Pesquisar No Site

Urgência e Emergência – SAMU 192

Publicado em: 15/05/2023
Urgência e Emergência – SAMU 192

Secretaria Responsável:

Secretaria Municipal da Saúde

Serviços oferecidos:

SAMU 192 (SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA)

Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), junto com Ministério da Saúde vem concentrando esforços no sentido de implementar a Política Nacional de Atenção às Urgências, da qual o SAMU 192 é componente fundamenta, prestando atendimento gratuito 24h por dia, tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência que possa levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo à morte. Tal Política prioriza os princípios do SUS, com ênfase na construção de redes de atenção integral às urgências regionalizadas e hierarquizadas que permitam a organização da atenção, com o objetivo de garantir a universalidade do acesso, a equidade na alocação de recursos e a integralidade na atenção prestada. São urgências situações de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras.

Realizando atendimento em qualquer lugar (Vias públicas, residências entre outros), conta com equipes que reúne médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas.

  • Atendimento Urgência e Emergência adulto e infantil;
  • Atendimento de acidente automobilístico, quando houver traumas com vítimas;
  • Queda de bicicleta, quando houver traumas com vítimas;
  • Queda de altura no geral, quando houver traumas com vítimas;
  • Acidente de múltiplas vítimas;
  • Na ocorrência de problemas cardio-respiratórios;
  • Queimaduras graves;
  • Trabalhos de parto sem risco para o mãe ou feto;
  • Trabalhos de parto em que haja risco de morte da mãe ou do feto;
  • Em tentativas de autoextermínio;
  • Internação Involuntário-Compulsória;
  • Surto psiquiátrico;
  • Constatação de Óbito (Morte Natural);
  • Crises hipertensivas ou de hipotensão;
  • Dores no peito de aparecimento súbito;
  • Suspeita de IAM (Infarto Agudo do Miocárdio);
  • Suspeita de AVE (Acidente Vascular Encefálico) isquêmica ou hemorrágica;
  • Agressão por arma de fogo ou/e arma branca;
  • Crises Convulsivas;
  • Outras situações consideradas de urgência ou emergência com risco de morte,
  • Sequela ou sofrimento intenso;
  • Afogamentos;
  • Choque elétrico;
  • Acidentes com produtos perigosos;
  • Acidentes com animais peçonhentos;
  • Acidentes com animais selvagens;
  • Acidentes com animais domésticos;
  • Intoxicação exógena e envenenamento;
  • Transferência inter-hospitalar de doentes graves.

Requisitos:

O serviço pode ser prestado a qualquer pessoa que esteja dentro do município ou nas proximidades caso houver necessidade de apoio.

Documentos necessários:

  • Endereço do local da ocorrência com ponto de referência;
  • Documentos pessoais de acordo com a disponibilidade no momento.

Informações necessárias para acessar o serviço:

É necessário ligar para o número 192, fazer a identificação do solicitante e da vítima, explicar o caso e passar o endereço com referência, do local da ocorrência.

Previsão prazo máximo para a prestação do serviço:

Todo atendimento é triado através do protocolo de Manchester.

Emergência (vermelho): 0 (zero) minutos
Muito Urgente (laranja): 10 (dez) minutos
Urgente (amarelo): 60 minutos
Pouco Urgente (verde): 120 minutos
Não Urgente (azul): 240 minutos

 Forma de prestação do serviço:

  • O município dispõe de 5 (cinco) ambulâncias equipadas;
  • 1 (uma) ambulância de suporte avançado (USA), composta pelo Médico, Enfermeiro e condutor Socorrista;
  • 4 (quatro) ambulâncias de suporte básico de vida (USB), composta por um Auxiliar/Técnico de Enfermagem e 1 (um) Condutor Socorrista;
  • Todos são treinados e capacitados para prestar um excelente atendimento à população.

Locais e formas para o usuário apresentar eventual manifestação sobre o serviço:

Prioridades de atendimento:

Todo atendimento é triado através do protocolo de Manchester onde os casos graves, considerados código vermelho como prioridade, seguido do código laranja.

Previsão de tempo de espera para atendimento:

O tempo de atendimento é de acordo com a classificação de risco conforme o protocolo de Manchester.

