Pesquisar No Site
Prefeitura Caraguatatuba promove ações de erradicação do trabalho infantil

Prefeitura Caraguatatuba promove ações de erradicação do trabalho infantil
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc), está realizando diversas atividades do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) ao longo do mês. O programa é a principal política pública de prevenção e erradicação do trabalho infantil no país.
Anualmente, o PETI planeja e executa diversas ações de prevenção e erradicação do trabalho infantil em Caraguatatuba e em todo o Brasil, em referência ao 12 de junho, Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil.
Além da “Blitz de Conscientização Contra o Trabalho Infantil” realizada na última segunda-feira (12/6), na Praça Cândido Mota, no Centro, a equipe da Sedesc promove durante o mês palestras, rodas de conversas e panfletagens em várias regiões do município, incluindo as ações do Serviço de Abordagem Social Especializada (SEAS) em vários locais públicos.
Para o enfretamento e prevenção do trabalho infantil, o Programa conta com as articulações e estratégias do setor Ações Estratégias do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI), que são estruturados em cinco eixos progressivos: informação e mobilização; identificação, proteção social; defesa e responsabilização; e monitoramento.
No âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), organiza-se através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) em consonância com os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), compreendendo transferência de renda, trabalho social com as famílias e oferta de serviços socioeducativos para crianças e adolescentes que se encontram em situação de trabalho infantil, através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).
É importante a conscientização de todos para que não comprem bens e serviços oferecidos por crianças e adolescentes, bem como a mobilização para utilização do canal de denúncias: Disque Direitos Humanos 100. As denúncias recebidas são analisadas e encaminhadas aos órgãos de proteção, defesa e atendimento especializado (Conselho Tutelar, Creas), de acordo com a competência e as atribuições específicas.
Em casos de denúncias de crianças ou adolescente em trabalho infantil, também é possível acionar as equipes de abordagens da Prefeitura pelos números (12) 3886-2960, (12) 99794-1465 e (12) 99753-0071. Outra opção é acionar o Conselho Tutelar pelo número (12) 99723-6758.
Ações do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI)
Cras Sul – Avenida Itallo Mazzucca, 963 – Perequê Mirim/ Tel. (12) 3885-2700
20/06 – 9h30 – “Atividade coletiva com grupo de acolhida sobre conscientização da campanha 12 de junho – Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil”
21/06 – 13h – “Atividade coletiva com grupo de idosos sobre conscientização da campanha 12 de junho – Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil”
22/06 – 9h30 – “Atividade coletiva com grupo de idosos sobre conscientização da campanha 12 de junho – Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil”
Creas – Rua Senador Feijó, 165, bairro Jardim Aruan/ Tel. (12) 3886-2960
26/06 às 09h30 – “Roda de conversa sobre conscientização da campanha 12 de junho – Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil”
28/06 – 14h – “Roda de conversa sobre conscientização da campanha 12 de junho – Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil”
Cras Norte – Av. Marginal Ipiranga, 17 – Olaria/ Tel. (12) 3883-6305
15/06 – no período de funcionamento do CRAS – “Panfletagem e orientação a população sobre prevenção e erradicação do trabalho infantil!
16/06 – no período de funcionamento do CRAS – “Panfletagem e orientação a população sobre prevenção e erradicação do trabalho infantil”
28/06 – 10h – “Roda de conversa com as famílias do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) com objetivo de orientar e promover momentos de reflexão sobre o prejuízo do trabalho infantil no desenvolvimento das crianças e adolescentes”
Cras Jetuba – Avenida Gabriel Fagundes da Rosa, 315 – Jetuba/ Tel. (12) 3889-3565
20/06 – 10h – Auditório da Fundacc: Rua Santa Cruz, 396 – Palestra do Centro de Ação Comunitária em parceria com Emef Auracy Mansano
Veja Também Recentes

Palestra sobre religiosidade de matriz africana integra programação de aniversário
O Arquivo Municipal “Arino Sant’Ana de Barros” realiza no dia 10 de abril (quinta-feira), às 14h30, no Salão Monteiro Lobato, a palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi – Artefatos Encantados e o Som da Religiosidade de Matriz Africana”. A atividade faz parte da programação de aniversário de Caraguatatuba. A entrada é gratuita

Nove animais do Centro de Controle de Zoonoses ganham lares após feira de adoção
A Feira de Adoção realizada no último sábado (5) em Caraguatatuba resultou em nove adoções de animais resgatados pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Durante o evento, moradores levaram três gatos adultos, um cachorro adulto e cinco filhotes. A organização contou com o apoio das ONGs Anjo de Patas

Professores da disciplina Educação para Relações Étnico-Raciais participam de imersão sobre cultura indígena com ceramista Carlo Cury
No Ponto de Cultura Espaço Hartãt – Acervo Indígena, no bairro Martim de Sá, mantido pelo ceramista Carlo Cury e pelo agrônomo Claudio Dias, os professores da disciplina Educação para Relações Étnico-Raciais (ERER) puderam conhecer um pouco das experiências do artista com povos indígenas, modo de vida e cultura desse

Guarda Civil de Caraguatatuba atende ocorrências de desacato tráfico de drogas e moto roubada
A Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba atendeu nos últimos dias ocorrências de desacato, tráfico de drogas e também encontrou uma moto roubada. No primeiro caso, na segunda-feira (7), um homem foi detido após desacato no Jardim Jaqueira. De acordo com o boletim de ocorrência, a equipe da Guarda Civil Municipal

Secretaria de Habitação recebe exposição de quadros “Caleidoscópio de um Universo Feminino”
Cinco quadros que integram as 20 obras da coleção “Caleidoscópio de um Universo Feminino” da artista plástica e artesã, Ana Lúcia Soares Pinheiro, estão em exposição na recepção da Secretaria de Habitação de Caraguatatuba, no Indaiá. A exibição itinerante já passou pelo Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba e