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Queixas financeiras e de internet se consolidam no ranking do Procon de Caraguá do semestre

Publicado em: 05/06/2023
Queixas financeiras e de internet se consolidam no ranking do Procon de Caraguá do semestre
Queixas financeiras e de internet se consolidam no ranking do Procon de Caraguá do semestre

O Procon da Prefeitura de Caraguatatuba registrou 788 procedimentos formalizados dos 1.654 atendimentos realizados entre os dias 1º e 31 de maio. Desse montante, 866 registros foram orientações e encaminhamentos para outros órgãos.

#PraTodosVerem: Servidora do Procon de Caraguatatuba atende consumidor que faz uma reclamação (Foto: Divulgação/PMC)

Com o último balanço mensal concluído, os meses de janeiro, fevereiro, março, abril e maio foram marcados por problemas com envio de produtos sem solicitação do consumidor e cobranças indevidas (financeiros), além da má prestação de serviços de operadoras de internet fixa (serviços).  Dessa forma, as reclamações de queixas financeiras e de serviços dominaram o 1º semestre de 2022.

Em maio, o Procon formalizou 225 consultas simples; nove atendimentos preliminares; 199 cartas de informações preliminares (CIPs) emitidas e desse montante, 77 finalizadas com acordos e 95 encerradas, canceladas ou tiveram consultas concluídas; 77 reclamações foram abertas com o retorno da CIP, quatro abertas sem a emissão da CIP, duas atendidas e duas finalizadas não foram atendidas; 79 reclamações tiveram consulta fornecida ou foram encerradas; 20 atendimentos extra Procon (enviados para órgãos competentes); e 13 cadastros de Nota Fiscal Paulista.

O saldo de comparecimento de fornecedores em audiências conciliatórias foi positivo, com 87 presenças e apenas uma ausência no mês passado, perfazendo de 98,86% de assiduidade e 1,14% de taxa de absenteísmo.

#PraTodosVerem: Consumidor aguarda atendimento na recepção do Procon de Caraguatatuba, enquanto outro espera para ser atendido pela servidora (Foto: Divulgação/PMC)

Para o registro da reclamação, o consumidor deve comparecer ao órgão pessoalmente ou por meio de terceiros, com uma procuração. É preciso apresentar RG, CPF e toda documentação pertinente à reclamação, como nota fiscal, ordem de serviço, comprovante de pagamento e outros.  A queixa também pode ser feita via online pelo aplicativo Caraguatatuba 156 na ‘Play Store’ do celular (Android ou IOS) ou no site http://156.caraguatatuba.sp.gov.br/. Atualmente, o Procon conta com 13 funcionários.

O atendimento ao público do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30. O prédio fica na Avenida Frei Pacífico Wagner, 908, no Centro. Mais informações pelo telefone (12) 3897-8282, aplicativo Caraguatatuba 156 ou site http://156.caraguatatuba.sp.gov.br/.

 

 

Balanço do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba de 2023

Meses

Atendimentos Formalizados

Atendimentos realizados Assuntos mais reclamados Audiências agendadas

Audiências

sem o fornecedor

Janeiro

694 1.213 Financeiros

e internet fixa (serviços)

61

20

Fevereiro

610 1.128 Financeiros

e internet fixa (serviços)

65

45

Março

745 1.592 Financeiros

e internet fixa (serviços)

100

19

Abril

646 1.397 Financeiros

e internet fixa (serviços)

90

14

Maio

788 1.654 Financeiros

e internet fixa (serviços)

87

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