Pesquisar No Site
Prestação de contas da Secretaria de Saúde destaca mais de 118 mil consultas nas unidades de urgência e emergência

Prestação de contas da Secretaria de Saúde destaca mais de 118 mil consultas nas unidades de urgência e emergência
A Prestação de Contas do 1º Quadrimestre de 2023 da Secretaria de Saúde foi apresentada nesta quarta-feira (31/5), na Câmara Municipal, pelo secretário de Saúde, Gustavo Boher, juntamente da secretária adjunta, Derci Andolfo, e equipe técnica de diversos departamentos da Secretaria.
O presidente da Câmara de Caraguatatuba, Tato Aguilar e demais vereadores estiveram presentes e levaram suas considerações sobre os serviços prestados pela pasta.

#PraTodosVerem: Servidor faz a leitura das informações durante prestação (Foto: Divulgação/PMC)
A audiência pública é um instrumento de diálogo estabelecido com a sociedade para apresentação, fiscalização, avaliação e controle das despesas com saúde, oferecendo transparência, legalidade e legitimidade aos atos da Administração Pública.
A Lei Complementar nº 141, de 13 de janeiro de 2012 em seu art. 36 e 41 determina que seja elaborado relatório detalhado das ações e gastos com as despesas em saúde, referente ao quadrimestre anterior, estabelecendo limites dentro dos quais deverá ser apresentado o referido relatório, sejam eles, final dos meses de maio, setembro e fevereiro.
Em relação ao número de atendimentos foi apresentado que nos meses de janeiro a abril deste ano, as três Unidades de Pronto Atendimento (UPA) realizaram 87.235 consultas médicas de adulto e 31.417 de pediatria. Mais de 129 mil acolhimentos com a enfermagem foram feitos e 1.936 consultas odontológicas. Permaneceram em observação de até 24h, 1.708 adultos e 298 crianças.
A Secretaria de Saúde agendou 14.621 consultas no Centro de Especialidades Médicas do Centro e no Porto Novo; 4.983 no Ambulatório Médico de Especialidades (AME); 6.742 na Casa de Saúde Stella Maris; 1.107 no Hospital Regional do Litoral Norte e 373 pacientes foram encaminhados para consultas em outras cidades.
Além disso, foram agendados 6.391 exames na rede municipal, como mamografia, raio-X, densitometria óssea, entre outros. Para o AME, foram feitos 3.320 agendamentos; 4.461 para Casa de Saúde Stella Maris; 2.667 no Hospital Regional do Litoral Norte e 118 para outras cidades.
A Casa de Saúde Stella Maris teve 2.723 internações, sendo 389 eletivas e 2.334 de urgência. Dessas, 871 foram cirúrgicas, 735 médicas, 53 psiquiátricas, 742 obstétricas e 322 pediátricas. A unidade ainda realizou 14.079 consultas médicas de urgência e emergência no período. Na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) foram 647 pacientes adultos internados e 672 neonatal.
Das 4.983 consultas agendadas no AME, 1.021 pacientes deixaram de comparecer, registrando uma taxa de 20,49% de absenteísmo (falta); já para os 3.320 exames agendados, 640 faltaram, uma taxa de 19,28% de faltosos.
Na rede municipal houve uma taxa de ausência de 31,39% para consultas e 17,25% para exames. Os procedimentos na rede privada registraram absenteísmo de 18,12% nas consultas e 21,08% nos exames.
Quanto ao Hospital Regional do Litoral Norte, das 1.107 consultas marcadas, 174 pacientes faltaram, uma taxa de 15,71%, e dos 2.667 exames agendados, foram 418 faltosos, taxa de 15,67%.
O Centro de Referência da Mulher (Pró-Mulher) realizou 2.981 consultas com ginecologista e 1.328 de pré-natal, 412 com a equipe de enfermagem, 85 com assistente social, 88 com nutricionista e 757 atendimentos psicológicos.
Na Atenção Básica foram 50.063 consultas médicas e 28.326 de enfermagem.
A prestação de contas completa pode ser visualizada no canal do youtube da Câmara Municipal.
Veja Também Recentes

Abertas Inscrições para representantes da sociedade civil no Conselho Gestor do Parque Natural Municipal do Juqueriquerê
O processo de eleição para representantes da sociedade civil no Conselho Gestor do Parque Natural Municipal do Juqueriquerê, em Caraguatatuba, abre a partir do dia 22 de abril, para selecionar membros vinculados a associações ou entidades com atuação em proteção, conservação e educação ambiental. O Conselho Gestor atua como órgão

Guarda Civil de Caraguatatuba atende ocorrência de exploração de jogos de azar e apreende máquinas caça-níqueis em bar
A Guarda Civil de Caraguatatuba apreendeu três máquinas caça-níqueis localizadas em um bar no bairro Jaraguazinho, no último sábado (12). A ação, realizada após os guardas municipais concederem apoio à equipe de Fiscalização de Postura e Urbanismo, ocorreu em um bar e mercearia do bairro. Durante a operação, a equipe

Agricultores familiares de Caraguatatuba participam de capacitação sobre legislação ambiental
Agricultores familiares de Caraguatatuba terão a oportunidade de participar do curso de Administração Rural sobre Legislação Ambiental na sexta-feira (4). A formação será realizada no Parque Natural Municipal do Juqueriquerê, das 8h às 17h, e tem como objetivo apresentar a legislação ambiental vigente e auxiliar na adequação das propriedades rurais.

Nove animais do Centro de Controle de Zoonoses ganham lares após feira de adoção
A Feira de Adoção realizada no último sábado (5) em Caraguatatuba resultou em nove adoções de animais resgatados pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Durante o evento, moradores levaram três gatos adultos, um cachorro adulto e cinco filhotes. A organização contou com o apoio das ONGs Anjo de Patas

Comissão Organizadora da 1ª Conferência Municipal da Cidade elabora regimento interno
Caraguatatuba se prepara para realizar sua 1ª Conferência Municipal da Cidade, etapa local que integra a construção da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano. Como parte desse processo, o governo municipal promoveu, na terça-feira (25) a primeira reunião oficial da Comissão Organizadora, na sede da Secretaria de Educação. O encontro teve