Pesquisar No Site
Dia Mundial sem Tabaco: Prefeitura destaca programa ‘Mudança de Hábito’ do CAPS-AD

Dia Mundial sem Tabaco: Prefeitura destaca programa ‘Mudança de Hábito’ do CAPS-AD
O tabagismo é um dos principais problemas de saúde pública em todo o mundo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que cerca de 8 milhões de pessoas morram anualmente devido ao consumo de tabaco, sendo que aproximadamente 7 milhões são atribuídas ao hábito de fumar, e 1,2 milhão por não fumantes expostos passivamente à fumaça do cigarro.

#PraCegoVer: Imagem com fundo azul e no centro um cigarro com um círculo vermelho de advertência para não fumar (Foto: Divulgação/PMC)
No Dia Mundial sem Tabaco, lembrado neste dia 31 de maio, é essencial lembrar que o tabagismo é uma ameaça global à saúde pública, mas que também existem recursos e apoio disponíveis para quem deseja abandonar esse hábito prejudicial. Parar de fumar beneficia a saúde individual, mas também contribui para a construção de uma sociedade mais saudável e livre do tabaco.
O cigarro está associado a uma série de doenças graves, como câncer de pulmão, doenças cardiovasculares, derrames, doenças respiratórias crônicas e problemas de saúde oral. Além disso, o tabagismo pode afetar negativamente a fertilidade, causar complicações na gravidez e comprometer a saúde mental.
A Secretaria de Saúde destaca que parar de fumar também contribui para uma aparência mais saudável, reduz o envelhecimento prematuro da pele e o amarelamento dos dentes.
Segundo o psicólogo do CAPS-AD e coordenador do grupo ‘Mudança de Hábito, Cristiano Lanza, o vício em tabaco é uma condição complexa e tem como principal elemento a dependência química da nicotina somada ao fator psicológico. “A nicotina é classificada como uma substância psicoativa devido às suas propriedades que afetam o sistema nervoso central, provocando alterações no estado emocional e comportamental do usuário, levando ao abuso e à dependência”, explica Lanza.
O psicólogo destaca também que a dependência química da nicotina resulta em tolerância, abstinência e um comportamento compulsivo em relação ao consumo da substância. “Assim, esse padrão de autoadministração é caracterizado pela necessidade tanto física quanto psicológica da nicotina, mesmo com o conhecimento dos efeitos prejudiciais à saúde”, disse.
Parar de fumar é possível, sim!
O CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e outras Drogas) possui o programa ‘Mudança de Hábito’, que tem como proposta dar suporte às pessoas que desejam parar de fumar. O objetivo é ajudar os usuários a promoverem mudanças de comportamento, a partir do entendimento do que acontece com seu organismo, enquanto há dependência química da nicotina, além de auxiliar no planejamento para mudança de comportamento e hábitos.
Para participar do programa ‘Mudança de Hábito’, os interessados devem procurar o CAPS-AD e agendar uma consulta com o técnico de referência. O espaço está localizado na Rua José Geraldo da Silva Filho, 297 – Perequê-Mirim. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações no telefone: (12) 3885-4600.
Veja Também Recentes

Caraguatatuba encerra inscrições para cursos de Almoxarife e Estoquista e Recepção e Atendimento
A administração municipal de Caraguatatuba informa que as inscrições dos cursos de Almoxarife e Estoquista, e de Recepção e Atendimento estão encerradas. A princípio, a data de encerramento era o dia 7 de abril (próxima segunda-feira), mas a alta demanda de inscritos fez a organização dos cursos antecipar o encerramento.

Escola de música da Banda Municipal Carlos Gomes abre inscrições para novos alunos
Estão abertas as inscrições para a escola de música da Banda Municipal Carlos Gomes entre os dias 19 e 28 de março. Não é necessário ter conhecimento prévio de música para participar e as aulas são gratuitas. Os instrumentos disponíveis são saxofone, flauta transversal, clarinete, metais agudos (trompete e trompa),

Projeto Mentes Brilhantes prepara alunos da rede municipal para principais competições estudantis do Brasil
Estudantes da rede municipal de ensino de Caraguatatuba, matriculados no do 4º e 5º ano, do Ensino Fundamental I, e do 6º ao 9º ano, do Ensino Fundamental II iniciam nesta segunda-feira (7) a participação no projeto Mentes Brilhantes. A iniciativa visa incentivar, motivar e preparar os alunos para a

Fim de semana com muito esporte agita Caraguatatuba
O fim de semana foi marcado por atrações esportivas em Caraguatatuba. Teve Jogos Abertos da Juventude sub-18 com partidas do futsal masculino e feminino, final do campeonato municipal de beach soccer (categoria de base), quartas de finais da Copa Nova Liga de futebol de campo, Adrena Run e muitas outras

Palestra sobre políticas para povos indígenas encerra programação de abril da Fundacc
No dia 25 de abril (sexta-feira), às 14h, o Teatro Mario Covas recebe a palestra “Políticas para os povos indígenas”, com o cacique Cristiano Kiririndju. A atividade é gratuita e faz parte das ações em comemoração ao aniversário de Caraguatatuba. Kiririndju é cacique da Aldeia Renascer e coordena a área