Pesquisar No Site
Audiência do Projeto Etapa 4 do pré-sal tem cerca 10 horas de duração em Caraguatatuba
Audiência do Projeto Etapa 4 do pré-sal tem cerca 10 horas de duração em Caraguatatuba
A audiência pública de apresentação do Projeto Etapa 4 da atividade de produção e escoamento de petróleo e gás natural do pré-sal da Bacia de Santos foi realizada na última terça-feira (30/5), no Clube Ilha Morena, no Morro do Algodão, em Caraguatatuba.
A reunião, que durou 9h54min, integra o processo de licenciamento ambiental do empreendimento pela Petrobras no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Os trabalhos da audiência pública foram presididos pelo coordenador geral de Licenciamento Ambiental de Empreendimentos Marinhos e Costeiros do Ibama, Itagyba Alvarenga Neto; acompanhado pela coordenadora de Licenciamento Ambiental de Produção de Petróleo e Gás Offshore do Ibama, Patrícia Maggi (secretária executiva da audiência); pelo gerente Setorial de Licenciamento de Conformidade de Exploração e Produção da Petrobras para a Bacia de Santos, Fernando Gonçalves Almeida; pela analista ambiental da Petrobras, Larissa Akemia Rosa de Freitas; e pelos coordenadores do Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA-RIMA) da Ambipar Response Fauna e Flora, Alessandro Trazzi (geral) e Lorena Galeti (técnico).
O encontro reuniu representantes das prefeituras do Litoral Norte, lideranças comunitárias, pescadores, lideranças de comunidades tradicionais, indígenas, entidades da sociedade civil organizada e sindicalistas dos municípios abrangidos pelo empreendimento da Petrobras.
A maioria dos questionamentos do público abordou temas relacionados aos impactos sociais, ambientais e às compensações financeiras dos municípios afetados pela produção e escoamento de petróleo e gás natural do pré-sal da Bacia de Santos.
Ilhabela recebe o debate nesta quinta-feira (1/6), às 14h, no auditório da Prefeitura Municipal, no Perequê. Conforme definição do Ibama, os eventos já foram realizados nas cidades de Angra dos Reis, Niterói e Maricá, no estado do Rio de Janeiro; e Santos e Caraguatatuba, no estado de São Paulo, nos meses de abril e maio.
A Petrobras disponibiliza aos interessados em participar dos eventos (mediante inscrição prévia) linhas de transporte gratuito nas cidades onde acontecem as audiências públicas. A reunião é transmitida ao vivo pelo link https://www.youtube.com/@audienciaspublicaspetrobras.
Para o Projeto Etapa 4, está prevista a instalação e a operação de 13 unidades de produção, localizadas em distância mínima de 171 km da costa do litoral dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, em águas com profundidade acima de 1.745 metros. Essas unidades serão responsáveis por produzir petróleo e gás em 13 projetos de Desenvolvimento da Produção (DPs).
A implantação do Projeto Etapa 4 contribuirá para o aumento da produção de 133 mil m³/dia de petróleo e cerca de 14,5 milhões m³/dia de gás natural. A entrada em operação da primeira plataforma está prevista para 2025.
O petróleo e o gás natural serão extraídos dos poços no fundo do mar, conectados à plataforma, onde ocorrerá a separação e o tratamento do óleo e do gás natural. O óleo já tratado será encaminhado para terminais petrolíferos ou direcionado à exportação e o gás natural utilizado como combustível na própria unidade, sendo o excedente reinjetado de volta nos poços ou encaminhado ao continente por meio de gasodutos.
Audiência pública do Projeto Etapa 4 do pré-sal da Bacia de Santos
Ilhabela
Data: 1 de junho (quinta-feira)
Horário: às 14h
Local: Auditório da Prefeitura de Ilhabela (Rua Prefeito Mariano Procópio de Araújo Carvalho, 86 – Perequê – Ilhabela/SP)
Cidades abrangidas: Ilhabela e São Sebastião
Itinerário e inscrição do transporte fornecido ao público: https://comunicabaciadesantos.petrobras.com.br/empreendimento/etapa-4.html
Transmissão: https://www.youtube.com/@audienciaspublicaspetrobras
Mais informações: 0800 728 9001 ou WhatsApp: +55 21 96940-2116
Veja Também Recentes
CCZ de Caraguatatuba encaminha 106 animais para adoção neste ano e 30 pets ainda aguardam um novo lar
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba continua com o trabalho de encontrar novos lares para cães e gatos resgatados em situações de maus tratos. Este ano, 106 animais já foram adotados, mas ainda 30 pets aguardam um novo lar. O CCZ costuma realizar uma vez por mês
Eleição para diretores escolares da rede municipal de Caraguá é na segunda-feira
A Secretaria Municipal de Educação e a Comissão de Acompanhamento do Processo de Escolha de Diretor da Rede Municipal de Ensino de Caraguatatuba ressaltam que a eleição para diretor das escolas municipais será na próxima segunda-feira (9). A votação ocorre das 18h30 às 20h30, em cada uma das 60 unidades
Prefeitura de Caraguatatuba realiza leilão de 66 bens inservíveis amanhã
A Prefeitura de Caraguatatuba leiloa 66 veículos da frota municipal nesta quinta-feira (5/12), às 10h, pelo site https://www.lanceleiloes.com.br/ e com transmissão ao vivo pelo portal. Os 66 lotes são considerados bens inservíveis e de recuperação antieconômica. Quem oferecer o maior lance no Leilão Público Eletrônico 02/2024 poderá adquirir caminhões, micro-ônibus
Prefeitura de Caraguatatuba realiza mais de 7 mil atendimentos durante Campanha Novembro Azul
A Campanha Novembro Azul, promovida pela Prefeitura de Caraguatatuba por meio da Secretaria de Saúde, realizou durante o mês de novembro, 7.094 atendimentos voltados à saúde masculina, incluindo 1.266 exames de PSA (Antígeno Prostático Específico), essenciais para o diagnóstico precoce do câncer de próstata. Durante a campanha, as Unidades Básicas
Sambista carioca tem sessão cineclubista em Caraguatatuba nesta sexta
No dia 20 de dezembro, sexta, às 18h, o Espaço Cultural Casa da Democracia recebe a sessão “Mês do Samba”, do Cineclube Pyatá, projeto contemplado pela LPG municipal. A classificação é de 12 anos e a entrada é gratuita. Os filmes exibidos serão “Eterno Filme”, de Luiz Claudio Lima, que