Pesquisar No Site
Rede Litoral Norte/SP de Manguezais realiza exposição no MACC

Rede Litoral Norte/SP de Manguezais realiza exposição no MACC
O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC) apresenta a Manguezais Expo “Berçário da Vida”, de 3 de julho a 20 de agosto, uma realização da Rede Litoral Norte/SP de Manguezais.
A abertura ocorre na segunda-feira (3/7), às 18h30. A visitação é de terça-feira a sábado, das 10h às 18h e a entrada é franca.
A exposição tem como objetivo sensibilizar a comunidade sobre a importância da conservação dos ambientes costeiros, manguezais e praias, divulgar informações relevantes sobre a conservação, de acordo com a literatura científica e popular, incentivar a interpretação ambiental e estimular as boas práticas sustentáveis.
Na mostra, vídeos de ações de limpeza e sensibilização, fotografias dos impactos causados pela poluição, intervenções artísticas com resíduos recicláveis, painéis gráficos sobre a conservação dos ambientes costeiros e informativos que promovem boas práticas para diminuir não só a quantidade de resíduos, mas discutir as possíveis políticas públicas que os órgãos competentes podem realizar.
“Os manguezais são verdadeiros berçários naturais. É um local de proteção, alimentação e reprodução de grande número de espécies. É a transição entre o ambiente terrestre e o ambiente marinho, com características únicas e enorme biodiversidade. São importantes para a manutenção do equilíbrio ambiental, para o clima do nosso planeta e, sobretudo, para as populações que tiram dele o seu sustento, o que torna a sua conservação necessária e urgente, tendo em vista as taxas de degradação desse ecossistema em todo o mundo”, enfatiza Pedro Caetano Santos, da ACA – Associação Caraguatás Ambiental.
“Os manguezais também ajudam a combater o aquecimento global, removendo e retendo dióxido de carbono da atmosfera para as plantas de mangue. E conforme as raízes, galhos e folhas dessas árvores morrem, elas acabam cobertas pelo solo submerso pela maré, retardando a degradação dos materiais e aumentando o armazenamento de carbono”, relata Jacqueline Vieira, da Rede Litoral Norte/SP de manguezais.
Sobre a Rede Litoral Norte de São Paulo de Manguezais
A Rede Litoral Norte de São Paulo de Manguezais surgiu no I Workshop da Rede Nacional de Manguezais (RENAMAN) em julho de 2019 e é composta pelas instituições: ACA – Associação Caraguatás Ambiental (Caraguatatuba), ACAJU – Associação Caiçara do Juqueriquerê (Caraguatatuba), Fórum de Comunidades Tradicionais (Ubatuba), ITM – Instituto Terra & Mar (São Sebastião), Associação Guias e Monitores Ambientais de Ilhabela e o Projeto Manguezal Terra do Guaiamum – Quilombo da Caçandoca (Ubatuba).
Tem por objetivo reunir pessoas e entidades para construir e fortalecer a educação ambiental, difundir a importância da educação ambiental para a preservação ecológica e social dos manguezais na região do Litoral Norte de São Paulo em particular.
O MACC está localizado na Praça Dr. Cândido Motta, 72, no centro de Caraguatatuba. Mais informações pelo telefone (12) 3883-9980.
Veja Também Recentes

Caraguatatuba recebe prêmio de Excelência Educacional por avanços na alfabetização
Alinhar estratégias educacionais. Esse foi o objetivo da reunião de diretores da rede municipal de ensino realizada na sede da Secretaria de Educação de Caraguatatuba na quarta-feira (27). A secretaria de Educação prevê encontros mensais com os gestores para alinhar as ações, fortalecer os vínculos e comemorar avanços. Na oportunidade,

Nove animais do Centro de Controle de Zoonoses ganham lares após feira de adoção
A Feira de Adoção realizada no último sábado (5) em Caraguatatuba resultou em nove adoções de animais resgatados pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Durante o evento, moradores levaram três gatos adultos, um cachorro adulto e cinco filhotes. A organização contou com o apoio das ONGs Anjo de Patas

Trabalhos de zeladoria continuam nas regiões Sul, Centro e Norte de Caraguatatuba no início de abril
A Secretaria de Serviços Públicos promoveu diversas atividades de zeladoria durante a semana em bairros das regiões Sul, Centro e Norte de Caraguatatuba. Desde segunda-feira (31/3), grupos descentralizados de trabalhadores do Governo Municipal realizaram mutirão de limpeza, operação tapa-buracos, assentamentos de pisos, jardinagem, podas, desobstrução de valas de drenagem e

Servidores e representantes de entidades parceiras do Governo participam de capacitação sobre Marco Regulatório para o 3º setor
Servidores da Prefeitura de Caraguatatuba e representantes de entidades sociais participaram de uma capacitação sobre o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC), como é conhecida a Lei nº 13.019/2-14, na Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), nesta quinta-feira (27). De acordo com a

Livro e literatura são destaques na primeira edição do projeto “Bendita Fruta, a leitura como Semente”
No próximo dia 12 de abril, a partir das 9h, no Espaço Cultural Casa da Democracia, será realizada a primeira edição do projeto Bendita Fruta – A Leitura como Semente. Com o tema “Bendito o que semeia livros e leitura”, a abertura do encontro será realizada pela escritora e professora de Língua Portuguesa