Pesquisar No Site

Prefeitura alinha estratégias com profissionais envolvidos no combate e prevenção da Febre Maculosa

Publicado em: 19/06/2023
Destaques
Prefeitura alinha estratégias com profissionais envolvidos no combate e prevenção da Febre Maculosa
Prefeitura alinha estratégias com profissionais envolvidos no combate e prevenção da Febre Maculosa

A Secretaria de Saúde de Caraguatatuba reuniu na manhã desta segunda-feira (19), diversos profissionais envolvidos no combate e prevenção da Febre Maculosa, que vem sendo falada nos últimos dias.

#PraTodosVerem: Profissionais reunidos em sala de reunião (Foto: Divulgação/PMC)

Participaram os secretários de Saúde, Gustavo Boher; de Turismo, Maria Fernanda Galter Reis; de Serviços Públicos, Marcelo Pereira; a secretária adjunta de saúde, Derci Andolfo, e o de Meio Ambiente, João Silva de Paula Ferreira, além de profissionais da Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiologica, Unidades de Pronto Atendimento, Unidades Básicas de Saúde, Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e o gestor do Parque Estadual em Caraguatatuba, Miguel Nema Neto.

Segundo o secretário de Saúde, a ideia é reforçar aos profissionais que atuam na linha de frente para ficar em alerta com qualquer sintoma apresentado que se pareça com o da Febre Maculosa.

“A informação será repassada aos profissionais da atenção básica e da urgência e emergência para que tenham um olhar mais cauteloso e investiguem se o paciente esteve em contato com locais de risco. Com o diagnóstico precoce, as chances de cura são grandes”, destacou o secretário.

#PraTodosVerem: Veterinário faz apresentação; ao fundo projeção de tela mostra evolução dos carrapatos (Foto: Divulgação/PMC)

O veterinário e coordenador do Centro de Controle de Zoonoses, Guilherme Garrido, explicou sobre a transmissão, que é causada pela bactéria do gênero Rickettsia, transmitida pela picada do carrapato infectado ou pelo contato direto com as bactérias do parasita esmagado em lesões da pele.

Guilherme destacou que a doença não é comum na região litorânea, sendo o último caso registrado em 2016, de forma branda. “A doença é bastante distinta, com apresentação clínica menos violenta que a observada nos outros casos de febre maculosa brasileira e pode evoluir para cura mesmo sem tratamento”, explicou.

A médica sanitarista da Vigilância Epidemiológica, Érica Tessari Lanzilo, apresentou sobre os sintomas que podem aparecer de dois a 14 dias, como: febre alta, dor de cabeça, dor no corpo, mal estar, diarreia e, após alguns dias, manchas avermelhadas pelo corpo. “Se o paciente demora a iniciar o tratamento adequado, a doença evolui para hemorragias e vômitos e pode levar ao óbito. Por isso, a importância do exame clínico para detectar de início a Febre Maculosa”, disse.

Também foi acordado sobre a instalação de placas nos locais de risco e maior divulgação sobre o assunto nas unidades de saúde.

A doença acomete pessoas que tiveram contato com o carrapato-estrela infectado pela bactéria em áreas com vegetação, com presença de água (margens de lagos, rios e córregos) e com a presença de animais que servem como hospedeiros para o carrapato.

A picada do carrapato-estrela pode passar despercebida, portanto se frequentou estas áreas é necessário atenção ao desenvolvimento de sintomas. Os animais raramente manifestam a doença, porém podem carregar os carrapatos infectados com a bactéria que causa a doença em humanos.

Para que a transmissão da febre maculosa ocorra, o carrapato infectado deve ficar aderido à pele por mais de quatro horas. Este é o tempo mínimo estimado para que o carrapato possa introduzir as bactérias.

Caso surja algum sintoma procure por atendimento médico o quanto antes e informe se teve situações de risco de exposição a carrapatos. Há tratamento disponível para a doença no SUS.

Em áreas de risco, utilize roupas que cubram todo o corpo, como calças, blusas ou camisetas com mangas compridas e sapatos fechados. Dê preferência às cores claras, assim, os carrapatos são vistos com mais facilidade.

Uso de repelente também é recomendado como medida de proteção. Examine o corpo com frequência, pois quanto mais rápidos forem retirados, menores as chances de infecções.

O que fazer quando encontrar em qualquer parte do corpo? Tente retirá-lo com uma pinça fazendo leves torções. Após isso, recomenda-se eliminá-lo com o uso de água quente, por exemplo. Não esmague, não esprema, não queime e nem espete com objetos pontiagudos. As bactérias podem ser liberadas e infectar o corpo.

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, preocupado com a situação, reforçou aos profissionais que tomassem medidas preventivas. “A cidade segue sem nenhum caso suspeito, mas é importante todos estarem em alerta sobre a prevenção e atenção a possíveis sintomas”, destacou.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Projeto Cineclube Hartãt promove exibição em abril
Projeto Cineclube Hartãt promove exibição em abril

O Espaço Hartãt exibe no dia 12 de abril, às 19h, o filme “YVy Pyte – Coração da Terra”. A ação integra o projeto Cineclube Hartãt. A entrada é gratuita e a classificação é 14 anos. O projeto promove exibições audiovisuais no Espaço Hartãt, voltadas para ampliar o alcance da programação

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 28/03/2025
Caraguatatuba oferece 105 vagas de emprego nesta quarta-feira
Caraguatatuba oferece 171 vagas de emprego nesta segunda-feira

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 171 oportunidades de emprego nesta segunda-feira (24/3), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor

Leia Mais Notícias PAT ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 24/03/2025
Secretaria de Serviços Públicos promove ações nas regiões Sul, Centro e Norte de Caraguatatuba
Secretaria de Serviços Públicos promove ações nas regiões Sul, Centro e Norte de Caraguatatuba

A Secretaria de Serviços Públicos destinou, entre os dias 7 e 14 de abril, grupos descentralizados de trabalhadores para executarem a limpeza, operações tapa-buracos, pinturas, assentamentos de pisos, jardinagem, podas, desobstrução de valas de drenagem e consertos em boca de lobos ruas, avenidas, praças, prédios públicos e quadras esportivas das

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 14/04/2025
Secretaria Serviços Públicos promove reparos e limpeza em vários bairros de Caraguatatuba
Secretaria Serviços Públicos promove reparos e limpeza em vários bairros de Caraguatatuba

As equipes da Secretaria de Serviços Públicos executaram atividades de zeladoria durante a semana em bairros das regiões Sul, Centro e Norte de Caraguatatuba.  Desde segunda-feira (24/3), grupos descentralizados de trabalhadores do Governo Municipal realizaram mutirão de limpeza, assentamentos de pisos, jardinagem, desobstrução de valas de drenagem e consertos em

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 15 - Vida terrestre ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 28/03/2025
GCM de Caraguatatuba prende homem por tráfico de drogas no Indaiá
GCM de Caraguatatuba prende homem por tráfico de drogas no Indaiá

A Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba efetuou a prisão de homem e apreensão de drogas na última terça-feira (25), no bairro Indaiá. De acordo com a ocorrência, uma equipe da Guarda Civil realizava um patrulhamento preventivo pela região quando se deparou com um indivíduo que demonstrou nervosismo ao presenciar a

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 27/03/2025