Pesquisar No Site
Prefeitura promove oficina para transformar massa celulósica de bitucas de cigarro em papel artesanal
Prefeitura promove oficina para transformar massa celulósica de bitucas de cigarro em papel artesanal
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, realizou uma oficina de papel artesanal na APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, nesta sexta-feira (16).
A iniciativa teve como objetivo promover a capacitação para reaproveitamento das bitucas de cigarro após receberem o processo de descontaminação e serem transformadas em massa celulósica, utilizando-as na produção de papel reciclado.
A aula foi conduzida por Regina Libarino, representante da APAE de Ilhabela, convidada especial da Secretaria de Meio Ambiente, e contou com a participação de alunos, professores e da diretora da instituição, Mariana de Freitas Salamene, que aprenderam juntos o processo de produção do papel.
Durante a oficina, Regina Libarino destacou a importância da destinação correta às bitucas de cigarro, considerando que são resíduos tóxicos que não devem ser descartados de forma irregular. Ela ressaltou que, ao reciclar esses materiais e transformá-los em papel artesanal, é possível gerar renda para a comunidade, além de contribuir para a preservação do meio ambiente.
Toda massa celulósica utilizada é proveniente das bitucas de cigarro coletadas nas diversas ecobituqueiras e Pontos de Entrega Voluntária (PEV’s) disponíveis no município, que foram disponibilizadas pela empresa Poiato Recicla e Flow Sustentável. O resultado final é um papel semelhante ao reciclado, que pode ser colorido e utilizado na confecção de diversos produtos, como capas de cadernos, blocos de notas e agendas.
Vale ressaltar que as bitucas de cigarro são consideradas resíduos tóxicos e não devem ser descartadas de forma irregular. Através do projeto “Caraguatatuba sem Bitucas”, a Prefeitura disponibiliza 16 pontos de descarte estrategicamente distribuídos em prédios públicos, pontos turísticos e praias da cidade.
Tem ainda os Pontos de Entrega Voluntária (PEV’s) na Secretaria de Meio Ambiente e nos Ecopontos do Tinga e Martim de Sá, que recebem grandes quantidades de bitucas, facilitam o descarte correto e o posterior encaminhamento para usinas de descontaminação.
O projeto é custeado através do Fundo Municipal do Meio Ambiente, devidamente aprovado pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente.
A oficina contou com a presença da representante do setor de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Silvia Helena e representante da Poiato Recicla / Flow Sustentável, Tatiana Araújo.
Veja Também Recentes
Prefeitura de Caraguatatuba divulga novos horários para coleta do lixo nos bairros
A Secretaria de Serviços Públicos da Prefeitura de Caraguatatuba, em conjunto com a empresa FortNort- Desenvolvimento Ambiental e Urbano, preparou um novo cronograma da coleta do lixo nas regiões Central, Oeste, Sul e Norte do município. Os caminhões da FortNorte agora circulam nos seguintes períodos: das 5h às 13h20
Prefeitura de Caraguatatuba participa de reunião sobre Alerta e Preparação para Emergências Locais em relação ao gasoduto no município
O Governo Municipal, por meio de representantes da Secretaria de Mobilidade Urbana e Defesa do Cidadão, Defesa Civil e Guarda Civil Municipal, juntamente com colaboradores da Petrobras/UTGCA (Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato), Universidade de Taubaté (UniTau), empresa de energia EDP São Paulo e do Corpo de Bombeiros de
Jovens nascidos em 2007 já podem realizar Alistamento Militar em Caraguatatuba
Os jovens de Caraguatatuba do sexo masculino (sejam cis – que se identificam com o gênero de nascença – ou transgêneros), nascidos em 2007, devem fazer o alistamento no serviço militar até o dia 30 de junho. Todo brasileiro do sexo masculino que completa 18 anos é obrigado a se
Prefeitura de Caraguatatuba fiscaliza empresas de atividades náuticas nas praias
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, tem realizado fiscalizações constantes nas praias e notificou alguns pontos de atividades náuticas realizadas de forma inadequada, colocando em risco a segurança dos banhistas. Conforme a Lei 2.252/15, artigo 11, as embarcações devem respeitar os limites de distância em relação
Prefeitura de Caraguatatuba faz pagamento de R$ 11,8 milhões em precatórios de 2024
A Prefeitura de Caraguatatuba pagou os precatórios de 2024 nesta sexta-feira (27/12). O valor equivalente a R$ 11.807.041,52 são referentes às ações que tramitaram no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ/SP) e no Tribunal Regional do Trabalho (TRT). Os valores podem ser quitados até o último dia útil