Pesquisar No Site
APAE de Caraguatatuba completa 46 anos com festa
APAE de Caraguatatuba completa 46 anos com festa
A APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Caraguatatuba completou no último sábado (20/5) 46 anos de existência.
Uma cerimônia foi realizada na sede da entidade para comemorar a data e diversas autoridades estiveram presentes, entre elas, a presidente da APAE, Lilian Barbosa Bendito Pereira, a supervisora da Secretaria de Educação, Daniela Lélis, o secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, Amauri Toledo, o vereador Oswaldo Pimenta de Melo Neto (China), além de lideranças religiosas.
Uma apresentação dos alunos e usuários da APAE emocionou o público presente. Eles cantaram e interpretaram a música Girassol.
“Hoje é dia de muita festa e de orgulho da APAE de Caraguatatuba. Gostaria de agradecer a todos os parceiros e amigos, além do apoio que recebemos do poder público”, disse a presidente da APAE, Lilian Barbosa Bendito Pereira.
O secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, Amauri Toledo, destacou a parceria entre Prefeitura e APAE. “É uma parceria linda que rendem frutos maravilhosos. Recentemente inauguramos a Residência Inclusiva e a APAE nos apoia neste projeto, mostrando que aquelas Pessoas com Deficiência que não tem família também serão cuidados por anos”, explicou.
História
A APAE deu início a suas atividades em 16 de maio de 1977 por um grupo da sociedade local e teve como presidente de sua primeira diretoria Dona Fernandina Rosielo que presidiu a entidade até maio de 1978, quando então foi empossada pelo médico Dr. João José de Sá Filho.
O município de Caraguatatuba foi o primeiro no Estado a implantar uma legislação própria tornando obrigatório o apoio à educação especial.
Ao longo desses anos, a APAE continua desenvolvendo o que preconiza a sua missão: promoção e articulação de ações de defesa de direitos; prevenção; orientações; prestações de serviços; e apoio a família, direcionado a melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência intelectual e a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.
A APAE atende pessoas com deficiência intelectual, múltipla e transtornos globais do desenvolvimento a partir dos 6 anos de idade, oferecendo programas socioeducacionais. Conta com equipe pedagógica especializada e multidisciplinar, atendendo 147 alunos e usuários com seus 74 funcionários.
Veja Também Recentes
Exposições no MACC apresentam pintura, bordado ativista e fotografia
Fechando o ano de 2024 com muita arte, a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba por meio do Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC) realiza a abertura de três exposições no dia 20 de dezembro, às 18h. As mostras Emaranhadas, do Coletivo Linhas do Mar, Olhares de Ennio
Prefeitura entrega 150 títulos de regularização fundiária no Núcleo Vector e soma mais de 3 mil desde 2017
A Prefeitura de Caraguatatuba realizou nesta quinta-feira (26) a entrega dos títulos de regularização fundiária aos moradores do Núcleo Vector, no bairro Pegorelli. Ao todo, foram regularizadas 153 unidades no local e asseguradas 111 titulações, sendo 50 títulos específicos e 61 títulos sociais entregues. A cerimônia foi realizada na presença
Concessionária Tamoios faz alerta sobre pagamentos pendentes no Free Flow-Pedágio Eletrônico
A Concessionária Tamoios alerta que há usuários que passaram pelo Free Flow – Pedágio Eletrônico no Contorno Sul e ainda não efetuaram o pagamento da tarifa. O pedágio eletrônico começou a funcionar em 18 de novembro e está próximo de completar 30 dias de operação. Os usuários que não realizarem
Prefeitura de Caraguatatuba cobra devolução de mais de R$ 10 milhões da João Marchesi por pagamentos irregulares
A Prefeitura de Caraguatatuba impetrou na última semana com uma Ação Civil Pública de ressarcimento ao erário contra a Organização Social (OS) João Marchesi exigindo a devolução de mais de R$ 10,6 milhões aos cofres públicos. A ação judicial, que também inclui o quadro diretivo da Organização Social e empresas
COI de Caraguatatuba é referência e vira modelo de gestão para Cachoeira Paulista
O prefeito eleito de Cachoeira Paulista, Breno Anaya, esteve em Caraguatatuba na última semana para conhecer as tecnologias e instalações do COI (Centro de Operações Inteligentes) de Caraguatatuba. Acompanhado do prefeito de Caraguatatuba, Aguilar, Junior, ele conheceu o local onde fica toda operação do COI. O sistema conta com 183