Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba garante acolhimento de mulheres vítimas de violência

Prefeitura de Caraguatatuba garante acolhimento de mulheres vítimas de violência
A Prefeitura de Caraguatatuba tem garantido o acolhimento de mulheres vítimas de violência.
Este ano, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania realizou acolhimento provisório e encaminhou para outras unidades em municípios parceiros os casos de mulheres em risco vitimas de violência.
A Casa de Acolhimento Provisório de Caraguatatuba, o primeiro equipamento da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, foi criado para garantir os direitos da mulher vítima de violência doméstica.
O espaço serve para acolher mulheres acima de 18 anos de idade em situação de violência doméstica, podendo ser acompanhadas de seus filhos menores de 18 anos de idade, tendo como tempo de permanência até 30 dias.
A proposta do serviço é de acolhimento provisório temporário da mulher e seus filhos, visando o rompimento do ciclo de violência doméstica por elas vivenciadas.
A equipe do local é composta por assistente social, psicóloga, educadora social, administrativo e segurança 24 horas.
Na casa há oferta de serviços com equipe multidisciplinar, avaliação e encaminhamentos para rede de proteção ou para os serviços que garantam a proteção social, apoio para reorganização de vida com promoção da autonomia, segurança e autoestima.
As mulheres podem ser encaminhadas pelas equipes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM) e Plantão do Creas.
APP Caraguá pra Elas
Em mais um projeto de proteção à mulher, a Prefeitura de Caraguatatuba conta com o aplicativo SOS “Caraguá Pra Elas”, que intensifica a proteção imediata às mulheres vítimas de violência doméstica do município.
O aplicativo possui um botão de SOS, para que seja acionado em situações emergenciais. Ele envia a localização da mulher para a Guarda Civil Municipal (GCM), que imediatamente envia a viatura ao local mais próxima.
As mulheres que têm acesso ao aplicativo precisam ter uma Medida Protetiva concedida pelo Poder Judiciário, com esse documento devem procurar o CIAM (Centro Integrado de Atendimento à Mulher), no Indaiá, ou o CREAS (Centro de Referência Especializado da Assistência Social), no Jardim Aruan, para orientação sobre o aplicativo e inicio do cadastro.
Com o cadastro feito o acesso é liberado e já pode baixar o aplicativo Sentry SOS, disponível nas lojas de aplicativos para IOS ou Android.
Veja Também Recentes

Pré-Conferências sobre Direitos da Pessoa Idosa começam na próxima semana
Encontros para escuta, diálogo e construção coletiva. Esse é o objetivo das Pré-Conferências de Direitos da Pessoa Idosa, que se iniciam na próxima segunda-feira, dia 14, entre 9h e 11h, no auditório da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), no bairro Jardim Jaqueira. Serão realizadas

Comissão Organizadora da 1ª Conferência Municipal da Cidade elabora regimento interno
Caraguatatuba se prepara para realizar sua 1ª Conferência Municipal da Cidade, etapa local que integra a construção da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano. Como parte desse processo, o governo municipal promoveu, na terça-feira (25) a primeira reunião oficial da Comissão Organizadora, na sede da Secretaria de Educação. O encontro teve

Programação dos Jogos Abertos da Juventude sub-18 continua no fim de semana
A programação esportiva dos Jogos Abertos da Juventude sub-18 continua no próximo fim de semana em Caraguatatuba, com as modalidades ‘basquete masculino’ e ‘tênis de mesa masculino’. Pelo ‘basquete masculino’, Caraguatatuba entra em quadra para enfrentar São Sebastião, na casa do adversário, no Ginásio Municipal “Gringão” (José de Souza Gringo),

Caraguatatuba recebe etapa regional de seletiva para Olimpíadas Especiais das Apaes nesta quarta-feira
Caraguatatuba será sede, nesta quarta-feira (19), da seletiva para a formação da equipe das Olimpíadas Especiais das Apaes. A competição ocorre no Centro Esportivo Municipal “Ubaldo Gonçalves”, no bairro Jardim Britânia, com diversas modalidades. Participam da seletiva as cidades do Conselho Regional das Apaes do Alto Tietê e Litoral Norte.

Nove animais do Centro de Controle de Zoonoses ganham lares após feira de adoção
A Feira de Adoção realizada no último sábado (5) em Caraguatatuba resultou em nove adoções de animais resgatados pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Durante o evento, moradores levaram três gatos adultos, um cachorro adulto e cinco filhotes. A organização contou com o apoio das ONGs Anjo de Patas