Pesquisar No Site
Prefeitura Caraguatatuba promove ações de erradicação do trabalho infantil
Prefeitura Caraguatatuba promove ações de erradicação do trabalho infantil
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc), está realizando diversas atividades do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) ao longo do mês. O programa é a principal política pública de prevenção e erradicação do trabalho infantil no país.
Anualmente, o PETI planeja e executa diversas ações de prevenção e erradicação do trabalho infantil em Caraguatatuba e em todo o Brasil, em referência ao 12 de junho, Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil.
Além da “Blitz de Conscientização Contra o Trabalho Infantil” realizada na última segunda-feira (12/6), na Praça Cândido Mota, no Centro, a equipe da Sedesc promove durante o mês palestras, rodas de conversas e panfletagens em várias regiões do município, incluindo as ações do Serviço de Abordagem Social Especializada (SEAS) em vários locais públicos.
Para o enfretamento e prevenção do trabalho infantil, o Programa conta com as articulações e estratégias do setor Ações Estratégias do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI), que são estruturados em cinco eixos progressivos: informação e mobilização; identificação, proteção social; defesa e responsabilização; e monitoramento.
No âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), organiza-se através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) em consonância com os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), compreendendo transferência de renda, trabalho social com as famílias e oferta de serviços socioeducativos para crianças e adolescentes que se encontram em situação de trabalho infantil, através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).
É importante a conscientização de todos para que não comprem bens e serviços oferecidos por crianças e adolescentes, bem como a mobilização para utilização do canal de denúncias: Disque Direitos Humanos 100. As denúncias recebidas são analisadas e encaminhadas aos órgãos de proteção, defesa e atendimento especializado (Conselho Tutelar, Creas), de acordo com a competência e as atribuições específicas.
Em casos de denúncias de crianças ou adolescente em trabalho infantil, também é possível acionar as equipes de abordagens da Prefeitura pelos números (12) 3886-2960, (12) 99794-1465 e (12) 99753-0071. Outra opção é acionar o Conselho Tutelar pelo número (12) 99723-6758.
Ações do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI)
Cras Sul – Avenida Itallo Mazzucca, 963 – Perequê Mirim/ Tel. (12) 3885-2700
20/06 – 9h30 – “Atividade coletiva com grupo de acolhida sobre conscientização da campanha 12 de junho – Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil”
21/06 – 13h – “Atividade coletiva com grupo de idosos sobre conscientização da campanha 12 de junho – Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil”
22/06 – 9h30 – “Atividade coletiva com grupo de idosos sobre conscientização da campanha 12 de junho – Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil”
Creas – Rua Senador Feijó, 165, bairro Jardim Aruan/ Tel. (12) 3886-2960
26/06 às 09h30 – “Roda de conversa sobre conscientização da campanha 12 de junho – Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil”
28/06 – 14h – “Roda de conversa sobre conscientização da campanha 12 de junho – Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil”
Cras Norte – Av. Marginal Ipiranga, 17 – Olaria/ Tel. (12) 3883-6305
15/06 – no período de funcionamento do CRAS – “Panfletagem e orientação a população sobre prevenção e erradicação do trabalho infantil!
16/06 – no período de funcionamento do CRAS – “Panfletagem e orientação a população sobre prevenção e erradicação do trabalho infantil”
28/06 – 10h – “Roda de conversa com as famílias do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) com objetivo de orientar e promover momentos de reflexão sobre o prejuízo do trabalho infantil no desenvolvimento das crianças e adolescentes”
Cras Jetuba – Avenida Gabriel Fagundes da Rosa, 315 – Jetuba/ Tel. (12) 3889-3565
20/06 – 10h – Auditório da Fundacc: Rua Santa Cruz, 396 – Palestra do Centro de Ação Comunitária em parceria com Emef Auracy Mansano
Veja Também Recentes
Junta Militar de Caraguatatuba segue com entrega de certificados de reservistas dos alistados de 2024
Alistados nas Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica) em 2024 podem retirar os Certificados de Dispensa de Incorporação do Serviço Militar (certificado de reservista) de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, na Junta Militar, no Centro. Os brasileiros do sexo masculino nascidos em 2006 fizeram o alistamento militar obrigatório
Palestra ‘Inteligência Artificial nos Negócios’ foi tema de abertura do 6º Empreenda Caraguatatuba
Inteligência Artificial nos Negócios foi o tema da palestra que abriu oficialmente o 6º Empreenda Caraguatatuba, a maior feira de negócios da região, na noite de segunda-feira (21), no Teatro Mário Covas. A palestra foi ministrada pelo gerente de relacionamento do Sebrae/SP, Alexandre Robazza, que falou a um público formado
Prefeitura de Caraguatatuba convoca mais estagiários aprovados no Processo Seletivo de 01/2024
A Prefeitura de Caraguatatuba aguarda mais duas aprovadas do curso de Arquitetura e Urbanismo do Processo Seletivo para Quadro de Reserva e Contratação de Estagiários 01/2024 para comparecer até a próxima quarta-feira (6/11), das 9h às 10h30 e das 12h30 às 16h30, no Departamento de RH da Secretaria da Administração
Caraguatatuba é reconhecida em dupla premiação por eliminar transmissão vertical de HIV e Sífilis
Caraguatatuba recebeu nesta terça-feira (12), o prestigiado 6º Prêmio Luiza Matida, em reconhecimento à sua conquista na eliminação da transmissão vertical de HIV e sífilis congênita. A cidade integrou um grupo de 34 municípios do estado de São Paulo que receberam a dupla certificação. A cerimônia de premiação ocorreu durante
Troca de experiências entre Caraguatatuba e Ubatuba fomenta desenvolvimento urbano
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, recebeu nesta sexta-feira (8) a visita do secretário de Urbanismo de Ubatuba, Luiz Otávio Pinho Vianna, e sua equipe, para uma troca de experiências entre as duas cidades. O encontro teve como objetivo discutir desafios e soluções urbanas semelhantes enfrentadas