Emergência (vermelho): 0 (zero) minutos
Muito Urgente (laranja): 10 (dez) minutos
Urgente (amarelo): 60 minutos
Pouco Urgente (verde): 120 minutos
Não Urgente (azul): 240 minutos

Mecanismos de comunicação com os usuários:

Via telefone para solicitação do serviço e pessoalmente quando a equipe chegar ao local solicitado.

Procedimentos para receber e responder as manifestações dos usuários:

Por se tratar de um serviço móvel de urgência, o usuário e acompanhante recebem informações de imediato durante o atendimento.

Mecanismos de consulta acerca do andamento do serviço solicitado:

  • Caso o usuário necessite da cópia da FA (Ficha de Atendimento), é necessário solicitar a cópia diretamente na secretaria de saúde no setor de protocolo, munido da copia do RG ou um documento com foto.
  • O solicitante deve preencher o requerimento e anexar à cópia do documento.
  • Caso FA seja de um paciente menor, os familiares de primeiro grau (pai e mãe) conseguem fazer a solicitação.
  • Caso o prontuário seja de terceiro, é necessário cópia dos documentos do solicitante e do paciente, junto com uma procuração ou determinação judicial.
  • A solicitação pode ser feita de segunda a sexta-feira em horário comercial.
  • Telefone de contato (12) 3886-4420.

Avaliação dos Serviços

Avalie os serviços da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba
Mais transparencia

Veja Também Recentes

Sepedi recebe visita de comitiva de Jacareí para conhecer trabalho voltado ao idoso
Sepedi recebe visita de comitiva de Jacareí para conhecer trabalho voltado ao idoso

A Secretaria dos Direitos da Pessoa com  Deficiência e do Idoso (Sepedi), da Prefeitura de Caraguatatuba, recebeu na manhã desta quinta-feira (06) a visita de uma delegação de funcionárias da Prefeitura Jacareí, lideradas pela vice-prefeita do município, Rosana Gravena. O grupo de nove pessoas foi recebido pelo secretário da Sepedi,

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 06/06/2024
Prefeitura de Caraguatatuba trabalha no nivelamento de piso e sarjeta em avenida do Jardim Primavera
Prefeitura de Caraguatatuba trabalha no nivelamento de piso e sarjeta em avenida do Jardim Primavera

A Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) da Prefeitura de Caraguatatuba está trabalhando no nivelamento de pisos de bloquetes em trecho da avenida Espírito Santo, no bairro Jardim Primavera, região central da cidade. Os trabalhos foram iniciados nesta terça-feira (04) e devem acabar no mesmo dia. A equipe da Sesep fez

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 04/06/2024
Prefeitura de Caraguatatuba impede tentativa invasão de área verde no bairro Golfinhos
Prefeitura de Caraguatatuba impede tentativa invasão de área verde no bairro Golfinhos

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, agiu prontamente para coibir a tentativa de invasão de uma área pública no bairro Balneário dos Golfinhos, região Centro/Sul da cidade. A fiscalização atuou com poder de polícia, realizando a demolição de uma cobertura e outros materiais que se encontravam

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 07/06/2024
Prefeitura de Caraguatatuba promove leilão online de 38 terrenos na próxima semana
Prefeitura de Caraguatatuba promove leilão online de 38 terrenos na próxima semana

A Prefeitura de Caraguatatuba realiza o Leilão Público Eletrônico 01/2024 de 38 terrenos de cinco bairros no dia 12 de junho (quarta-feira), às 10h, pelo site https://www.lanceleiloes.com.br/ e com transmissão ao vivo pelo portal. Quem ofertar o maior lance poderá adquirir imóveis que estão agrupados em 36 lotes do certame.

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 03/06/2024
Prefeitura de Caraguatatuba suspende expediente no feriado municipal de Santo Antônio
Prefeitura de Caraguatatuba suspende expediente no feriado municipal de Santo Antônio

As repartições da Prefeitura de Caraguatatuba não vão abrir nos dias 13 e 14 de junho, em razão do feriado prolongado de Santo Antônio e das compensações de jornadas do Calendário Oficial de 2024. O expediente continua na segunda-feira (17/6), no horário habitual de cada setor. Alguns serviços das Secretarias

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 05/06/2024