população para redução das taxas. É importante que o paciente mantenha o cadastro atualizado na Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência, principalmente quando houver mudanças de número e endereço.
“Avisar com antecedência quando não puder comparecer, contribui para que outras pessoas que estão na fila de espera possam ser atendidas. Não ir à consulta médica ou ao exame geram diversos problemas como aumento da espera e, consequentemente, as reclamações pela demora do serviço”, destaca o secretário de saúde, Gustavo Boher.
Em caso de falta, a pessoa pode informar a UBS de referência, ou o ACS do bairro. O ideal é que a ausência seja justificada com dois dias de antecedência para que a Central de Agendamentos da Secretaria de Saúde realize encaixe de outro paciente.
A Central de Agendamentos utiliza o sistema da Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (Cross), regulamentada pela Diretoria Geral de Saúde (DRS-17), onde conta com equipe multiprofissional, adotando os protocolos de Manchester, desenvolvido com o objetivo de classificar a prioridade de atendimento dos pacientes.
Veja Também Recentes

GCM de Caraguatatuba atende ocorrência do SOS Mulher
A equipe da Guarda Civil Municipal (GCM) foi acionada pelo aplicativo SOS Mulher, que intensifica a ajuda imediata às mulheres vítimas de violência doméstica do município, para atender uma violação de medida protetiva no bairro Travessão, em Caraguatatuba na tarde de terça-feira (4). Ao chegar ao local, foi descoberto pelos

Guarda Civil Municipal atende ocorrência de lesão corporal e violência doméstica em Caraguatatuba
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba atendeu a uma ocorrência de violência doméstica no último sábado (26). A vítima deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Centro e relatou ter sido agredida com um golpe de martelo na cabeça por seu companheiro. Após ser medicada, a mulher

Guarda Civil de Caraguatatuba e fiscais de posturas atuam em operação “Fecha Adegas”
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba e fiscais de posturas da Secretaria de Urbanismo atuaram durante o último sábado (25/1) na operação “Fecha Adegas”. A ação, em parceria com a Polícia Militar, inspecionou estabelecimentos comerciais em diversas regiões do município. Duas adegas localizadas na região sul da cidade foram

“Canto Caiçara” agita Caraguatatuba no fim de semana
“Canto Caiçara” traz variedades musicais e food trucks no próximo fim de semana em Caraguatatuba. Do forró ao rock, os shows serão realizados no Massaguaçu, Mirante do Camaroeiro e Centro. No sábado (1º/2), o Complexo Turístico do Camaroeiro recebe o grupo Forró de Todos, das 18h às 19h. No mesmo

Vigilância Sanitária interdita estabelecimentos por irregularidades
A Vigilância Sanitária de Caraguatatuba interditou uma lanchonete em estado precário no Centro da cidade na última semana, após denúncias registradas por cidadãos no canal 156. O estabelecimento apresentava controle de pragas vencido, licença de funcionamento expirada e diversos produtos mal armazenados, sem atender aos padrões de qualidade e identidade