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Taxa de absenteísmo em consultas e exames da saúde passam de 21% em Caraguatatuba

Publicado em: 20/06/2023
Taxa de absenteísmo em consultas e exames da saúde passam de 21% em Caraguatatuba
Taxa de absenteísmo em consultas e exames da saúde passam de 21% em Caraguatatuba

Segundo o levantamento da Secretaria de Saúde de Caraguatatuba, durante o 1º quadrimestre deste ano, foram registrados 21,39% de absenteísmo (faltosos) em consultas e exames ambulatoriais da rede municipal.

#PraTodosVerem: Atendimento da recepção em unidade de saúde (Foto: Divulgação/PMC)

Dos 14.621 pacientes agendados em consultas, 3.128 não compareceram. Já os exames, 6.391 foram agendados e 1.103 faltaram. Em relação ao Ambulatório Médico de Especialidades (AME), das 4.983 consultas marcadas, 1.021 pacientes faltaram (20,49%) e dos 3.320 exames agendados, 640 não compareceram, uma taxa de 19% de absenteísmo.

Já nos procedimentos da rede privada, onde a Prefeitura possui convênios, foram agendadas 8.719 consultas, com 1.580 faltosos (18,12%). E os exames somam 6.167 agendados, com 1.300 pacientes que não compareceram (21,08%).

No Hospital Regional do Litoral Norte, as taxas são menores, cerca de 15% de absenteísmo. Das 1.107 consultas agendadas, 174 pacientes não compareceram e dos 2.667 exames marcados, 418 pessoas não estiveram presente.

A Secretaria de Saúde conta com o apoio da população para redução das taxas. É importante que o paciente mantenha o cadastro atualizado na Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência, principalmente quando houver mudanças de número e endereço.

“Avisar com antecedência quando não puder comparecer, contribui para que outras pessoas que estão na fila de espera possam ser atendidas. Não ir à consulta médica ou ao exame geram diversos problemas como aumento da espera e, consequentemente, as reclamações pela demora do serviço”, destaca o secretário de saúde, Gustavo Boher.

Em caso de falta, a pessoa pode informar a UBS de referência, ou o ACS do bairro. O ideal é que a ausência seja justificada com dois dias de antecedência para que a Central de Agendamentos da Secretaria de Saúde realize encaixe de outro paciente.

A Central de Agendamentos utiliza o sistema da Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (Cross), regulamentada pela Diretoria Geral de Saúde (DRS-17), onde conta com equipe multiprofissional, adotando os protocolos de Manchester, desenvolvido com o objetivo de classificar a prioridade de atendimento dos pacientes.

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