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Projeto “Curiosos por Natureza” estimula aprendizagem na Educação Infantil de Caraguatatuba

Projeto “Curiosos por Natureza” estimula aprendizagem na Educação Infantil de Caraguatatuba
O projeto “Curiosos por Natureza”, desenvolvido pela Secretaria de Educação de Caraguatatuba, completou um ano com a adesão de 27 unidades de Educação Infantil da rede municipal. Lançado em abril de 2022, o projeto tem como principal objetivo colaborar para a compreensão de que as crianças são protagonistas de sua própria aprendizagem.

#PraTodosVerem: Alunos de escola infantil realizam brincadeiras e leitura em jardim de unidade escolar
A iniciativa foi impulsionada pela nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2018, que trouxe uma mudança significativa na perspectiva de conteúdos para a infância. Agora, a abordagem valoriza a aprendizagem a partir da experimentação, proporcionando às crianças a oportunidade de aprender através da prática e da exploração do mundo ao seu redor.
A equipe de professores do setor de Apoio Pedagógico da Secretaria de Educação desenvolveu uma proposta de aprimoramento que tem sido aplicada nas formações contínuas com professores e coordenadores da Educação Infantil. A proposta desafia os educadores a substituírem atividades pré-definidas por experiências mais abrangentes, valorizando a aprendizagem baseada na experimentação e levando em consideração a singularidade de cada criança, estimulando seu envolvimento ativo na construção do conhecimento.
Na prática, durante as experiências, as crianças são levadas a espaços coletivos da unidade escolar, que são disponibilizadas as estações, onde encontram materiais de longa escala (que são caixas, carretéis, garrafas, potes, tampinhas, galhos, folhas verdes ou secas, pedrinhas entre outros objetos) e brinquedos estruturados do Projeto Brincar é Aprender, realizado desde 2010 pela rede municipal, com práticas para o desenvolvimento infantil com foco na Primeira Infância. Os materiais são provenientes do entorno das crianças e podem ser transformados em objetos de brincar. Isso permite que as crianças interajam e aprendam movidas por suas próprias curiosidades.
Essa abordagem livre de conceitos pré-concebidos proporciona diversas possibilidades de uso dos materiais, sem haver uma condição de certo ou errado no ato de brincar. A interação estimula o cérebro das crianças a fazer novas conexões neurais, promovendo a consolidação completa do aprendizado.
“Os resultados do projeto têm sido notáveis. Inicialmente, houve preocupação quanto à interação de crianças de diferentes idades e à livre escolha dos brinquedos, temendo possíveis conflitos. No entanto, os professores relatam uma redução significativa nos conflitos e nas disputas por brinquedos”, comentaram as professoras Aline Kruger, Elisângela Ros, Priscila Amaro e Janaina Andreza, que lideram o projeto.
Esse movimento de ‘desemparedar’ as crianças e incentivá-las a conviver com seus colegas em produções coletivas é uma consequência dos ‘Parâmetros de Qualidade na Educação Infantil’, que orientam o sistema de ensino com padrões de referência para a organização, gestão e funcionamento das instituições, explicou a Secretária de Educação, Márcia Paiva.
O projeto ‘Curiosos por Natureza’ tem proporcionado uma mudança de concepção, passando de uma visão de crianças passivas para crianças com grandes possibilidades criativas. A transformação é evidente nos painéis de documentação pedagógica expostos mensalmente na sede da Secretaria de Educação, que agora retratam o protagonismo das crianças e seus processos de aprendizagem.
Essa abordagem valorizadora da aprendizagem experiencial tem trazido resultados positivos e enriquecedores para a educação infantil de Caraguatatuba, promovendo o desenvolvimento integral das crianças e estimulando o desenvolvimento cognitivo, social e emocional.
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