Pesquisar No Site

UNITAU lança dois cursos de pós-graduação em Caraguatatuba

Publicado em: 29/05/2023
UNITAU lança dois cursos de pós-graduação em Caraguatatuba
UNITAU lança dois cursos de pós-graduação em Caraguatatuba

As cidades do Litoral Norte de São Paulo registraram grande expansão econômica nas últimas décadas. Um dos impactos desse crescimento é o aumento da população na região, pessoas que vêm de diferentes partes do país em busca de melhores oportunidades. Esse cenário, influenciado também pelo acelerado avanço tecnológico e pelo pós-pandemia, tem gerado novos desafios sociais e econômicos para a gestão pública e a administração privada.

De olho nessa demanda, a Universidade de Taubaté (UNITAU) abre no campus de Caraguatatuba as primeiras turmas de dois cursos de pós-graduação: Gestão de Desenvolvimento Regional (com 25 vagas e aulas aos sábados) e Ciências da Saúde (com 20 vagas e aulas às quintas, às sextas e aos sábados).

A Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Profa. Dra. Monica Franchi Carniello, destaca que fazer um curso de pós-graduação permite que os profissionais das diversas áreas do conhecimento se mantenham atualizados com os temas contemporâneos, ampliem suas redes de relações profissionais, potencializem as oportunidades de carreira e se firmem como produtores de conhecimento.

“Em um cenário marcado por transformações, decorrentes de situações como desenvolvimento tecnológico, o enfrentamento da pandemia Covid-19, relações geopolíticas, entre outras, é fundamental que o profissional invista em um processo de formação continuada, para que se mantenha como agente dessas transformações e para que desenvolva as competências e habilidades mais buscadas pelo mercado de trabalho”, afirma.

Segundo pesquisa realizada pelo Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp), em 2021, a diferença de remuneração entre estudantes de pós-graduação e graduação chega a 120%. A Pró-reitora lembra, ainda, que mestres e doutores possuem um amplo campo de atuação.

“Além da possibilidade de trilhar uma carreira acadêmica, empresas de diversos setores têm priorizado a contratação de pós-graduados para atuação, por exemplo, em pesquisa e desenvolvimento, nos ecossistemas de inovação, na análise e tratamento de informações, entre outros. Além disso, em concursos públicos, a titulação de pós-graduação geralmente é um dos itens que integra a composição da avaliação”, explica.

A Profa. Dra. Monica relata que a decisão de ofertar os cursos de mestrado Ciências da Saúde e Gestão e Desenvolvimento Regional em Caraguatatuba é sustentada pelo potencial do Litoral Norte nos aspectos sociais e econômicos.

“A UNITAU sempre recebeu alunos do Litoral Norte em seus cursos de pós-graduação, o que se reflete na formação de capital intelectual e na produção de pesquisas sobre a região.  Com a abertura de um campus da UNITAU em Caraguatatuba em 2022, a universidade amplia as possibilidades para que moradores da região possam fazer sua formação no âmbito da pós-graduação”, diz.

Mestrado em Ciências da Saúde

Caraguatatuba se tornou uma referência para a área saúde no Litoral Norte, especialmente após a instalação do Hospital Regional em 2020. O aumento da demanda por profissionais desse mercado foi um dos motivos que levaram a UNITAU a oferecer o curso de Medicina no município. Com a Pós-graduação em Ciências da Saúde, a Universidade espera contribuir ainda mais para a formação de mão de obra e para o fortalecimento do capital intelectual na área.

“Esse curso forma profissionais voltados para o ensino e para a pesquisa na área da saúde. A formação é baseada na experiência clínica e na evidência científica. Por isso, dá ao profissional respaldo também para a prática do dia a dia, porque ela vai se atualizar, aprimorar conceitos, produzir artigos científicos, e isso reflete na conduta clínica”, afirma a coordenadora do mestrado em Ciências da Saúde, Profa. Dra. Laís Regiane da Silva Concilio.

A coordenadora destaca que toda a comunidade do entorno de onde o curso de Pós-graduação é oferecido é, direta e indiretamente, beneficiada pela especialização dos profissionais.

“Esse profissional vai atender os pacientes de uma forma muito mais efetiva, mais atualizada, isso reflete também em tratamentos de ponta. Não adianta a ciência ficar fechada dentro dos muros da Universidade. É importante que ela chegue à comunidade, a maior beneficiada de tudo isso”, explica a Profa. Dra. Laís.

Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional

Os investimentos, tanto do poder público quanto da iniciativa privada, têm acompanhado a expansão econômica das cidades do Litoral Norte. A duplicação da rodovia dos Tamoios, por exemplo, deve facilitar o escoamento de cargas pelo porto de São Sebastião e favorecer também o setor do turismo. A expectativa é que o aquecimento desses e de outros setores estimule positivamente a geração de emprego.

