Pesquisar No Site
Investimento em AVCB e brigada de incêndio reforçam segurança de prédios da Prefeitura de Caraguá

Investimento em AVCB e brigada de incêndio reforçam segurança de prédios da Prefeitura de Caraguá
Vinte e cinco funcionários de diversas secretarias da Prefeitura de Caraguatatuba fizeram o treinamento de Brigada de Incêndio nesta sexta-feira (26), no Paço Municipal, no Centro. Desde 2017, a Prefeitura investe na segurança dos prédios com a emissão de Autos de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCBs) para garantir a segurança da população e dos funcionários.

#PraTodosVerem: Servidora apaga fogo com extintor durante o treinamento de Brigada de Incêndio (Foto: Divulgação/PMC
O treinamento foi ministrado pelo diretor da empresa Casber, Luan Cruz, com base no Decreto Estadual nº 63.911/2018 (Institui o Regulamento de Segurança Contra Incêndios das edificações e áreas de risco no Estado de São Paulo e dá providências correlatas) e na Instrução Técnica nº 17/2011 (Brigada de Incêndio) do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar.
“Desde 2017, a gente vem regularizando os próprios públicos com o AVCB e tomando todas as medidas que cobramos das outras empresas. São cerca de R$ 8 milhões em investimento”, recordou o prefeito Aguilar Junior. “Todos os prédios novos entregues no período já vêm com o AVCB para que a população não tenha prejuízo no futuro. Os eventos de grande porte da Prefeitura também contam com a documentação do Corpo de Bombeiros”, enfatizou o prefeito.
Foram emitidos 43 Autos de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCBs) para a Prefeitura de Caraguatatuba desde o ano passado. O documento certifica que uma edificação cumpre todas as regras de combate a incêndio. De acordo com a Secretaria de Obras Públicas, sete pedidos de AVCBs estão em análise no momento e a avaliação de outros 16 será iniciada.
O treinamento atende à Norma Regulamentadora 23 (NR-23) do Ministério do Trabalho e Emprego que estabelece medidas de prevenção contra incêndios nos ambientes de trabalho; utilização dos equipamentos de combate ao incêndio; procedimentos de resposta aos cenários de emergências e para evacuação dos locais de trabalho com segurança; e sobre os dispositivos de alarme existentes.
Veja Também Recentes

Projetos artísticos e culturais podem se inscrever para patrocínio até 26 de maio
Artistas e produtores culturais já podem inscrever seus projetos para a seleção do edital 2026/2027 do Programa de Patrocínios. Serão destinados R$ 120 milhões para o período, um aumento de 20% em relação à edição anterior, com o objetivo de ampliar e diversificar os projetos apoiados em todo o país.

Homem é detido pela Guarda Civil de Caraguatatuba após fugir de viatura
Um homem foi detido pela GCM de Caraguatatuba, na tarde do último sábado (29), no bairro Rio do Ouro, após fugir de uma viatura da Guarda Civil Municipal. O caso ocorreu após uma ronda preventiva da Guarda Civil nas proximidades da rodoviária. Um indivíduo, que estava em uma moto sem

Caraguatatuba realiza Fórum Municipal de Atenção à Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo
No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, 2 de abril, cujo tema deste ano é “Informação gera empatia, empatia gera respeito”, o governo municipal por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), promove o Fórum Municipal de Atenção à Pessoa com Transtorno do Espectro

Guarda Civil prende homem por invasão e ameaça a familiares
Um homem foi preso na segunda-feira (14), no bairro Caputera, em Caraguatatuba, após invadir a casa da família e ameaçar familiares. Segundo a GCM, o caso ocorreu após a equipe ser informada via Centro de Operações Inteligentes (COI) sobre um indivíduo que invadiu a casa dos seus familiares e estava

Caraguatatuba recebe 40ª edição dos Jogos Abertos da Juventude sub-18
O município de Caraguatatuba será sede, a partir desta sexta-feira (28), da 40ª edição dos Jogos Abertos da Juventude sub-18. O evento é promovido pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo, com apoio do governo municipal de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação. A competição