Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba interdita prédio na região central por falta de AVCB
Prefeitura de Caraguatatuba interdita prédio na região central por falta de AVCB
A Prefeitura de Caraguatatuba teve que realizar nesta segunda-feira (5/6) a interdição de um prédio localizado na esquina entre as Ruas Sebastião Mariano Nepomuceno e Altino Arantes, no centro da cidade, após cobrança do Ministério Público pela falta do AVCB do imóvel.
O AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) é uma licença emitida pelo Corpo de Bombeiros que atesta legalmente que a edificação está segura. Devido à falta desse documento, o Ministério Público notificou a Prefeitura para que exigisse a documentação.
No documento do MP, o órgão determina que a municipalidade realize uma vistoria no prédio, aponte as irregularidades e tome providências para que os apontamentos sejam sanados.
Após o recebimento do ofício do MP, em 11 de maio a Prefeitura de Caraguatatuba notificou o prédio para que apresentasse o AVCB emitido pelo Corpo de Bombeiros no prazo de 24 horas, sob pena de multa e interrupção das atividades comerciais.
Como não houve cumprimento, a administração aplicou a multa de 927 VRMs (Valores de Referência do Município), totalizando R$ 4.296,24, além da imediata interdição do prédio.
A ação contou com fiscais da Secretaria de Urbanismo e apoio do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar Ambiental.
Todo e qualquer empreendimento residencial ou comercial exige a implementação do AVCB, através da Lei Complementar nº 1.257, de 6 de janeiro de 2015. A lei estabelece regras que asseguram a proteção das pessoas e do patrimônio no que se refere à proteção e combate a incêndios.
O prédio tem quatro andares e não possui AVCB há anos e hoje é dividido em lojas comerciais no térreo e um condomínio residencial nos outros andares. Foram interditadas seis lojas, assim como o condomínio.
A desinterdição do local só será realizada caso haja apresentação por parte do sindico do prédio com o documento aprovado pelo Corpo de Bombeiros.
Veja Também Recentes
Tamoios reforça que o não pagamento da tarifa “Free Flow – Pedágio Eletrônico” gera multa de 5 pontos na CNH
O Free Flow Tamoios, praça de Pedágio Eletrônico, começou a funcionar no dia 18 de novembro no km 13,5 do Contorno Sul. A Concessionária Tamoios reforça que o pagamento da tarifa evita a multa de R$ 195,23 por evasão de pedágio, infração grave aplicada pelos órgãos competentes e punida cinco
Fundacc apresenta programação especial de encerramento das Oficinas Culturais com o tema “Mar de Cordel”
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) deu início às atividades de encerramento e certificação das oficinas culturais de 2024 com uma programação especial que tem como tema central “Mar de Cordel”. São apresentações de dança, música, artes plásticas, literatura, libras, audiovisual, fotografia, artesanato e capoeira com diversas performances
Exposições do grupo Ubuntu Caraguatatuba – Ceramistas integram inauguração do Complexo do Mirante do Camaroeiro
As exposições “A Grande Maloca e Percurso” do grupo Ubuntu Caraguatatuba – Ceramistas criam o ambiente para a inauguração no Centro Administrativo do Complexo do Mirante do Camaroeiro no dia 27 de dezembro, às 9h. Os artistas Carlo Cury, Claudia Canova, Lu Chiata, Kadu Gravato e Giuliana Argañaraz e a artista plástica convidada Érica
Fundacc realiza audição para Escola de Bailados
Neste sábado (14/12), a Escola de Bailados de Caraguatatuba fará audição para novos alunos e alunas a partir das 8h30. O encontro será no Polo Cultural do Centro, a partir das 8h30. Podem participar crianças e jovens de 5 a 16 anos. Na programação, às 9h será a audição para alunos de 5 a 10 anos e às 11h, de 11 a 16 anos. O
Prefeitura de Caraguatatuba reforça ações de segurança à população nas praias
Nesta terça e quarta-feira, dias 24 e 25 de dezembro, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, realizou uma ação surpresa nas praias da cidade. As fiscalizações foram realizadas com mais rigor durante esses dias festivos. A atividade náutica, em particular, recebeu atenção especial, dada a sua