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Programa de desenvolvimento socioemocional é apresentado aos coordenadores da rede municipal de Caraguatatuba

Publicado em: 22/05/2023
Programa de desenvolvimento socioemocional é apresentado aos coordenadores da rede municipal de Caraguatatuba
Programa de desenvolvimento socioemocional é apresentado aos coordenadores da rede municipal de Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Educação, apresentou na última sexta-feira (19/5) o Programa MenteInovadora, que será instalado na rede municipal de ensino e que visa promover desenvolvimento socioemocional para potencializar a aprendizagem aos alunos.

O programa contará com a contribuição da empresa Mind Lab, líder brasileira no desenvolvimento de tecnologias de impacto social por meio da abordagem socioemocional.

O Programa MenteInovadora vai beneficiar 6.952 alunos de 31 escolas e partindo da capacitação constante de 293 professores da rede municipal de Caraguatatuba, a Mind Lab disponibilizará conteúdos alinhados com a nova BNCC- Base Nacional Comum Curricular, que possibilitam mudanças na prática pedagógica e auxiliam na aprendizagem integral dos alunos de forma colaborativa.

#PraTodosVerem: Coordenadores da rede municipal participam de treinamento na Secretaria Municipal de Educação

A partir de atividades associadas a métodos de organização do pensamento, os professores utilizam jogos de raciocínio para estimular reflexões. Eles funcionam como recursos pedagógicos que simulam situações do cotidiano, que serão inseridos na rotina semanal dos alunos do 1º ao 9º ano do ensino Fundamental I e II.

O objetivo é desenvolver funções socioemocionais e cognitivas dos estudantes e construir seu autoconhecimento e autocontrole.  Além disso, os alunos são contemplados com um Kit para ser usado em casa, do qual faz parte o Livro da Família, que contempla uma jogoteca para promover momentos de desenvolvimento das habilidades socioemocionais em casa.

O programa

Por meio do Programa MenteInovadora, a Mind Lab trabalha com cerca de 50 jogos de raciocínio para o contexto brasileiro. O currículo é estruturado progressivamente por semestre para desenvolver habilidades específicas nos alunos de acordo com sua faixa etária e necessidades de desenvolvimento para alunos de 0 a 18 anos, além de estudantes contemplados pela EJA – Ensino de Jovens e Adultos. E os professores recebem manuais que explicam e estruturam cada lição em detalhes para apoiar o desenvolvimento do conjunto de competências do currículo para o respectivo semestre.

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