Pesquisar No Site
Setor de Oncologia completa 11 anos e oferece atendimento humanizado aos pacientes e familiares

Setor de Oncologia completa 11 anos e oferece atendimento humanizado aos pacientes e familiares
Abril Branco foi o mês escolhido em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Câncer, lembrado no último sábado (08) e a cor branca por representar a soma de todas as cores – o câncer em todas as cores.
A ONU classifica o câncer como o principal problema de saúde pública do mundo. De modo geral, a incidência e a mortalidade por câncer vêm crescendo no planeta. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que até 2030, o câncer pode ultrapassar as doenças cardiovasculares e se tornar a 1ª causa de morte por doença no mundo.
Sabendo da importância do tratamento, mas também do diagnóstico precoce e prevenção da doença, a Prefeitura de Caraguatatuba, através da Secretaria Municipal de Saúde realiza ao longo de todo ano ações de prevenções, como coleta de papanicolaou, busca ativa de adolescentes que não tomaram a vacina contra o HPV, realização de mamografias, campanhas como Outubro Rosa e Novembro Azul, incentivo ao aleitamento materno, incentivo a alimentação saudável e atividades físicas, oferta de tratamento e prevenção ao tabagismo e alcoolismo, entre outras atividades.
Além das ações realizadas pela Atenção Básica, o município conta com o setor de Oncologia há 11 anos, que acolhe o paciente com diagnóstico de câncer, e oferece atendimento humanizado, que envolve além do conhecimento técnico, o cuidado e acolhimento na construção de um relacionamento de qualidade entre os profissionais, o paciente e todas as demais pessoas envolvidas.

#PraTodosVerem: A imagem mostra um leito do Setor de Oncologia do HRLN com equipamentos para tratamento (Foto: Divulgação/PMC)
O setor conta com equipe composta por um médico, duas enfermeiras, psicóloga, nutricionista, assistente social, auxiliar de enfermagem e agente administrativo. Realiza uma média mensal de 850 atendimentos, entre consultas médicas e de enfermagem, atendimentos com nutricionista, psicólogo e serviço social.
Para os pacientes que necessitam, a Secretaria fornece suplementação alimentar, que são formas de ajudar a melhorar o estado nutricional dos pacientes.
O Setor de Oncologia fica no prédio do Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas (CEM/CEO). O horário de funcionamento é das 7h às 16h30.
Outro grande avanço na área foi a abertura do Ambulatório de Oncologia do Hospital Regional do Litoral Norte. Até o momento, mais de 150 pacientes foram encaminhados pelo município para tratamento, evitando assim, que os pacientes se deslocassem para outras cidades para realizar o tratamento.
“Sem dúvidas este setor foi a maior conquista dos últimos anos para a cidade. Mas é sempre bom lembrar que a prevenção ainda é a melhor opção. Procure nossas unidades de saúde e façam os exames preventivos”, destacou o secretário de saúde, Gustavo Boher.
Veja Também Recentes

Saúde promove ação com mães de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo
A Secretaria de Saúde, por meio dos setores de coordenação e articulação de Saúde Mental, da coordenação do Centro de Reabilitação e da coordenação da Saúde da Mulher fez uma ação conjunta com mães de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), nessa sexta-feira (4), onde foi proporcionado um

Caraguatatuba é destaque em tecnologia e recebe reconhecimento como cidade digital
O governo municipal de Caraguatatuba foi destaque tecnológico e recebeu o reconhecimento de cidade digital da Webinar RCD (Vale do Paraíba e Litoral Norte). O trabalho da pasta de Tecnologia e Informação chamou a atenção dos organizadores do evento e o secretário de Tecnologia da Informação, Rubens Alexandre da Costa,

Caraguatatuba realiza 1º dia de seletiva para Jogos Regionais da Melhor Idade
“O esporte é a minha vida. Eu não me vejo sem correr. É tudo pra mim”. Foi em clima de superação e motivação, que a atleta Elizabete Aparecida, de 66 anos, participou do primeiro dia de seletiva municipal para os Jogos Regionais da Melhor Idade (Jomi), nesta quarta-feira (9), no

Alunos de Caraguatatuba participam do 17º Concurso Internacional Canguru de Matemática Brasil
Mais uma vez, alunos da EMEF Professora Maria Moraes de Oliveira, bairro Gaivotas, em Caraguatatuba, aceitaram o desafio de entrar na Olimpíada de Matemática Canguru, voltada para estudantes do 3º ano do Fundamental 1 até o 3º ano do Ensino Médio, de escolas públicas e particulares. A competição tem por

Escolas de Caraguatatuba celebram Dia da Luta pela Educação Inclusiva
No dia em que se comemora a Luta pela Educação Inclusiva, Caraguatatuba promove atividades que abordam o tema para estudantes da rede municipal de ensino. Na escola Profª Débora Valle da Silva Pillon, no bairro Travessão, alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental participaram de uma sessão de