Pesquisar No Site
Prefeitura promove oficina para transformar massa celulósica de bitucas de cigarro em papel artesanal

Prefeitura promove oficina para transformar massa celulósica de bitucas de cigarro em papel artesanal
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, realizou uma oficina de papel artesanal na APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, nesta sexta-feira (16).
A iniciativa teve como objetivo promover a capacitação para reaproveitamento das bitucas de cigarro após receberem o processo de descontaminação e serem transformadas em massa celulósica, utilizando-as na produção de papel reciclado.
A aula foi conduzida por Regina Libarino, representante da APAE de Ilhabela, convidada especial da Secretaria de Meio Ambiente, e contou com a participação de alunos, professores e da diretora da instituição, Mariana de Freitas Salamene, que aprenderam juntos o processo de produção do papel.

#PraTodosVerem: Alunos e professores participam de oficina de papel artesal e ajudam na produção do material (Foto: Divulgação/PMC)
Durante a oficina, Regina Libarino destacou a importância da destinação correta às bitucas de cigarro, considerando que são resíduos tóxicos que não devem ser descartados de forma irregular. Ela ressaltou que, ao reciclar esses materiais e transformá-los em papel artesanal, é possível gerar renda para a comunidade, além de contribuir para a preservação do meio ambiente.
Toda massa celulósica utilizada é proveniente das bitucas de cigarro coletadas nas diversas ecobituqueiras e Pontos de Entrega Voluntária (PEV’s) disponíveis no município, que foram disponibilizadas pela empresa Poiato Recicla e Flow Sustentável. O resultado final é um papel semelhante ao reciclado, que pode ser colorido e utilizado na confecção de diversos produtos, como capas de cadernos, blocos de notas e agendas.
Vale ressaltar que as bitucas de cigarro são consideradas resíduos tóxicos e não devem ser descartadas de forma irregular. Através do projeto “Caraguatatuba sem Bitucas”, a Prefeitura disponibiliza 16 pontos de descarte estrategicamente distribuídos em prédios públicos, pontos turísticos e praias da cidade.
Tem ainda os Pontos de Entrega Voluntária (PEV’s) na Secretaria de Meio Ambiente e nos Ecopontos do Tinga e Martim de Sá, que recebem grandes quantidades de bitucas, facilitam o descarte correto e o posterior encaminhamento para usinas de descontaminação.
O projeto é custeado através do Fundo Municipal do Meio Ambiente, devidamente aprovado pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente.
A oficina contou com a presença da representante do setor de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Silvia Helena e representante da Poiato Recicla / Flow Sustentável, Tatiana Araújo.
Veja Também Recentes

Base da GCM de Caraguatatuba recebe visita do presidente da Câmara de São Sebastião
A Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba (GCM) recebeu a visita do presidente da Câmara Municipal de São Sebastião, vereador Edgard Celestino, na manhã da última quinta-feira (13/2). O superintendente da GCM, Valder Lucio Santana Rocha, recepcionou-o durante o encontro, que teve como objetivo apresentar as principais instalações da sede da

Caraguatatuba recebe tradicional “Remadão” no próximo domingo no Rio Juqueriquerê
O tradicional “Remadão” chega à Caraguatatuba no próximo domingo (16), às 7h, no Rio Juqueriquerê. O evento promete atrair turistas e moradores de diversas regiões. A atividade é gratuita e recreativa, já é realizada pelo grupo Costa Norte Aventuras há anos e permite a navegação com embarcações a remo em

Entrevistas e atividades coletivas marcam Dia da Família na Escola
Um momento de confraternização familiar, com funcionários e professores das unidades escolares com entrevistas dos pais e responsáveis e atividades recreativas, marcou, no sábado (22), o Dia da Família na Escola. Esse encontro, que ocorre há mais de 20 anos na rede municipal de ensino, é uma iniciativa que busca

Caraguatatuba prepara programação especial de limpeza no Carnaval
O Carnaval de 2025 vai de 28 de fevereiro a 4 de março. Enquanto milhares de pessoas se divertem na folia ou aproveitam as praias de Caraguatatuba, o Governo Municipal, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, organiza uma programação especial de limpeza para os dias de Carnaval nos locais

Guarda Civil de Caraguatatuba atende ocorrência de violência doméstica
A equipe da Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba (GCM) foi acionada pelo telefone 153 para atender uma violação de medida protetiva no bairro Indaiá, na noite da última quinta-feira (13). Ao chegar ao local, o indivíduo, irmão da vítima, foi flagrado pelos guardas na porta da residência, ameaçando os familiares