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Urgência e Emergência – SAMU 192
Urgência e Emergência – SAMU 192
Secretaria Responsável:
Secretaria Municipal da Saúde
Serviços oferecidos:
SAMU 192 (SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA)
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), junto com Ministério da Saúde vem concentrando esforços no sentido de implementar a Política Nacional de Atenção às Urgências, da qual o SAMU 192 é componente fundamenta, prestando atendimento gratuito 24h por dia, tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência que possa levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo à morte. Tal Política prioriza os princípios do SUS, com ênfase na construção de redes de atenção integral às urgências regionalizadas e hierarquizadas que permitam a organização da atenção, com o objetivo de garantir a universalidade do acesso, a equidade na alocação de recursos e a integralidade na atenção prestada. São urgências situações de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras.
Realizando atendimento em qualquer lugar (Vias públicas, residências entre outros), conta com equipes que reúne médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas.
- Atendimento Urgência e Emergência adulto e infantil;
- Atendimento de acidente automobilístico, quando houver traumas com vítimas;
- Queda de bicicleta, quando houver traumas com vítimas;
- Queda de altura no geral, quando houver traumas com vítimas;
- Acidente de múltiplas vítimas;
- Na ocorrência de problemas cardio-respiratórios;
- Queimaduras graves;
- Trabalhos de parto sem risco para o mãe ou feto;
- Trabalhos de parto em que haja risco de morte da mãe ou do feto;
- Em tentativas de autoextermínio;
- Internação Involuntário-Compulsória;
- Surto psiquiátrico;
- Constatação de Óbito (Morte Natural);
- Crises hipertensivas ou de hipotensão;
- Dores no peito de aparecimento súbito;
- Suspeita de IAM (Infarto Agudo do Miocárdio);
- Suspeita de AVE (Acidente Vascular Encefálico) isquêmica ou hemorrágica;
- Agressão por arma de fogo ou/e arma branca;
- Crises Convulsivas;
- Outras situações consideradas de urgência ou emergência com risco de morte,
- Sequela ou sofrimento intenso;
- Afogamentos;
- Choque elétrico;
- Acidentes com produtos perigosos;
- Acidentes com animais peçonhentos;
- Acidentes com animais selvagens;
- Acidentes com animais domésticos;
- Intoxicação exógena e envenenamento;
- Transferência inter-hospitalar de doentes graves.
Requisitos:
O serviço pode ser prestado a qualquer pessoa que esteja dentro do município ou nas proximidades caso houver necessidade de apoio.
Documentos necessários:
- Endereço do local da ocorrência com ponto de referência;
- Documentos pessoais de acordo com a disponibilidade no momento.
Informações necessárias para acessar o serviço:
É necessário ligar para o número 192, fazer a identificação do solicitante e da vítima, explicar o caso e passar o endereço com referência, do local da ocorrência.
Previsão prazo máximo para a prestação do serviço:
Todo atendimento é triado através do protocolo de Manchester.
Emergência (vermelho): 0 (zero) minutos
Muito Urgente (laranja): 10 (dez) minutos
Urgente (amarelo): 60 minutos
Pouco Urgente (verde): 120 minutos
Não Urgente (azul): 240 minutos
Forma de prestação do serviço:
- O município dispõe de 5 (cinco) ambulâncias equipadas;
- 1 (uma) ambulância de suporte avançado (USA), composta pelo Médico, Enfermeiro e condutor Socorrista;
- 4 (quatro) ambulâncias de suporte básico de vida (USB), composta por um Auxiliar/Técnico de Enfermagem e 1 (um) Condutor Socorrista;
- Todos são treinados e capacitados para prestar um excelente atendimento à população.
Locais e formas para o usuário apresentar eventual manifestação sobre o serviço:
- Ouvidoria da Saúde
- E-mail: ouvidoria.saude@caraguatatuba.sp.gov.br
- Telefone: 0800-779- 4545
- Central 156.
Prioridades de atendimento:
Todo atendimento é triado através do protocolo de Manchester onde os casos graves, considerados código vermelho como prioridade, seguido do código laranja.
Previsão de tempo de espera para atendimento:
O tempo de atendimento é de acordo com a classificação de risco conforme o protocolo de Manchester.
Emergência (vermelho): 0 (zero) minutos
Muito Urgente (laranja): 10 (dez) minutos
Urgente (amarelo): 60 minutos
Pouco Urgente (verde): 120 minutos
Não Urgente (azul): 240 minutos
Mecanismos de comunicação com os usuários:
Via telefone para solicitação do serviço e pessoalmente quando a equipe chegar ao local solicitado.
Procedimentos para receber e responder as manifestações dos usuários:
Por se tratar de um serviço móvel de urgência, o usuário e acompanhante recebem informações de imediato durante o atendimento.
Mecanismos de consulta acerca do andamento do serviço solicitado:
- Caso o usuário necessite da cópia da FA (Ficha de Atendimento), é necessário solicitar a cópia diretamente na secretaria de saúde no setor de protocolo, munido da copia do RG ou um documento com foto.
- O solicitante deve preencher o requerimento e anexar à cópia do documento.
- Caso FA seja de um paciente menor, os familiares de primeiro grau (pai e mãe) conseguem fazer a solicitação.
- Caso o prontuário seja de terceiro, é necessário cópia dos documentos do solicitante e do paciente, junto com uma procuração ou determinação judicial.
- A solicitação pode ser feita de segunda a sexta-feira em horário comercial.
- Telefone de contato (12) 3886-4420.
Avaliação dos Serviços
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