O coordenador do mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional, Prof. Dr. Edson Trajano, explica que as linhas de pesquisas que serão abordadas no curso de pós-graduação foram pensadas para atender as necessidades, inclusive algumas específicas, da população das cidades do Litoral Norte. O contexto da empregabilidade, pode ser estudado, por exemplo, na temática: “Profissionalização, desenvolvimento profissional e gestão de carreiras”.

“Outro destaque é tema ‘Resíduo sólido urbano, saneamento básico, eficiência energética e gestão de cidades’. A gestão de resíduos sólidos e o saneamento são uns dos principais desafios do Litoral Norte, até mesmo em função das características geográficas dos municípios. Esse projeto atende com eficiência o processo de gestão e desenvolvimento nessa área”, afirma o Prof. Dr. Edson Trajano.

O coordenador do mestrado afirma, ainda, que criou um projeto especifico nesse mestrado para estudar a expansão urbana e o desenvolvimento regional do Litoral Norte.

“Essa é uma das regiões do estado de São Paulo e do Brasil que mais apresentou crescimento populacional nas últimas décadas, o que implicou em problemas urbanos. Recentemente, o excesso de chuvas, principalmente em São Sebastião, causou uma tragédia com a morte de cerca de 60 vítimas. Isso passa pela questão da expansão urbana que ocorreu nessa região. Então, fazer uma análise dessa expansão e como ela dificultou o processo de desenvolvimento é um dos objetivos desse projeto”, explica o professor.

A coordenadora adjunta do mestrado, Prof. Dra. Quésia Kamimura, reforça que o curso de pós-graduação oferecido pela UNITAU deve possibilitar a aproximação com uma região caracterizada pela expressiva expansão econômica e contribuir para o desenvolvimento do Litoral Norte.

“A experiência de mais de duas décadas em gestão e desenvolvimento regional, possibilitará aos docentes contribuir para o aperfeiçoamento das ações necessárias à sustentabilidade regional. É uma responsabilidade produzir conhecimento e soluções, com o incremento da formação dos agentes públicos e privados conectados aos processos de desenvolvimento regional”, afirma.

Mais informações e inscrições para os cursos de Ciências da Saúde e Gestão e Desenvolvimento Regional aqui.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura faz alteração no trânsito da avenida Miguel Varlez para obras de drenagem
Prefeitura faz alteração no trânsito da avenida Miguel Varlez para obras de drenagem

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, informa que a partir dessa terça-feira (11/06) fará desvios no trânsito da Avenida Miguel Varlez, para obras de instalação de tubulações na Avenida Amazonas, nas proximidades do Hospital Stella Maris, região central da cidade. A

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 11/06/2024
Professores da rede municipal de ensino participam da segunda etapa do projeto Toninhas do Brasil
Professores da rede municipal de ensino participam da segunda etapa do projeto Toninhas do Brasil

Professores da rede municipal de ensino de Caraguatatuba participaram nesta terça-feira (25), da segunda etapa do Projeto Toninhas do Brasil, que firmou uma parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), para integração de professores nos princípios da cultura oceânica. A capacitação foi realizada no

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 14 - Vida na água ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 25/06/2024
Feiras de artes e artesanatos do Centro e Martim de Sá continuam com vagas disponíveis para novos expositores
Feiras de artes e artesanatos do Centro e Martim de Sá continuam com vagas disponíveis para novos expositores

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Turismo, segue até 1º de julho com edital aberto para vagas remanescentes de novos expositores na Feira Municipal de Artes e Artesanato de Caraguatatuba (Femaac), dos polos da Praça Diógenes Ribeiro de Lima (Centro) e da Praça Antônio Fachini (Martim de

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 17/06/2024
Caraguá é exemplo de licenciamento ambiental e apresenta modelo para municípios vizinhos e técnicos
Caraguá é exemplo de licenciamento ambiental e apresenta modelo para municípios vizinhos e técnicos

Em comemoração à Semana Mundial do Meio Ambiente, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, realizou uma palestra sobre os procedimentos e regras para agilidade nas aprovações do novo processo de licenciamento ambiental, conforme deliberação normativa do CONSEMA 01/2024. O município é pioneiro

Leia Mais Notícias ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 06/06/2024
Caraguatatuba reforça importância da vacinação contra doenças respiratórias no inverno
Caraguatatuba reforça importância da vacinação contra doenças respiratórias no inverno

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, alerta a população para a importância da imunização contra Influenza, vírus causador da gripe. A cobertura vacinal segue baixa para os públicos prioritários, com índice de 48,36%. Com a chegada do inverno, surge também o aumento dos casos de doenças

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 21/06/2024